domingo, 7 de março de 2010

WEB PARA EDUCADORES


sexta-feira, 5 de março de 2010
VEJAM MAIS EM :

http://webparaeducadores.blogspot.com/

A máquina de tradução simultânea da Microsoft

A Microsoft acaba de revelar sua máquina de tradução em tempo real. O vídeo abaixo mostra a simulação da tradução simultânea de uma conversa entre interlocutores dos idiomas inglês e alemão. Basta falar que o sistema reconhece a voz, faz registro por escrito e a leitura nos idiomas nativos dos interlocutores.
http://www.youtube.com/watch?v=FFe7xVHMl_s&feature=player_embedded






Tecnologia dessa natureza possivelmente serão incorporadas a sistemas de webconferência, comunicadores tipo MSN, Skype e Google Talk, a navegadores web e aos ambientes virtuais de aprendizagem de um modo geral, o que permitirá o acesso imediato a conhecimentos codificados por diferentes culturas. Seremos exploradores do nosso próprio planeta. Como a escola, os professores e governos irão lidar como isso? O que isso significa para a educa

De forma sem precedentes na história da Educação, professores e alunos poderão desenvolver projetos colaborativos com colegas da França, Índia, EUA, Peru, Japão etc, etc e etc sem barreiras idiomáticas. Trata-se sem dúvidas de uma oportunidade para conhecer o outro, e "conhecer o outro" é condição essencial para "respeitar o outro" e para a afetividade. Refiro-me aqui à afetividade inserida na discussão dos sistemas complexos, como elemento que interfere em parâmetros sistêmicos como conectividade e coesão.

Estamos sem dúvidas diante de tecnologias que aproximam e que, por isso, contribuem para a inteligência coletiva e para a Complexidade, haja vista que permitem potencializar competências distribuídas e religar conhecimentos antes ocultos pelas limitações impostas pelas tecnologias da Era dos Átomos.
Postado por José Erigleidson às 02:14 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: ferramentas
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Pós em Design Instrucional e Tecnologias na Aprendizagem
O SENAC-SP está com duas excelentes opções de cursos lato sensu para quem deseja se preparar para o novo cenário da Educação, que é fortemente afetado pelo advento das novas tecnologias da informação e comunicação. São eles:

Design Instrucional

Curso de pós-graduação (lato sensu) dirigido a profissionais que desejam atuar no desenvolvimento de projetos de cursos oferecidos via Internet, em organizações públicas, privadas e de terceiro setor, de todos os níveis e formatos de ensino. Mais info aqui.

Tecnologias na Aprendizagem

Curso de pós-graduação lato sensu que visa preparar profissionais que atuam ou que desejam atuar na gestão e mediação de projetos educacionais em espaços formais, informais, não-formais, integrando o uso das tecnologias da informação e da comunicação aos processos de ensino e aprendizagem. Mais info aqui.


Fui aluno do curso de DI ainda quando era ofertado pela UFJF em parceria com a Site Educacional, portanto conheço alguns professores e os coordenadores e posso garantir a qualidade e seriedade dos cursos.

O Curso de Design Instrucional continua com a coordenação da experiente Profa. Vani Kenski, e quem assina a coordenação do Tecnologias na Aprendizagem é a Profa. Paula Carolei. Também é docente desse curso a Profa. e Educomunicadora Salete Soares, amiga e parceira de estudo no Grupo Nós.

Postado por José Erigleidson às 20:02 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: cursos

Nenhum comentário: