domingo, 14 de junho de 2009

Escolas adaptam aulas de educação física para alunos com deficiência









VEJAM MAIS SOBRE Escolas adaptam aulas de educação física para alunos com deficiência EM:http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1060317-5604,00-ESCOLAS+ADAPTAM+AULAS+DE+EDUCACAO+FISICA+PARA+ALUNOS+COM+DEFICIENCIA.html

Além de regras modificadas, deficientes contam com ajuda de colegas.
Atividades de inclusão melhoram desempenho em outras disciplinas

Várias escolas no país estão adaptando as aulas de educação física para atender alunos com deficiências físicas. Mônica Guimarães, de 15 anos, participa de atividades e esportes adaptados pela própria professora de educação física, Maria Conceição Moreira Lopes.

“Começamos com um trabalho para aprimorar a coordenação motora da Mônica e, em seguida, adaptei algumas regras de esportes que costumamos ensinar para os alunos. O basquete, por exemplo, passou a ser jogado com a bola de vôlei. Já o futsal, que ela adora e pratica com a ajuda de muletas, é jogado com uma bola de borracha, mais leve”, diz Maria Conceição ao G1.

A professora conta que levou a turma de Mônica para uma visita à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para conscientizar os alunos e reduzir o preconceito. “Essa experiência foi fundamental para que eles passassem a integrar Mônica em suas atividades e começassem a ajudá-la não só nas aulas de educação física, mas em outros momentos”, afirma.





Foto: Ágatha Lemos/Divulgação Para especialistas, atividades de inclusão melhoram desempenho em outras disciplinas (Foto: Ágatha Lemos/Divulgação) Mônica estuda há cinco anos no Colégio Adventista de Interlagos, em São Paulo. Segundo sua mãe, Maria Isabel dos Santos Guimarães, as mudanças nas regras dos esportes foram de grande proveito para a autoestima da menina. “Fez muita diferença para o emocional dela e melhorou, inclusive, o desempenho nas outras disciplinas. Ela passou a se sentir incluída em todas as atividades praticadas pelos outros alunos e isso me deixou muito satisfeita”, diz. Mônica nasceu prematura de 6 meses e meio. Uma hemorragia cerebral causou uma paralisia e afetou a coordenação motora da estudante.



“As atividades são produzidas de forma diferenciada, com mudanças ou adaptações de regras, materiais e dinâmica da atividade, sempre visando a inclusão e a participação desses alunos nas atividades. Entretanto, infelizmente isso não pode acontecer em todo tipo de atividade, em razão das limitações físicas diferenciadas que cada aluno pode apresentar. Em alguns momentos eles participam das atividades do grupo com outras funções, auxiliando o professor”, diz Dantival Jacyobá de Siqueira Filho, professor de educação física da Escola Pueri Domus, que também trabalha com alunos deficientes físicos.

Para Dante de Rose Junior, doutor em psicologia social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e professor livre-docente pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, o esporte proporciona uma série de benefícios em muitos aspectos da convivência social.



saiba mais
Escola para alunos com deficiência tem estrutura precária no DF
--------------------------------------------------------------------------------
“A atividade física ajuda qualquer pessoa, não só deficientes físicos, porque é capaz de melhorar a coordenação motora e a autoestima. No caso específico de um deficiente físico, há ainda o importante componente da socialização e da inclusão. O aluno passa a ter a oportunidade de praticar a mesma atividade que os demais, mesmo que dentro das suas limitações. O esporte amplia a capacidade de superação”, afirma o especialista ao G1. Rose Junior é autor do livro “Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência”.



Coordenadora-geral de articulação da política de inclusão da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação, Martinha Dutra dos Santos considera que um sistema educacional inclusivo deve contemplar uma proposta pedagógica que atenda às necessidades específicas de todos os alunos.



“A educação física não se restringe aos jogos como vôlei ou basquete, mas consiste em atividades coletivas de cooperação, interação e participação, portanto devemos organizar grupos de pessoas independentemente de suas diferenças físicas, sensoriais, mentais”, diz ao G1.

7 comentários:

marcilioII disse...

Para Pessoas com doença de parkinson Vc tem exercicios adaptados ou pode indicar livros ou sites?

Anônimo disse...

I don't even know how I ended up here, but I thought this post was great.
I don't know who you are but certainly you're going to a famous blogger if you aren't already ;) Cheers!



Feel free to surf to my homepage :: check over here

Anônimo disse...

I was able to find good info from your content.

Check out my homepage ... Check This Out

Anônimo disse...

Hi there! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came
to look it over. I'm definitely enjoying the information.
I'm book-marking and will be tweeting this to my followers!

Exceptional blog and superb style and design.

Look into my homepage get redirected here

Anônimo disse...

Good web site you have got here.. It's difficult to find quality writing like yours nowadays.
I honestly appreciate individuals like you! Take care!!



Feel free to visit my web page ... navigate here

Anônimo disse...

If you want to increase your familiarity only keep visiting this website and be updated with the hottest information posted here.


Also visit my page ... 303

Anônimo disse...

Hi there all, here every person is sharing these know-how, thus it's pleasant to read this web site, and I used to pay a visit this weblog all the time.



my website this content