sábado, 15 de dezembro de 2012

Bradesco Seguros lança serviço de acessibilidade para surdos


Bradesco Seguros lança serviço de acessibilidade para surdos

Com o avanço dos meios digitais já é possível quebrar uma grande barreira de comunicação entre os surdos e a sociedade. O Grupo Bradesco Seguros lançou o serviço digital Bradesco Seguros LIBRAS, uma ferramenta de acessibilidade para a comunidade que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A ferramenta, inédita no Brasil, permite a tradução do português para LIBRAS.
Por meio de um avatar disponível nos sites da Bradesco Seguros, da Bradesco Auto/RE, da Bradesco Saúde e da Bradesco Vida e Previdência – empresas integrantes do grupo segurador – o usuário tem acesso ao conteúdo dos sites. As páginas disponíveis para tradução são identificadas por um ícone que remete a LIBRAS. Ao clicar no ícone, aparecerá o avatar.
Entre os objetivos da solução, está o de quebrar a barreira de comunicação com os surdos que não conhecem a língua portuguesa ou preferem a Linguagem Brasileira de Sinais – um contingente estimado em 2,7 milhões de pessoas no Brasil. O Bradesco Seguros LIBRAS foi desenvolvido em parceria com a ProDeaf, de Recife/PE, especializada em pesquisa e criação de plataformas de comunicação para surdos.
“Para melhor atender os surdos, consultamos essa comunidade, apresentando os protótipos com a participação direta de 18 pessoas – colaboradores das empresas do Grupo Bradesco Seguros – que passaram a atuar como disseminadores para outros 40 participantes. Nosso objetivo é fazer com que toda a comunicação do grupo segurador e das empresas que o compõem esteja acessível a esses cidadãos. Para isso, continuaremos a investir no aprimoramento de ferramentas cada vez mais adequadas”, afirma Enrique Adan, Diretor de Soluções Digitais do Grupo Bradesco Seguros.
A contribuição desses participantes foi fundamental na indicação de um personagem (avatar) que reunisse as características da linguagem utilizada pelos surdos. Isso porque a comunicação em LIBRAS envolve não apenas os movimentos das mãos, mas também expressões faciais e movimentos do corpo. Outro cuidado do desenvolvimento do aplicativo foi evitar uma tradução palavra a palavra – que não faz sentido para os surdos, que compreendem as informações por imagens -, mas, sim, fornecer uma versão da mensagem para se adequar à forma como eles captam as informações.
O serviço adotado pelo Grupo Segurador foi desenvolvido pela ProDeaf. A empresa, nascida no polo de tecnologia no nordeste brasileiro, conta com uma equipe integrada por programadores, linguistas, designers e também por surdos, que ajudam no entendimento das dificuldades diárias vivenciadas por eles. O Grupo Bradesco Seguros patrocina o Bradesco Seguros LIBRAS na versão web.

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