quinta-feira, 13 de setembro de 2012

UFSCar promove o IV Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas

UFSCar promove o IV Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas
 

No dia 16 de setembro, o Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos e o Sesc-São Carlos, organiza o IV Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas. O evento reúne quatro equipes de São Carlos, Campinas e Sorocaba e tem como finalidade a disseminação da modalidade Handebol adaptado a pessoas com deficiências físicas por sequela de poliomielite, lesão medular e amputações de membros inferiores. 

Como explica a professora Mey de Abreu Van Munster, do DEFMH, o esporte é uma importante ferramenta para o desenvolvimento físico, além de contribuir para a socialização e inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. "Após meses frequentando hospitais e unidades de reabilitação, a frequência a um local de acesso público, tal como uma academia de ginástica ou parques esportivos, consiste em um fator de estímulo e motivação ao programa de reabilitação desses pacientes. O atendimento na área de Educação Física, caracterizado pelas intervenções grupais e coletivas, também favorece a convivência e a troca de experiências entre os próprios alunos, incentivando a sociabilização. Muitos de nossos participantes referem melhora em aspectos psicossociais, tais como autoestima, autoconfiança e aceitação pessoal", aponta a docente.

A UFSCar também possui outros projetos ligados ao esporte adaptado. Implantado em agosto de 2006, o Projeto Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas a pessoas com deficiências (PROAFA) é coordenado pela professora Van Munster e vinculado ao DEFMH, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar e parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Além das atividades relacionadas ao handebol adaptado, também são desenvolvidas práticas de natação, esportes em cadeira de rodas, como tênis, basquete e rugbi, atletismo, dança, ciclismo e outras práticas de recreação. 

O IV Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas acontece no dia 16 de setembro, a partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo do Sesc São Carlos, localizado na avenida Comendador Alfredo Maffei, 700, no Jardim Gibertoni. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Mais informações sobre mey@ufscar.br.

Nenhum comentário: