sábado, 27 de novembro de 2010

Brasileiro de Canoagem Velocidade: Conhecidos os primeiros campeões




Até o próximo domingo acontece, na raia olímpica da Universidade de São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2010 com a presença dos melhores canoístas da modalidade em todo o Brasil. Com os resultados das provas de hoje já são conhecidos os primeiros campeões brasileiros do ano.

Estão inscritos 278 atletas que disputam 196 provas na tentativa de obter o título nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Máster e Paracanoagem, no masculino e no feminino, canoa e caiaque. Os melhores classificados irão compor o Ranking da Canoagem Velocidade, que por sua vez, será base para a convocação dos atletas para a participação dos eventos internacionais de 2011.

“O fato do evento ser classificatório para o ranking trouxe muitos atletas de diversas partes do Brasil aqui para São Paulo. Isto também eleva muito o nível técnico da competição e proporciona aos técnicos da seleções brasileira uma ótima oportunidade para observar os atletas”, comentou Sebastián Cuattrin, supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). 

O primeiro campeão do dia foi o atleta Wladimir Moreno no C1 1000m Masculino Sênior com o tempo de 4min29seg67. No K1 1000m Masculino Máster Sebastián Cuattrin garantiu o ouro com 4min23seg06, no K1 1000m Feminino Menor Ana Sátila ficou com o título marcando 4min19seg36 e Letícia Martin conquistou o ouro no K1 1000m Feminino Cadete com 5min21seg64.

No C1 1000m Masculino Cadete o atleta Braz Moreira Neto sagrou-se campeão com 4min57seg07 e no K1 Escola 1000m Feminino Infantil a jovem Giulia Gonçalves garantiu o ouro com o tempo de 6min33seg22.

Devido à forte chuva que atingiu a capital paulista no final da tarde desta quinta-feira as últimas provas de hoje foram transferidas para amanhã, quando acontece o restante das finais das provas de 1.000 metros e as provas classificatórias nos 500 metros.

- Avaliação na paracanoagem

Além das disputas em si das provas de 1.000 metros, também aconteceu nesta quinta as avaliações para a regulamentação dos paracanoístas em competições nacionais e internacionais. Esta medida da CBCa é mais um passo do Brasil para a regulamentação internacional da categoria para os próximos anos.

A fisioterapeuta Adriana Vidal Silva e a professora de educação física Eliana Mutchnik são as responsáveis pela classificação funcional (médica e técnica) dos 17 atletas da Paracanoagem inscritos nas categorias LTA, TA e A no campeonato, segundo normas da Federação Internacional de Canoagem (FIC).

Para elas esse trabalho classificatório dos atletas paraolímpicos também é importante como ferramenta de inclusão esportiva destes indivíduos na sociedade e como condicionamento físico do próprio atleta.

“A prática esportiva é muito mais benéfica para um atleta paraolímpico do que para um atleta olímpico”, ressaltou Eliana.

No dia 11 de dezembro o Comitê Paraolímpico Internacional se reunirá na China para oficialização da Paracanoagem como modalidade oficial para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Confirmando esta informação será mais uma conquista para o Brasil, líder na modalidade na América Latina e juntamente com o Canadá o melhor colocado no último Campeonato Mundial com dois ouros e uma prata.

Nenhum comentário: