Alunos Cegos e com Baixa Visão vejao livro em : http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/769/Alunos_cegos.pdf
O Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, publicou no 2º semestre do passado ano de 2008 um pequeno livro intitulado “Alunos Cegos e Com Baixa Visão – Orientações Curriculares”. Trata-se de uma obra muito bem concebida que, apesar da relevância técnico-científica do assunto abordado, mostra-se de fácil leitura e compreensão ao cidadão comum. Embora se afirme virada para educadores e encarregados de educação é manifesto o interesse de que também se reveste para todos os deficientes visuais, tanto crianças como adultos.
Da nota de abertura da referida obra consta o seguinte:
“A presença de alterações nas estruturas ou funções da visão coloca limitações à realização de actividades que envolvem este sentido. Todavia, o funcionamento visual não depende apenas das condições do respectivo sistema, decorrendo também de um processo interactivo com factores contextuais, passíveis de serem manipulados com vista a minimizar barreiras à actividade e à participação.
No caso dos alunos com baixa visão ou com cegueira, muitas das barreiras com que se confrontam no contexto escolar podem ser minoradas, ou mesmo ultrapassadas no processo de ensino/aprendizagem.
Sensibilizar educadores e encarregados de educação para a importância de se proceder a avaliações especializadas no âmbito das consultas de subvisão e criar centros de recursos especializados na área da deficiência visual que funcionem como suporte e orientação aos docentes que exercem funções junto desta faixa da população escolar, constituem exemplos de medidas que o Ministério da Educação está a desenvolver, no sentido de promover a participação dos alunos com alterações nas estruturas ou funções da visão no sistema de ensino e a aquisição de competências que lhes permitam autonomia e sucesso na escola e na vida.
A presente publicação sobre Orientações Curriculares para Alunos Cegos e com Baixa Visão focaliza o currículo e a necessidade da sua expansão em algumas áreas básicas para a autonomia e integração social dos alunos, tais como as actividades da vida diária e a orientação e mobilidade.
Visa, ainda, a aquisição de competências fundamentais para o seu sucesso educativo relacionadas com o domínio da leitura e da escrita, focando aspectos fundamentais do treino de visão, do braille e das tecnologias de informação, sem descurar as estratégias a que o professor deve recorrer para melhorar os níveis de actividade e de participação do aluno nos diferentes contextos de vida”.
Este livro está publicado na Internet ocupando 88 páginas em formato PDF. Aconselho vivamente a sua consulta aqui deixando para o efeito o respectivo endereço: http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Atta...
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
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