terça-feira, 25 de maio de 2010

IDEAS FILOSÓFICAS QUE FUNDAMENTAN LA PEDAGOGÍA DE PAULO FREIRE


Vejam o excelente artigo de Paulo Freire em :
http://www.rieoei.org/rie46a08.pdf

SÍNTESE: O propósito do presente trabalho é destacar alguns fundamentos teóricos da pedagogia de Paulo Freire dentro do campo da filosofia do século XX.

Esta é uma tarefa necessária para esclarecer os pontos essenciais de uma perspectiva pedagógica de enorme importância na alfabetização e educação de adultos na América Latina. O autor centrou-se, especialmente, nos pensadores que se relacionam com três aspectos vitais a partir deste enfoque: 1) As ideologias como elemento de reprodução
social e sua superação mediante a «conscientização»;
2) A localização do ponto de partida para o processo educativo-alfabetizador
na situação limite que o oprimido vive; 3) A natureza dialógica do ser
humano e sua fundamental abertura.

Palavras chave: Paulo Freire; pedagogia do oprimido; filosofia da educação;
diálogo; alfabetização e educação de adultos.

Nenhum comentário: