Indicadores mais comuns que podem sugerir uma investigação oftalmológica:
Irritações crônicas nos olhos, indicadas por olhos lacrimejantes, pálpebras avermelhadas, inchadas ou remelosas.
Náuseas, dupla visão ou névoas durante ou após a leitura.
Esfregar os olhos, franzir ou contrair o rosto quando se olham objetos distantes.
Excessiva cautela no andar, correr raramente e tropeçar sem razão aparente.
Desatenção anormal durante realização de trabalhos escolares.
Queixas de enevoamento visual e tentativas de afastar com as mãos os impedimentos visuais.
Inquietação, irritabilidade ou nervosismo excessivo depois de um prolongado e atento trabalho visual.
Pestanejar excessivamente, sobretudo durante a leitura.
Segurar habitualmente o livro muito perto, muito distante ou em outra posição enquanto se lê.
Inclinar a cabeça para um lado durante a leitura.
Capacidade de leitura por apenas um período curto de cada vez.
Fechar ou tampar um olho durante a leitura.
O deficiente visual pode ser educacionalmente cego ou com baixa visão.
É considerado cego aquele que apresenta desde ausência total de visão até a perda da percepção luminosa. Sua aprendizagem se dará através da integração dos sentidos remanescentes preservados. Terá como principal meio de leitura e escrita o sistema Braille. Deverá, no entanto, ser incentivado a usar seu resíduo visual nas atividades de vida diária sempre que possível.
É considerado com baixa visão aquele que apresenta desde a capacidade de perceber luminosidade até o grau em que a deficiência visual interfira ou limite seu desempenho. Sua aprendizagem se dará através dos meios visuais, mesmo que sejam necessários recursos especiais.
As patologias que levam à deficiência visual incluem, principalmente, alterações das seguintes funções visuais: visão central, visão periférica e sensibilidade aos contrastes.
Regina Célia Gouvea Lázaro - Chefe da Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação do Instituto Benjamin ConstantFim da Página Site Desenvolvido pela Acessibilidade Brasil 2005 | www.acessobrasil.org.brAtalhos de Navegação Início da Página (alt+i)Busca no Site (alt+b)Onde Estou? (alt+o)Menu Principal (alt+m)Conteúdo do Site (alt+c)
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
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