quinta-feira, 1 de outubro de 2015

25 de outubro pode se transformar em data especial sobre o nanismo

25 de outubro pode se transformar em data especial sobre o nanismo


http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/09/30/25-de-outubro-pode-se-transformar-em-data-especial-sobre-o-nanismo
O Brasil poderá se juntar a outros 29 países que já incluíram em seu calendário uma data específica para campanhas informativas sobre o nanismo, doença genética que provoca um crescimento esquelético anormal, resultando num indivíduo cuja altura é muito menor que a média de toda a população.
A reivindicação foi acolhida pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Romário (PSB-RJ), que anunciou nesta quarta-feira (30) um projeto de lei com essa finalidade, durante audiência pública que discutiu o tema.
Como nos demais países, a data escolhida foi 25 de outubro, em homenagem ao já falecido ator norte-americano Billy Barty, que tinha nanismo e foi uma das primeiras pessoas a lutar contra o preconceito. Para isso, fundou a instituição Little People of America.
Para ressaltar que a iniciativa também se destina ao combate a atitudes discriminatórias aos chamados “anões”, a data será denominada de Dia Nacional do Combate ao Preconceito à Pessoa com Nanismo.
— É preciso lembrar que as pessoas com nanismo são pessoas com deficiência que têm o direito de viver uma vida normal e completa, sem a imagem de que são engraçadas ou nascidas para provocar o riso — salientou Romário.

Nenhum comentário: