quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que é a áudio-descrição e quem a utiliza







Os museus usam a áudio-descrição em planetários; em teatros de grande porte; em tours por mostras, gravados ou guiados por docentes; em filmes; vídeos, apresentações artísticas e em produções teatrais.

Em um estudo de 1998, a American Foundation for the Blind descobriu que a maioria das pessoas com deficiência visual que fizeram uso da áudio-descrição afirmaram que a acharam muito útil e que preferiram utilizar os materiais que tinham áudio-descrição a aqueles que não traziam o recurso.

Entre os benefícios da áudio-descrição para a televisão citados mais frequentemente pelos espectadores com deficiência visual estavam os seguintes:


obter conhecimento sobre o mundo visual;

alcançar um melhor entendimento dos materiais televisionados;

sentir-se independentes;

experimentar conexão social;

sentir igualdade com aqueles que não têm deficiência visual;

sentir prazer;

aliviar a carga imposta sobre os espectadores videntes com os quais eles assistem à apresentação.

Terminologia

Há muitas vezes uma confusão sobre a diferença entre um áudio-tour e
um tour áudio-descrito.

Um áudio-tour guia os visitantes através de uma parte selecionada de elementos que são exibidos, fornecendo label copy e informações adicionais sobre os objetos nas galerias.

Um tour áudio-descrito muitas vezes contém alguns dos elementos de um áudio-tour, mas também inclui descrições vívidas e suscintas de objetos e orientação e pode ensejar uma interação com os elementos da amostra.

Descubra mais visitando Association of Science - Technology Centers ou comunique-se com a rbtv@associadosdainclusao.com.br

(…)

Continue lendo este artigo na Revista Brasileira de Tradução Visual em : http://www.rbtv.associadosdainclusao.com.br/index.php/principal/announcement/view/41

Nenhum comentário: