Projeto Pedagogia
Equipe: Raimunda Maciel de Queiroz – Pedagoga;
Alesse de Oliveira Lima - Bolsista de Pedagogia;
Responsável: Raimunda Maciel de Queiroz
Introdução:
As atividades desenvolvidas pelo apoio pedagógico do PROAMDE - Programa de Atividades Motoras para Deficientes da Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação Física – PROAMDE-FEF, visam trabalhar as potencialidades e dificuldades apresentadas, ou não, pelas pessoas com deficiência, usuárias do programa, oferecendo estratégias e recursos didáticos no momento da volta à calma nas aulas de educação física.
É o momento ao qual Pedro Demo (2004), considera que a pedagogia vai cuidar da aprendizagem do aluno, ou seja, a prática da pedagogia procura contribuir para a melhoria nas relações entre grupos e classes sociais oferecendo e suscitando novos conhecimentos.
Objetivos:
Trabalhar as potencialidades e dificuldades de aprendizagem, apresentadas, ou não, pelas pessoas com deficiência, usuárias do programa;
Oferecendo estratégias e recursos didáticos aos professores, no momento da volta à calma nas aulas de educação física;
Trabalhar as habilidades de: cognição, atenção, percepção, sociabilidade, estimulando o cuidado com o corpo pela higiene pessoal e a saúde, através de trabalhos grupais e individuais respeitando o ritmo de cada um.
Estimular pais e/ou responsável a incentivar e respeitar o desenvolvimento das potencialidades de seus filhos, no momento das atividades.
Oferecer momentos de interação sócio-cultural aos alunos e pais.
Metodologia:
O Programa pedagógico é feito anualmente, por uma pedagoga em consonância com os professores de educação física, os quais aplicam as técnicas pedagógicas, mensalmente, em seus planos de aula e diariamente, por turma, no momento da volta à calma, antes de finalizar as aulas de educação física. Consiste em estratégias que variam de acordo com o perfil dos alunos atendidos, idade, escolarização e o nível de comprometimento (físico ou mental).
As aulas ocorrem duas vezes na semana, com a participação dos pais/acompanhantes, que ajudam na realização das tarefas propostas visando a melhoria da convivência familiar e social dos alunos, através das atividades de educação física.
Procedimentos Metodológicos:
Ao iniciar o período letivo do PROAMDE, os alunos inscritos passam por uma avaliação nos aspectos pedagógicos, na qual é observado o desenvolvimento e desempenho individual dos alunos, para posterior planejamento das atividades pedagógicas.
São considerados os aspectos de percepção visual, coordenação viso-motor, socialização, compreensão de linguagem oral e escrita, expressão artística e os aspectos de higiene e saúde.
Interação grupal entre alunos-pais e/ou acompanhantes, através de algumas atividades como: reunião com os pais, passeio cultural, comemoração das datas festivas e aniversariantes do mês, (que são atividades concomitantes ao vetor evento).
Turmas:
As turmas são formadas de acordo com as características das deficiências apresentadas;
O programa atende uma media de 300 (trezentas) pessoas, distribuídas nas seguintes turmas:
Deficiência Mental – Infantil;
Paralisia Cerebral – Infantil;
Deficiência Mental – Adolescentes;
Síndrome Neurológica – Adolescentes/Adultos;
Deficiência Mental – Adulto;
Sequelados de AVC/TCE – Adultos;
Cadeirantes – Adultos.
Resultados Alcançados:
Na avaliação inicial foi observado que a escolarização é um fator inexistente entre a maioria dos alunos, contribuindo para uma alta taxa de analfabetismo, outro fator que mereceu maior atenção foi a falta de percepção corporal, seguido dos cuidados com a higiene corporal.
Assim, a pedagogia têm favorecido na melhoria do desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos, bem como sua interação e integração sócio-cultural, e melhor compreensão de si mesmo através dos conteúdos que estão sendo trabalhados. Foi trabalhado a interação sócio-cultural, entre alunos-pais e/ou acompanhantes, através de atividades como: reunião com os pais, passeio cultural, comemoração das datas festivas e aniversariantes do mês, (Que são atividades concomitantes ao vetor evento). Avaliação: A avaliação do apoio pedagógico ocorre ao iniciar o período letivo, do PROAMDE, quando os alunos inscritos passam por uma avaliação, dos aspectos pedagógicos, na qual é observada o desenvolvimento e desempenho individual dos alunos, para posterior planejamento das atividades pedagógicas; Durante o período letivo a avaliação ocorre de forma contínua no desenvolvimento das atividades, através da observação direta como os alunos estão interagindo e desempenhando as atividades. Após a realização das aulas, é registrado pelos professores, na ficha de desempenho individual, como foi o comportamento e desempenho dos alunos durante as atividades realizadas.
Bibliografia:
Antunes, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis – RJ, Vozes. 1998. Bordenave,Juan D. Estratégia de Ensino- Aprendizagem. 5 Ed. Vozes,1983.
Demo, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petropólis, RJ: Vozes, 2004.
Maluf, Angela C. M. Brincar Prazer e Aprendizado. 2 Ed. Vozes, 2003.
Mütschele, Marly Santos. Como Desenvolver a Psicomotricidade. 2ª ed. São Paulo, Loyola. 1996.
Nahum, Edna C. Carrossel 1 Ed. Scipione, 1991.
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Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Campus
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
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