sexta-feira, 1 de novembro de 2013

[Down] Participação de pessoa com deficiência no ENEM 2013(2)



 
 
Estou me perguntando até o presente momento, se apenas eu li a questão 52 na prova do ENEM realizadas nesse último final de semana, ou o que observei não tem significado relevante e chamou apenas a minha atenção.

52. Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldades de locomoção...

Não compreendo e não me conformei, de que em um exame de ordem nacional, para tantas mentes em pleno desenvolvimento, estivessem usando uma nomenclatura passada, atrasada e preconceituosa.

Parece que quanto mais pedimos aos governos que nos respeitem e nos enxerguem, mais eles contribuem para uma cultura do abre aspas "o deficiente, ou pior, o (portador), que tem uma marca, a marca da limitação.

Quero agradecer aos elaboradores das provas do ENEM! Afinal lembraram de mim, uma pena que ainda não me conhecem!

Outra consideração que faz-se muito necessário, os mesmos elaboradores que parecem conhecerem pouco de Pessoas com Deficiência, parecem não conhecer o significado de fonte, endereço de extração de textos.
Verdadeiramente provas de disciplinas provocativas para candidatos críticos e sem a preocupação de mencionar fonte do texto ou em certos casos, até seu autor.

Quanto o emprego da nomenclatura de referência a nós pessoas com deficiência, solicitei a equipe da sala que registrassem em ata meu descontentamento, bem como descordei da avaliação feita pela mesma equipe da sala ao término de cada dia de prova avaliando a qualidade dos recursos oferecidos a minha pessoa.

Sugeri que em próximas edições, tais avaliações sejam feitas por um fiscal que não seja da sala, ou que seja respondido em braile mesmo, evitando-se contaminação das respostas ou até mesmo constrangimento, visto que no meu entendimento, cabe na avaliação também os recursos humanos, sendo inviável uma resposta livre de contaminações, caso essas respostas fossem negativas acerca dos recursos.

Outras duas observações que fiz: não havia orientação quanto o candidato que solicitou braile, ser obrigado a portar caneta preta, quase sendo eu impedida até mesmo de iniciar a prova porque não poderia assinar os documentos, visto que eu não tinha comigo a caneta preta.

 E também a falta de orientação quanto a quantidade de linhas da redação em braile, e sua obrigatoriedade de transcrição ou não.

Agradeço se alguém tiver alguma informação ou ainda puder me esclarecer esses pequenos transtornos que tive ao longo do ENEM 2013.

Forte abraço e Paz seja conosco.
 
Patricia Lisboa
Pessoa com deficiência visual
Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência
Prefeitura de Gravataí RS
Fone: 051 3432-2309
Celular: 051 8543-9926
E-mail: apppd@gravatai.rs.gov.br


__._,_.___


Inclusão : ampla, geral e irrestrita - "Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan) 

Nenhum comentário: