Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
domingo, 7 de junho de 2009
BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODS - ARTIGO SOBRE PADRÕES DE ANSIEDADE E AUTO CONFIANÇA PRÉ COMPETITIVA
VEJA O ARTIGO COMPLETO EM:
http://basquetebolcdr.no.sapo.pt/index.htm
Extratos da dissertação ( Padrão Temporal de Ansiedade e Autoconfiança Pré-competitiva de Jogadores da Divisão A de Basquetebol em Cadeira de Rodas ) apresentada por Maria Margarida da Silva Mimoso, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciência do Desporto, na área de especialização em Actividade Física Adaptada, na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, em Outubro de 2002.
Índice Geral
Resumo
Abstract
Résumée
Introdução geral do trabalho
Capítulo I – O Padrão Temporal de Ansiedade e Autoconfiança pré-competitiva de jogadores de basquetebol em cadeira de rodas
1. A ansiedade
1.1. Ansiedade, stress e activação (arousal)
1.2. A Ansiedade no desporto de competição
1.2.1. O padrão temporal dos estados de ansiedade (cognitiva e somática) e de autoconfiança pré-competitivos
1.3. Teorias e Hipóteses explicativas da relação Ansiedade-Rendimento
1.3.1. A Teoria do Drive
1.3.2. A Hipótese do U-invertido
1.3.3. A Teoria das Zona Óptima de Funcionamento (ZOF)
1.3.4. A Teoria Multidimensional da Ansiedade (MAT)
1.3.5. A Teoria da Catástrofe
1.3.6. A Teoria da Reversão Psicológica
1.3.7. Um Modelo Cognitivo, Motivacional e Relacional da Ansiedade do Rendimento Desportivo
1.4. A avaliação da Ansiedade
1.5. As Variáveis que influenciam o Estado de Ansiedade
1.5.1. As diferenças individuais
1.5.2. Os factores situacionais
2. O DESPORTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
2.1. O indivíduo com deficiência na sociedade
2.2. Quadro conceptual da deficiência/deficiente
2.3. Desporto para deficientes
2.4. Vantagens do Desporto para Deficientes
2.5. Actividades desportivas para deficientes
3. ESTUDOS REALIZADOS
Capítulo II – Estudo Empírico
1. Objectivos, Hipóteses e Variáveis do estudo empírico
1.1. Objectivos
1.2. Hipóteses
1.3. Variáveis de estudo
2. Metodologia
2.1. População e critérios de selecção da amostra
2.2. Instrumento
2.3. Procedimentos
2.3.1. Procedimentos de aplicação
2.3.2. Procedimentos estatísticos
Capítulo III – Apresentação e Discussão dos resultados
1. Apresentação dos resultados
1.1. Caracterização geral da amostra
1.2. O padrão temporal dos estados de ansiedade e de autoconfiança pré-competitiva
1.2.1. Na globalidade da amostra
1.2.2. Em função da idade
1.2.3. Em função do tipo de deficiência
1.2.4. Em função do tempo de aquisição da deficiência
1.2.5. Em função do tempo de prática de basquetebol
1.2.6. Em função do número de treinos por semana
1.2.7. Em função do nível competitivo
2. Discussão dos resultados
Conclusões
Sugestões para futuras investigações
Recomendações
Bibliografia
Anexos
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