terça-feira, 1 de junho de 2010

TENIS DE MESA ADAPTADO - VOCE CONHECE ?


VEJAM TUDO SOBRE O TENIS DE MESA ADAPTADO NO EXCELENTE SITE DO PARAOLIMPICOS DO FUTURO EM :

http://www.informacao.srv.br/cpb/htmls/paginas/tenismesa/tenismesa.html

História

A origem do tênis de mesa

Três dos modernos jogos populares descendem diretamente do antigo jogo medieval de tênis, que costumava ser praticado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados.

Todos nasceram e se desenvolveram na Inglaterra durante a segunda metade do século XIX: o tênis de campo, praticado com uma bola mais macia (borracha coberta de felpo) em terrenos gramados; o tênis de mesa (do mesmo modo, um passatempo social) em salas comuns; e o badminton, no qual se usa uma peteca no lugar da bola.

Os três atualmente são esportes que exigem rapidez e destreza.

As primeiras lembranças registradas do tênis de mesa revelam um jogo rude, iniciado por estudantes universitários, com livros dispostos no lugar da rede e por militares que o praticavam com equipamentos improvisados no país e no Exterior.

De madeira, papelão ou tripa de animal, as raquetes podiam ser cobertas algumas vezes por cortiça, lixa ou tecido; bolas de cortiça ou borracha, redes de diferentes alturas (algumas vezes consistindo de apenas um simples fio).

Mesas de diferentes tamanhos, partidas com contagens de 10 ou 100 pontos, saques com quique inicial na metade da mesa do sacador (atual sistema) ou diretamente na outra metade de encontro a um espaço limitado ou não, porém com a obrigatoriedade de o sacador estar afastado da linha de fundo da mesa.

Desde a sua criação, foram várias as adaptações nas regras e nos materiais/equipamentos usados (raquetes, borrachas etc.), até que em 1926 oficializou-se a modalidade com a fundação da ITTF (International Table Tennis Federation), órgão que dirige o tênis de mesa mundial, com regras oficialmente estabelecidas.




A introdução no Brasil

Introdução no movimento paraolímpico internacional

Introdução do tênis de mesa no movimento paraolímpico brasileiro e internacional

O tênis de mesa paraolímpico

Nenhum comentário: