quinta-feira, 20 de maio de 2010

7 lições do basquete para os negócios


7 lições do basquete para os negócios


O esporte é a grande metáfora sobre a vida.

Em uma ou duas horas, você vê de forma concentrada todos os grandes valores e desafios: determinação, senso de equipe, garra, estratégia, vontade de vencer, superação, vitória.


Todos os esportes oferecem analogias para aplicarmos ao mundo dos negócios, mas o basquete é perfeito: rápido e dinâmico, baseado no trabalho do grupo, com placares elásticos e que mudam nos últimos 5 minutos da partida.


Então, tanto no basquete quanto na vida…



Aprenda e pratique os fundamentos do jogo


Antes de entrar na quadra, há um grande número de fundamentos para praticar: domínio de bola, drible, passe, arremesso, enterrada. Bem como nos negócios, antes de se atingir o nível mínimo, há um grande aprendizado prático a acumular.


Assim, ao se definir uma carreira ou projeto, deve-se dimensionar qual o leque de habilidades e qual a estratégia de aprendizado antes de ir a campo.



Prepare o corpo e a mente


Atletas de ponta possuem uma forma física perfeita, mas diferenciam-se dos demais pela capacidade mental de preparação e superação.


Tanto no basquete quanto nos negócios, é preciso uma mente flexível e resistente para as longas partidas que estarão por vir. Muitas delas serão extenuantes, mas valem a pena.



Saiba jogar em equipe


Basquete é jogado em times, um jogador pode definir um lance, mas não ganha a partida. A contribuição de todos é importante para o resultado final, todos precisam trabalhar juntos, afinados com a mesma estratégia e com alto nível de motivação para conquistar a vitória.


Assim como no mundo dos negócios, não há grandes jogadores que não tenham jogado em times vitoriosos, em que o conjunto se torna maior que as contribuições individuais. Então, assim como no basquete, contribua, participe, compartilhe, colabore.





Tenha visão e mantenha-se alerta


Boa parte do sucesso dos grandes jogadores vem da sua capacidade de antecipar jogadas, de observar o ambiente e o adversário e ‘adivinhar’ qual vai ser o caminho da bola. No esporte, vale a intuição e a experiência; nos negócios, além desses dois, vale manter-se informado e observar a movimentação do mercado e, especialmente, dos concorrentes. Aqui alguma metáfora sobre o Surf também valeria.



Saiba reajustar planos


Às vezes o jogo não funciona, e é preciso rever a estratégia. Todo bom jogador sabe ajustar sua atuação quando os planos falham, pois condições de jogo e surpresas dos adversários exigem resposta rápida e eficiente, sob pena de ‘perder de lavada’.



Não desista no meio da partida


Às vezes não só a estratégia falha, a equipe está desconexa, os arremessos não saem e o time adversário parece um rolo compressor. Para isso servem os tempos de intervalo. Não importa quão perfeita seja a estratégia adotada, mude.




Às vezes é preciso decidir somente com a intuição sobre o que está errado, às vezes é necessário chamar uma ajuda externa, como uma consultoria, mas mantenha-se no jogo. Negócios e Basquete são dinâmicos, e as mais fantásticas viradas acontecem nos 5 minutos finais.



Tenha mais partidas ganhas que perdidas, mas saiba aceitar a derrota com dignidade

Não importa qual esporte pratique, em qual ramo atue, qual seja o seu nível de excelência, você vai perder às vezes. E como você atua diante da derrota define suas chances de ganhar a próxima partida, e o campeonato, quem sabe. Cumprimentar o vencedor, arriscar mais, aprender com os erros, tudo isso faz parte da história de um campeão.


Por isso tudo, praticar um esporte oferece experiências de vida concentrada, pois em 1 ou 2 horas (3 horas talvez, se estiver jogando tênis), enfrenta-se todos os dilemas, sentimentos, emoções e desafios que, na vida real, talvez se levasse meses ou anos para ver na mesma completude.


Que tal ver com outros olhos a próxima partida? A bola está com você.


Baseado no texto: 7 Life Lessons Learned from Basketball

Nenhum comentário: