domingo, 14 de março de 2010

Lazer e Desporto Adaptado nas Praias Cariocas




vejam o site do NOVO SER em :
http://www.novoser.org.br/evento29.htm

Como já era esperado, a partir de janeiro de 2010, as praias cariocas, em destaque para Copacabana, Arpoador, Barra da Tijuca, Piscinão de Ramos, entre outras também ganharam status de “Praia Para Todos”, uma alternativa concreta e inovadora, onde as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida vão poder desfrutar de nossas praias sem as rotineiras barreiras arquitetônicas que inviabilizam o lazer mais democrático da Cidade Maravilhosa.

A relevante iniciativa é do ESPAÇO NOVO SER - ENS – cuja missão é promover a acessibilidade plena e a inclusão social das pessoas com deficiência e de seus respectivos familiares – tendo com patrocinadora a MICHELIN e como apoiadores o surfista Rico de Souza, o grupo Adapt e ReaTeam, ONG RIO inclui e a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. O projeto tem como objetivo oferecer, além de banho de mar orientado, inúmeras atividades de recreação e lazer, bem como a iniciação ao esporte adaptado, com intuito de potencializar valores e atitudes pessoais e sociais, através de prazerosos momentos de descontração e lazer em pleno ar livre.

Utilizando uma infra¬estrutura básica composta por vagas de estacionamento reservadas nas vias de acesso à praia, rampas de acesso a areia, esteira para passagem de cadeira de rodas, piso tátil para pessoas com deficiência visual, banheiros adaptados, cadeira de banho, cadeiras anfíbias e tendas o Projeto Praia Para Todos – Lazer e Desporto Adaptado nas Praias Cariocas têm caráter itinerante e acontece aos domingos das 09:00 às 14:00 horas durante todo verão, contemplando diferentes cenários litorâneos e diferentes comunidades cariocas.

As atividades programadas e administradas por profissionais especializados se diversificam de acordo com a demanda dos usuários, com destaque para o surf adaptado oferecido pelo surfista consagrado Rico de Souza e o voleibol sentado de praia, a mais nova modalidade paraolímpica, em parceria com Débora Morand, bem como o tradicional futebol e frescobol e a consagrada peteca. E claro, como de praxe a piscina infantil, os jogos recreativos e os brinquedos cantados, que a gurizada adora. Assim como os jogos de tabuleiro e de mesa, entre outras atividades, congregando, o que há de mais sagrado dentro do contexto social, o direito de ir (estar) e vir, inclusive na praia, em sua plenitude.

Venha, participe e celebre a cultura do lazer !!!

ESPAÇO NOVO SER – Acessibilidade Plena e Inclusão Social

www.novoser.org.br
www.espaconovoser.blogspot.com
www.twitter.com/NOVOSER

Contatos: (21) 3904-2614 ou (21) 8591-6858

Nenhum comentário: