sábado, 15 de dezembro de 2012

GUIA PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA ONLINE


SMPED apresenta Guia para pessoas com deficiência online 

CPA aprova resolução que traz mais segurança nos banheiros acessiveis
Cartilha dá dicas de relacionamento com pessoas com deficiência
SMPED apresenta Guia para pessoas com deficiência online

Posted: 14 Dec 2012 07:24 AM PST

   Guia de Encaminhamentos foi revisado e ampliado e vai conter dados do Guia de Solidariedade
   A SMPED apresentou nesta quarta-feira (12 de dezembro) o site Guia de Encaminhamentos Para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que vai fornecer informações online de serviços públicos municipais oferecidos às pessoas com deficiência em áreas como saúde, educação, transporte, trabalho, cultura, assistência e desenvolvimento social, esporte, lazer e recreação.
   O novo site, que estará disponível no início de 2013, reunirá a base de dados da versão impressa do Guia (a primeira foi editada em 2007 e uma segunda, revisada e atualizada, foi lançada no início de 2012) e vai agregar os dados do Guia de Solidariedade – lançado em 2003, pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e agora revisado pela SMPED em parceria com a SME.
   De fácil acesso, o site terá informações de todos os serviços públicos municipais e de instituições oferecidos às pessoas com deficiência em áreas diversas. Nele, estarão relacionadas as unidades por tipo de serviço, a descrição do serviço prestado e os correspondentes endereços, meios de contato e horários de atendimento.
   Atualmente, a versão impressa do Guia de Encaminhamentos está disponível por meio de download.




CPA aprova resolução que traz mais segurança nos banheiros acessiveis
Posted: 14 Dec 2012 07:00 AM PST
    Acidentes ocorridos com pessoas com deficiência foram decisivos para a aprovação de documento


   Uma nova resolução, aprovada pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão consultivo e deliberativo constituído por representantes de secretarias municipais, órgãos públicos e sociedade civil, sediado na SMPED, prevê mais funcionalidade e segurança às pessoas com deficiência na utilização de sanitários acessíveis.
   A Resolução CPA/SMPED/016/2012, publicada em 15 de agosto último, no Diário Oficial do Município, estabelece duas especificações para vasos sanitários em banheiros de uso coletivo. O ponto principal está na proibição do uso de vaso sanitário com abertura frontal em sanitários acessíveis de uso público ou coletivo.
   Resultado de um processo legal aberto em janeiro deste ano, a resolução levou em conta as denúncias de acidentes com pessoas com deficiência devido ao uso de vasos sanitários com abertura frontal, relatadas ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD). Os usuários reclamaram do risco de queda, dificuldade na transferência (de cadeira de rodas para o vaso), falta de apoio, dificuldade de higienização e falta de equilíbrio, entre os principais problemas. Embora este modelo seja adotado em locais como bares, padarias, restaurantes, hotéis e prédios comerciais, por exemplo, seu uso, de acordo com a resolução, está restrito a apenas alguns locais da área de saúde, “mediante a apresentação de justificativa fundamentada”.
   Para o presidente da CPA, eliminar o modelo com abertura frontal é como derrubar uma “lenda urbana”, pois quem especifica este tipo de vaso com abertura frontal acredita estar beneficiando pessoas com deficiência; porém, está criando problemas para esta parcela da população, que já possui algum tipo de limitação física.
   A Comissão, instituída por meio do Decreto Municipal nº. 39.651, de 27 de julho de 2000, tem como uma de suas atribuições a elaboração de normas e controle que garantam a acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a edificações, vias públicas, espaços, meios de comunicação, transportes, mobiliário e equipamentos urbanos.


Fonte: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida


Cartilha dá dicas de relacionamento com pessoas com deficiência 

Posted: 14 Dec 2012 06:44 AM PST
   Portador de deficiência, pessoa especial ou deficiente? Referir-se a alguém com deficiência é uma dúvida comum no Brasil. O exemplo mais recente foi dado pela presidente Dilma Roussef, que disse "portador de deficiência" e não "pessoa com deficiência", durante a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília, nesta terça (04/12).
   Durante os últimos anos, algumas organizações começaram a utilizar termos que acreditavam ser os mais indicados, até que um texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidades das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembléia Geral da ONU, em 2006, e ratificado no Brasil em julho de 2008 definiu a expressão "pessoa com deficiência" mais adequada. Assim, termos como "portador de deficiência","pessoa com necessidades especiais" e "deficiente", embora ainda comuns, não são recomendados.
    Acesso fácil pela Internet Diante dessas mudanças, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) disponibiliza, desde 2009, o download da sua publicação Dicas de Relacionamento com Pessoas com Deficiência. O material, de leitura simples, fornece desde informações básicas, como o próprio conceito de deficiência, condutas adequadas no relacionamento, terminologias utilizadas e os mitos e verdades relacionados ao tema. O objetivo maior da publicação é disseminar informações como forma de diminuir a discriminação e o preconceito e também promover um relacionamento que seja o mais natural possível. Entre as dúvidas mais comuns estão: Posso chamar alguém de cego ou devo dizer "deficiente visual"? Como me comunicar com uma pessoa surda? Qual a melhor forma de conversar com alguém que tenha deficiência intelectual? É verdade que todas as pessoas cegas têm mais habilidade para música? Que tipo de ajuda posso oferecer a uma pessoa que utiliza cadeira de rodas? A publicação não tem a pretensão de ditar regras, mas sim, compartilhar as experiências vividas pelos profissionais da Secretaria nos últimos anos.

Clique aqui para fazer o download da cartilha

Fonte: Revista Sentidos

Nenhum comentário: