sexta-feira, 17 de maio de 2013

O que toda Pessoa com Deficiência deve saber sobre, Sexualidade, Parte 2.


Posted: 17 May 2013 07:11 AM PDT
Olá pessoal da paz, estamos aqui hoje para mais um capitulo da nossa série especial: O que toda Pessoa com Deficiência deve saber sobre, Sexualidade, Parte 2. Nesse capitulo vamos tratar do tema: Mitos e verdades sobre a sexualidade das pessoas com deficiências, se você ainda não leu o primeiro capitulo da série acompanhe aqui.

Mitos e verdades sobre a sexualidade das pessoas com deficiências



É comum às pessoas, inclusive os familiares, acharem que as pessoas com deficiência é um ser assexuado, que não tem sentimento e que os desejos são incontroláveis. Pensam que as pessoas com necessidades especiais não vai conseguir ter uma relação sexual “normal”. Por isso as famílias querem superproteger os filhos, não permitindo que eles vivenciem sentimentos importantes, fazendo com que o sujeito se anule.

Todo ser humano tem sexualidade, sendo ou não pessoas com necessidades especiais. A sexualidade e tudo que lhe acompanha, como o sentimento, o desejo, o erotismo, as relações afetivas, enfim tudo isso faz parte da nossa existência. É um erro as pessoas acreditarem que a pessoa com deficiência não tem ou não pode ter uma vida sexual.

As famílias precisam lidar com a sexualidade da pessoa com deficiência, igual lidam com a sua e com a de qualquer outro filho, orientar, conversar, conhecer as verdadeiras necessidades daquela pessoa com deficiência, saber que ela tem sentimentos, tem desejos, a deficiência é algo que a pessoa tem, mas não a impedi de se relacionar afetivamente. Esse é o maior mito sobre sexualidades das pessoas com deficiências, inclusive existem pessoas com deficiência que acredita, incorpora, e aceita passivamente esse erro que a sociedade impõe. Já que é tão difícil para a sociedade aceitar que todos, sem exceção, têm sexualidade. Então cabem as pessoas com necessidades especiais a mostrar a sua sexualidade, os seus desejos e sentimentos.

Têm outros mitos sobre sexualidades das pessoas com deficiências, vamos citar alguns e falar um pouco deles. Pessoas com deficiência são pouco atraentes, indesejáveis e incapazes de conquistar um parceiro amoroso e manter um vínculo estável de relacionamento amoroso e sexual. Este mito foi criado pelo senso-comum, ficou como verdade, sendo assim a pessoa com deficiência é indesejável e não pode ter um relacionamento amoroso e sexual. O mito pode ser de fato um mito para algumas pessoas com deficiência, pois esta tem uma vida amorosa comum.

Já para outras pessoas com deficiência o mito não é mito, mas sim a realidade, isto porque estas pessoas se escondem atrás da sua própria deficiência, isso é algo que costuma acontecer muito. No entanto é preciso lidar consigo mesmo, depois disso vamos poder encarar o mundo de frente e aproveitar. O sujeito sofreu uma lesão na medula, logo ele não tem vida sexual! ERADO, se a gente sabe apenas que ele é cadeirante, não podemos ir tirando conclusões da nossa cabeça, sem nenhum respaldo para isso.

Vamos lá, a pessoa com lesão na medula pode ter uma disfunção neuromuscular ou obstruções recorrentes de infecções urinárias e por isso ter a disfunção sexual (BIERING-SORENSEN; SONKSEN, 1988; MAIOR, 2001). “A ejaculação retrógrada, que é bastante comum entre os lesados medulares, acontece pelo fato de que no homem o canal que encaminha o esperma é o mesmo da urina, então o esfíncter que deveria se manter fechado no momento da ejaculação não o faz, permitindo a passagem de esperma para a bexiga. Como a urina não constitui meio apropriado para os espermatozoides, eles acabam perdendo suas funções. Nesse caso, o esperma é excretado no momento do esvaziamento da bexiga” (CAVALCANTE ET al., 2007). Mas também a gente sabe que tem todo um lado que vem do cérebro, emocional, como, estímulos visuais, auditivos, por fantasiais. Tem também aqueles estímulos do contato físico, enfim sexo não é somente algo biológico como muitos pensam. O que varia de pessoa para pessoa é a ereção psicogênica, pois isso dependerá do nível da lesão e a questão da fertilidade também. No entanto a vida sexual existe sim, ninguém deixa de ter vontades, desejos!Ter ou não sensibilidade.

Todas as pessoas têm sensibilidade, o que pode acontecer é que quem sofre lesão na medula corre o risco de perdera-la, mas mesmo essas pessoas podem sentir algo no corpo, como calor e arrepios, isso porque ela tem outros mecanismos, o sistema nervoso autônomo é a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, responsável pelas funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão.

Carolina Câmara e Damião Marcos

Nenhum comentário: