sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ANÕES - Estudo comparativo do nível de qualidade de vida entre sujeitos acondroplásicos e não-acondroplásicos

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0047-20852008000200004&script=sci_arttext

SciELO - Scientific Electronic Library Online
RESUMO
A acondroplasia é caracterizada como um distúrbio genético autossômico dominante que afeta a ossificação endocondral, constituindo uma das causas de nanismo. Entre as características está presente principalmente a baixa estatura e desproporção tronco/membros. Diante disso, o acondroplásico poderá se mostrar inferiorizado e insatisfeito com sua aparência física, influenciando, juntamente a outros fatores, na qualidade de vida (QV) dessa população.

OBJETIVO: Comparar o nível de QV entre sujeitos acondroplásicos e não-acondroplásicos.

MÉTODO: Foram avaliados 21 indivíduos acondroplásicos, sendo nove homens e 13 mulheres, pareados por idade e gênero, a 21 não-acondroplásicos. O nível de QV foi estimado por meio do questionário WHOQOL-BREF.

RESULTADOS: Na comparação entre sujeitos acondroplásicos e não acondroplásicos do gênero feminino constatou-se que no domínio físico as mulheres acondroplásicas apresentaram escore médio significativamente menor, enquanto na comparação entre os gêneros, o grupo de mulheres acondroplásicas apresentou escore médio significativamente menor que os homens acondroplásicos no domínio psicológico.

CONCLUSÃO: No presente estudo, a QV não apresentou diferença entre os grupos, entretanto, nos domínios físico e psicológico, as mulheres acondroplásicas demonstraram menor satisfação com sua condição.

Palavras-chaves: Acondroplasia, qualidade de vida, WHOQOL-BREF.

Em  PDF :


Nenhum comentário: