quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Esquizofrenia na Novela Caminho das Índias



VEJAM O VÍDEO EM :
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://cienciaepsicologia.files.wordpress.com/2008/05/garfieldminusgarfield1.gif&imgrefurl=http://scienceblogs.com.br/psicologico/2008/05/garfield-menos-garfield.php&usg=__UHIVLbT2GzA4i_s7WRXccAMcJ1g=&h=149&w=500&sz=366&hl=pt-BR&start=220&tbnid=ju2C6yLmdKVbRM:&tbnh=39&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Dtranstorno%2Bbipolar%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D200

A Esquizofrenia em Caminho das Índias
Category: Psicopatologia • Vídeos
Posted on: Maio 6, 2009 7:48 PM, by Felipe Epaminondas

Acho muito legal o trabalho que a novela Caminho das Índias têm feito na divulgação das doenças mentais. Querendo ou não, este é um meio de comunicação de enorme alcance e, de tanto comentarem, me rendi e também passei a assistir a novela. Achei tanto o psiquiatra (Stênio Garcia) quanto o Tarso (Bruno Gagliasso) personagens muito legais. Depois que eu tiver assistido mais cenas poderei comentar mais sobre eles, mas por enquanto já posso falar um pouco da esquizofrenia e do que eu tenho visto.

A esquizofrenia é um transtorno comportamental que envolve padrões de compotamento como delírios, aluncionações, isolamento social, entre outros. Já vi gente reclamar que a novela tem "simplificado demais" a esquizofrenia, que é muito mais do que o que está sendo mostrado, que é uma doença grave e que a novela não estaria a levando a sério. Pelo que percebi isto não é verdade, estas críticas podem estar ocorrendo pela ênfase que a novela está dando (corretamente) aos fatores sociais.

Acontece que, embora existam pesquisas sendo feitas e pistas sendo seguidas, até hoje ninguém sabe de onde vem a esquizofrenia, nem nunca foi encontrada nenhuma base genética ou alteração neuroquímica que cause esta condição com 100% de certeza. E mesmo que estes fatores influenciem, a pessoa nunca desenvolverá a esquizofrenia sem os fatores estressores. E estes fatores estão sempre no ambiente.

E quando eu digo ambiente me refiro ao físico, histórico e social. Alguns exemplos podem ser mudar de cidade, de escola, um trabalho novo, a morte de alguém próximo, o fim de um relacionamento, enfim, inúmeras situações podem ou não ser estressoras dependendo da pessoa e sua história de vida. Isso só é descoberto através de uma entrevista clínica.

E nem sempre esta é uma condição debilitante: é só assistir ao filme Uma Mente Brilhante, que mostra o famoso matemático John Nash que, mesmo sendo esquizofrênico, recebeu o prêmio Nobel.

Enquanto vou assistindo a novela, também acompanharei o blog do ator Bruno Gagliasso (http://gagliassoblog.com/), que têm focado este assunto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou pessoa, na qual foi declarada esquizofrenia desde os 17 anos.
Quais as ajudas a nivel associativo ou de estado em termos laborais?.(pedrothetford@hotmail.co.uk)- Pois poderam, convir que nestes ultimos 20 anos , muitas vezes fui obrigado a cesar funcoes( drama).
Muito obrigado
Pedro Leiria
Niteroi