quarta-feira, 31 de março de 2010

No Rio, inclusão é decisão dos pais


Dois alunos e uma aluna de escola municipal regular no Rio de Janeiro
José Renan Macedo Almeida, de 11 anos, tem deficiência física em decorrência de paralisia cerebral. Até 2009, estudava em classe especial, sem divisão por série. Desde fevereiro, cursa o 4.º ano do ensino fundamental em uma turma regular da Escola Municipal Dídia Machado Fortes, na Barra da Tijuca, no Rio.

O conteúdo que aprende é o mesmo dos outros colegas. Ele participa das aulas de educação física – faz atletismo -, aprende percussão (ou “aula de tambor”, conforme explica). Dribla as dificuldades de coordenação motora fazendo os exercícios em um laptop, que o pai, porteiro, ganhou. Na sexta-feira, sua tarefa era uma redação sobre aquecimento global. Atualmente, diz que quer ser bombeiro.

O que mudou foi a política de inclusão do município. Antes, os alunos com deficiência eram avaliados e selecionados pela Secretaria de Educação. Alguns eram considerados aptos à inclusão e iam para as escolas regulares. Outros eram encaminhados para classes ou escolas especiais.

A ideia era que as classes especiais fossem temporárias, onde as crianças seriam preparadas para a inclusão. Mas, às vezes, ficavam ali tanto tempo que, crescidas, não podiam ser encaminhadas para as primeiras séries do ensino fundamental. O sistema tinha ainda brechas – por erros de avaliação, houve casos de crianças hiperativas que foram parar nas turmas para deficientes. Hoje, a secretaria não diz quem pode ou não ser incluído. A escolha cabe aos pais.

“Todas as crianças têm ganhos. Elas aprendem com as diferenças, crescem com menos preconceitos. Os alunos sem deficiência entendem que ser diferente é normal e aprendem a lidar melhor com as próprias dificuldades. A criança com deficiência cresce com pessoas que pertencem à sua geração e aprendem de acordo com suas possibilidades, sem que ninguém imponha limites”, defende Cláudia Grabois, diretora do Instituto Helena Antipoff, órgão que coordena a educação especial.

Leia a matéria inteira em:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100328/not_imp530212,0.php

Clarissa Thomé

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Publicado em segunda-feira, março 29th, 2010 - 19:58 e classificado em + NOTÍCIAS, Deficiência, Educação, INCLUSÃO. Você pode acompanhar os comentários sobre esta publicação agregando este RSS 2.0 feed.

Nenhum comentário: