sábado, 30 de novembro de 2013

DEDICAÇÃO, FORÇA DE VONTADE E SUPERAÇÃO MARCAM O XIII JOGOS ESPECIAIS DA MANGUEIRA

DEDICAÇÃO, FORÇA DE VONTADE E SUPERAÇÃO MARCAM O XIII JOGOS ESPECIAIS DA MANGUEIRA

 28/11/2013 - 19:02h - Atualizado em 29/11/2013 - 14:33h 
Apoiado pela Secretaria de Esporte e Lazer, através da Lei de Incentivo ao Esporte, o evento reúne atletas de diversas escolas do estado

XIII Jogos Especiais da Mangueira reúnem atletas com deficiência de 40 instituições do estado/ Foto: Eliane Carvalho


Uma deficiência psicomotora ou a impossibilidade de andar ou de ver não se transformaram em obstáculo para impedir a vontade de vencer de pessoas que, através do esporte, encontraram um novo sentido para a vida. Foi o que pôde se ver, nesta quinta-feira (28/11), na abertura dos XIII Jogos Especiais da Mangueira, competição que, com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, através da Lei de Incentivo ao Esporte, pretende resgatar a alegria de muitos jovens portadores de deficiência.


Realizado na Vila Olímpica da Mangueira, Zona Norte do Rio, os jogos contam com provas de atletismo, que incluem arremesso de pelota, salto em distância e corrida; vôlei especial; natação; e futebol. Os Jogos Especiais reúnem 3.000 atletas de 40 instituições do estado.


João Vitor de Jesus, a professora Norma Vieira, e Gabriel Oliveira são parte da equipe da Escola Arthur da Távola/ Foto: Eliane Carvalho


Com 10 anos de idade, João Vitor de Jesus foi um dos competidores da natação. Ele garantiu, já no primeiro dia, o terceiro lugar no pódio. Participando dos Jogos pela primeira vez, o pequeno nadador falou dos sonhos para a carreira.



- É a primeira vez que participo e já ganhei medalha de bronze. Fui muito bem, né? Quando crescer, quero ser descobridor de ossos de dinossauro e paleontólogo. Mas, também vou ser um grande nadador. Nada de Cesar Cielo, vou ser famoso pelo meu nome: João Vitor, o “JA” – disse o jovem representante da Vila Olímpica Arthur da Távola, de Vila Isabel. João tem hiperatividade e baixa visão.



Coordenadora da escola de Vila Isabel, Norma Vieira mostrou-se emocionada durante a competição e falou da importância de eventos direcionados para jovens especiais.


- Participar dos Jogos Especiais da Mangueira é especial para nós também. Em um dia, vemos que conseguimos transmitir tudo o que precisávamos para eles: ensinamentos de equipe, de superação, de cidadania, civilidade – declarou a professora.


Andrea Silva tem deficiência intelectual e ganhou medalha de ouro na prova de corrida/ Foto: Eliane Carvalho


Medalha de ouro na prova de corrida e com um sorriso estampado no rosto, Andrea da Silva acredita que o esporte pode dar um novo rumo à vida dos jovens com deficiência.


- Participei pela primeira vez da competição. Me diverti e ganhei o primeiro lugar. O esporte está mudando minha vida em casa, com minha família. Estou treinando para ser corredora de verdade. E o melhor de tudo: estou fazendo amigos – revelou a jovem de 21 anos que veio de Pedra de Guaratiba para participar dos Jogos. Andrea tem deficiência intelectual e representou a Escola Débora Mendes de Moraes.


Ao lado de Andrea estava sua mãe, Judite Silva dos Santos, que, apesar do cansaço da viagem, contou estar muito feliz pela conquista da filha.


- Acordei às 5h da manhã para acompanhá-la. Estou cansada, mas sei que é importante para ela. Vejo a alegria estampada em seus olhos, e isso compensa tudo. É um momento especial. Ela só fica em casa. Aqui ela interage com outras pessoas e faz novas amizades. Se ela está feliz, também estou – orgulhou-se.


Foto: Eliane Carvalho


Com dois dias de competições, os Jogos Especiais da Mangueira acontecem nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/11), das 8h às 17h, na Vila Olímpica da Mangueira (Rua Santos Melo, 73 - São Francisco Xavier). 
  • FOTOS

  • _MG_1742.jpg
    10 fotos | 29/11/2013

    XIII Jogos Especiais da Mangueira

PRÊMIO PARALÍMPICOS-2013: Vote nos melhores do ano!!! V O T E

Comitê Paralímpico Brasileiro

29 de novembro
fotos_fb
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fará uma grande festa no dia 11 de dezembro (11/12/13), quarta-feira, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, para premiar os melhores atletas, técnicos e dirigentes do ano de 2013.

Rio de Janeiro é Tri- campeão das Paralimpíadas Escolares 2013

Comitê Paralímpico Brasileiro
Delegação do Rio de Janeiro comemora o tricampeonato



F O T O S :https://www.facebook.com/photo.php?fbid=218899598291664&set=a.218899454958345.1073741848.217319425116348&type=1&theater

EXCELENTE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA SUDERJ. PARABÉNS AO PROF RICARDO, NEIDYR E EQUIPE PELO ESFORÇO SUPREMO E COMPETENCIA PROFISSIONAL EMPREGADOS EM PROL DO SUCESSO OBTIDO PARA NOSSO ESTADO. PARABENS PARA OS NOSSOS JOVENS PARAATLETAS , AMIGOS , TÉCNICOS , PROFISSIONAIS ATUANTES NAS DIVERSAS MODALIDADES, ÁRBITROS, CLASSIFICADORES FUNCIONAIS,E PRINCIPALMENTE AO STAFF

O Estado do Rio de Janeiro sagrou-se Tri-campeão das Paralimpíadas Escolares 2013. Com 548 pontos, os fluminenses superaram os paulistas, que terminaram com 503 pontos, e os catarinenses, com 364. Este foi o terceiro título do RJ na competição. Eles também venceram em 2010 e 2012. Minas Gerais levou o prêmio “confraternização”, que coroa a delegação mais animada, organizada e com espírito esportivo.
O Estado vencedor é determinado pela quantidade de pontos atingidos em cada modalidade, de acordo com a colocação das equipes ao final das disputas.
Os fluminenses receberam o troféu de grande campeão na noite desta sexta-feira, 29, no Parque Anhembi, das mãos de Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e recém-eleito vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC na sigla em inglês). Em seu discurso de encerramento, Parsons parabenizou a todos os atletas e agradeceu aos parceiros do Comitê na organização da competição: o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e com a Prefeitura da capital paulista.
“As Paralimpíadas Escolares são a primeira competição de muitos de vocês e é fundamental que vocês levem o esporte no coração de vocês e para a vida. Esporte é saúde, é integração”, comentou Parsons. O presidente ainda ressaltou a importância da competição para a descoberta de novos talentos no paradesporto. “Tenho certeza de que veremos alguns de vocês em 2016. Investimos em vocês porque sabemos que, daqui, sairá o próximo Daniel Dias, o próximo Alan Fonteles, Antônio Tenório”, afirmou, citando alguns dos mais premiados atletas paralímpicos brasileiros da atualidade.
A banda Viva Noite, do programa Pânico da TV, ficou responsável pela animação da festa. Todos os atletas se reuniram no salão e, bastante animados, curtiram a cerimônia de encerramento.
As disputas das Paralimpíadas Escolares começaram no dia 26 e reuniram cerca de 1.300 atletas, de 12 a 20 anos, de 25 estados do Brasil, mais Distrito Federal, em 10 modalidades (bocha, judô, tênis de mesa, voleibol sentado, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (paralisia cerebral), goalball, tênis em cadeira de rodas, natação e atletismo). Vinte e dois atletas do Reino Unido também participaram da competição a convite do CPB. Os jogos encerraram o calendário 2013 de competições nacionais do Comitê.
Delegação do Rio de Janeiro comemora o tricampeonato

Senac lança livro que ensina como tornar-se um profissional de eventos

Senac lança livro que ensina como tornar-se um profissional de eventos

  • Comentar
     Enviar para um amigo. Imprimir
Publicado em: 29/11 - 18:45
O crescimento do número de eventos realizados no Brasil está gerando novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Entre as atividades promissoras deste setor, destaca-se a de produtor de eventos. O Senac Nacional e a Editora Senac São Paulo, ciente da importância da formação destes profissionais, lançam o livro Sou Produtor de Eventos – diário de bordo para o aperfeiçoamento profissional, de autoria de Joel Reis. A publicação, que integra a coleção Sou, mostra o passo a passo para a realização de diferentes tipos de eventos, preparando o leitor para enfrentar os diferentes desafios que a ocupação proporciona. A sessão de autógrafos está marcada para 2 de dezembro, na Livraria Cultura, do Shopping Iguatemi.

Para introduzir as diferentes etapas da produção de eventos, o autor explica as singularidades de cada um deles, entre os quais, festival, mostra, entrevista coletiva, mesa-redonda, encontro, congresso, semana etc. Na sequência, dá dicas de como estabelecer o primeiro contato, de como se apresentar e coletar as informações para a apresentação da proposta.

Em seguida, comenta sobre as etapas de planejamento, organização, realização, não deixando para trás o importante check list, instrumento que acompanha o produtor durante todo o trabalho. Joel dedica um capítulo à montagem do evento, onde, inclusive, dá dicas práticas de eventualidades que podem acontecer neste estágio.

A obra apresenta, ainda, três estudos de casos por meio dos quais os leitores podem conhecer com mais detalhes como é a produção de um evento, incluindo problemas passiveis de acontecer, mesmo com todos os cuidados tomados na preparação, e a melhor forma de resolução para cada um deles.

 Para complementar, o autor fala sobre os diversos tipos de traje – esporte, passeio, passeio completo, rigor, e, também, sobre os serviços de mesa – à francesa, à inglesa, empratado, à americana, volante, além dos tipos de cardápio – brunch, almoço, coquetel, jantar, bolo e champanhe.

CAMPEONATO AFRICANO DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

GRITO DO SELECCIONADOR

Falta de hotéis para basquetebolistas em cadeiras de rodas seria o ponto de partida

Antes de tecer as suas considerações acerca da acessibilidade, o seleccionador Raul Adriano apelou às entidades de direito para se lembrarem do triste episódio ocorrido por ocasião do Campeonato Africano de Basquetebol em Cadeiras de Rodas, realizado em Angola, onde as selecções envolvidas não conseguiram encontrar, em nenhum dos hotéis de referência de Luanda, condições adaptadas aos jogadores portadores de deficiência física, ao ponto de se terem alojado no Centro de Reabilitação Física de Viana.
“É que nos compartimentos deve haver condições ajustáveis e casas de-banho, um varão apropriado para apoiá-los nas mais variadas necessidades”, reforçou.
Outro problema que não deixou de sublinhar teve que ver com os acessos aos meios de transportes públicos que, segundo ele, deviam ter pequenos elevadores ou rampas, a fim de facilitar a subida desses necessitados.
Por causa desses recentes sinais, o treinador sugere que o Executivo trabalhe, no sentido de contornar a situação, para se evitarem embaraços do género, nos próximos eventos.  
“Acredito que o Estado vai preocupar-se em fazer alguma coisa e, uma vez que o país está a sofrer transformações, no que tange à construção de infraestruturas, devia haver mais fiscalização para o ajustamento das mesmas às carências dessas pessoas”, alegou Raul Adriano, referindose, concretamente, à disposição de rampas e elevadores adequados a esta franja da sociedade.
 Sem poupar exemplos, contou que, muito recentemente em Cabinda, houve um atleta que pretendia chegar a uma residência localizada no sétimo andar de um edifício, mas não pôde fazê-lo, por falta de condições adequadas à sua natureza. Acrescentou que o prédio tinha elevador, pelo qual teve de subir, mas a sua cadeira tinha de ficar em baixo do imóvel.
Finalmente, falou acerca da falta de sinalização indicativa que facilitam a vida dos deficientes, nalguns parques públicos.

Ordem dos Aquitectos

Pede ajustamento das obras

Considerando urgente e indispensável o ajustamento das obras às necessidades das pessoas portadoras de deficiência física, Victor Leonel, bastonário da Ordem dos Arquitectos de Angola, disse que há uma tentativa de construção de rampas nos passeios e adiantou que as mesmas se ajustavam mais aos carros do que aos deficientes.
Embora tenha reconhecido, igualmente, o esforço do Executivo na construção de rampas nas passadeiras aéreas, lamentou o facto de as mesmas não serem adaptadas às pessoas portadoras de deficiência, devido à sua acentuada inclinação.
“Aí os deficientes em cadeiras de rodas podem até circular, mas empurrados por alguém capaz de suportar o impulso da inclinação”, disse.
Quanto aos edifícios, recordou que, nos anos 70, havia uma recomendação, segundo a qual os prédios com menos de quatro andares podiam não ter elevadores, uma política que, a julgar pelas necessidades do momento, o líder da Ordem dos Arquitectos Angolanos considera ultrapassada, ao ponto de recomendar que, por mais baixos que sejam os prédios, deviam ter elevadores com capacidade para transportar deficientes.
“Pode dar-se o caso de que não seja por um defeituoso, mas por um idoso cujas forças para subir e descer já não existam”, supôs, para contrapor a outra política, que defendia a residência dos deficientes no rés-do-chão.
À semelhança do treinador Raul Adriano, Víctor Leonel considerou que os transportes públicos não estão preparados para os deficientes. Neste capítulo, o número um da Ordem dos Arquitectos aconselha os responsáveis do sector a adquirirem autocarros adaptados. 
LARDEF por Inclusão
A Direcção da Liga de Apoio e Reintegração dos Deficientes Físicos (LARDEF), situada ao lado do Colégio Jacimar, no bairro Militar, distrito urbano da Maianga, município de Luanda, defende, por via de um estudo, que as leis e projectos referentes ao apoio às necessidades de pessoas com direitos especiais devem ser feitos com a participação destas.
Na sua análise, em que o tratamento da acessibilidade por parte de alguns governantes é feita de uma forma limitada, por referenciar, normalmente, meios físicos e barreiras arquitectónicas, relevase o acesso à informação.
 O Edital do Governo da Província de Luanda (GPL), datado de 1 de Dezembro de 2009, que considerava urgente que se definissem condições técnicas que garantissem a efectiva realização dos direitos de cidadãos com deficiências, impondo acções concretas que visassem melhorias das necessidades de pessoas com mobilidade reduzida aos estabelecimentos que recebiam público, é mencionado no exame da LARDEF, constando, em anexo, o documento do GPL, assinado pela então governadora Francisca Fátima do Espírito Santo de Carvalho, nos termos do Nº 1 do artigo 5º do Decreto Executivo Nº 87/08 de Julho.
Aliás, é em função disso que o estudo recomenda uma fiscalização séria para as obras projectadas, de modo a reflectirem-se na prática, tal como são concebidas.
“Nós, que somos os prejudicados, estamos em melhores condições para mostrar o caminho que nos facilite a vida”, esclareceu.
O estudo reconhece o esforço do Governo no que concerne a alguns sinais considerados fortes, como a existência de um Conselho Nacional, mas recomenda as instituições do Estado a pautarem por uma abertura mais esclarecida para as pessoas com deficiência.
Enfim, o estudo alerta as pessoas para uma percepção justa dos deficientes, alegando que, para além de possuírem aptidões interessantes, têm outra sensibilidade especial, pelo facto de serem mesmo pessoas com deficiências.  

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

[Down] Novidades do dia 22/11/2013 Ano IX(2)


[Down] Novidades do dia 22/11/2013 Ano IX(2)

Fábio Adiron
Para Síndrome de DownFórum Inclusãohappydown@yahoogrupos.com.br e 6 Mais...
22 de Nov
Envelhecer não é tão ruim, se considerarmos a alternativa. Maurice Chevalier

NOVIDADES

"Escola é para colocar aluno para dentro" 
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2468

A galinha ruiva, o silêncio ou O lado B da Inclusão
http://www.inclusive.org.br/?p=25761

Escolas de Referência - Escolas Inclusivas
http://www.correiodominho.com/cronicas.php?id=5479

São Paulo tem apenas 2 semáforos sonoros e sem planos de ampliação
http://www.boainformacao.com.br/2013/11/sao-paulo-tem-apenas-2-semaforos-son
oros-e-sem-planos-de-ampliacao/

Parceria melhora tratamento de pacientes com fissura labiopalatina
http://agencia.fapesp.br/18208

Fundação oferece apoio a pais de crianças com autismo
http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/fundacao-oferece-apoio-pais-
de-criancas-com-autismo-10835584.html

Journal of Communication Disorders publica primeiro estudo sobre autismo do
Son-Rise Program 
http://www.marketwired.com/press-release/journal-communication-disorders-pub
lica-primeiro-estudo-sobre-autismo-do-son-rise-program-1855560.htm

Cientistas fazem novo mapeamento genético do autismo
http://oglobo.globo.com/saude/cientistas-fazem-novo-mapeamento-genetico-do-a
utismo-10846360

Educação Inclusiva para escolas regulares é debatida em Caruaru
http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2013/11/educacao-inclusiva-par
a-escolas-regulares-e-debatida-em-caruaru.html

Hran é referência em atendimento a crianças com Síndrome de Down
http://www.emtemporeal.com.br/index.asp?area=2&dia=19&mes=11&ano=2013&idnoti
cia=134207

Nutep inicia terapia de alta intensidade em crianças com paralisia parcial 
http://www.cbnfoz.com.br/ufc/editorial/educac%C3%A3o/ufc/14112013-46475-nute
p-inicia-terapia-de-alta-intensidade-em-criancas-com-paralisia-parcial

Governo quer privatizar Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral
http://www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/14-11-13/governo-quer
-privatizar-centro-de-reabilitacao-de-paralisia-c

Vítimas de violência evitam dar queixa
http://www.tribunadabahia.com.br/2013/11/21/vitimas-de-violencia-evitam-dar-
queixa

Alunos com deficiência participam de visita técnica a supermercado
http://180graus.com/maranhao-180/alunos-com-deficiencia-participam-de-visita
-tecnica-a-supermercado

EVENTOS

Movido pela paixão ....Eu Os Cavalos e uma história repleta de conquistas -
Claudio Aleoni Arruda Dia 24/11/2013 Teatro Sagrado Coração de Jesus
Marília as 9h30

Faltam 30 dias para o Fórum Mundial dos Direitos Humanos começar! Já fez sua
inscrição? 
http://goo.gl/D4ihgA 

LEIS e JURISPRUDÊNCIA

Justiça multa Sul América por negar cobertura médica a bebê com síndrome de
down
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2013/11/13/interna
s_economia,473633/justica-multa-sul-america-por-negar-cobertura-medica-a-beb
e-com-sindrome-de-down.shtml

EM OUTRAS LÍNGUAS

Apple of My Eye - Menina dos Meus Olhos
An original multimedia and physical theater piece written and performed by
Tathiana Piancastelli, a 29 year old woman with Down syndrome.
http://www.indiegogo.com/projects/apple-of-my-eye-menina-dos-meus-olhos

Down Syndrome’s Link To Alzheimer’s Gets Closer Look At CU Hospital
http://denver.cbslocal.com/2013/11/20/down-syndromes-link-to-alzheimers-gets
-closer-look-at-cu-hospital/

Faulty stem cell regulation may contribute to cognitive deficits associated
with Down syndrome
http://www.newsfix.ca/2013/11/18/faulty-stem-cell-regulation-may-contribute-
cognitive-deficits-associated-syndrome/

Brain anatomy separates Asperger’s from learning disability
http://www.futurity.org/brain-structure-may-reveal-learning-disorder/

Study finds differences in brains of children with nonverbal learning
disability
http://medicalxpress.com/news/2013-11-differences-brains-children-nonverbal-
disability.html

Disability studies meeting wasn´t accessible
http://www.insidehighered.com/news/2013/11/19/disability-studies-meeting-was
nt-accessible-those-disabilities

Gene Linked To Common Intellectual Disability
http://www.redorbit.com/news/health/1113003400/gene-linked-to-common-intelle
ctual-disability/

Colaboradores : Ana Cláudia Correa (RJ), Fábio Adiron (SP), Marta Gil (SP),
Rita Mendonça (AL),Valéria Llacer (RJ).

Se você não está em nenhuma lista que recebe as Novidades do Dia e outras
notícias sobre Inclusão e Deficiência , inscreva-se através do site :
http://br.groups.yahoo.com/group/novidadesdodia/

O seu site é acessível ?
Cheque aqui : http://www.acessibilidadelegal.com

Down- Novidades do dia 06/11/2013 Ano IX

[Down] Novidades do dia 06/11/2013 Ano IX(2)




Fábio Adiron
Para Síndrome de DownFórum Inclusãohappydown@yahoogrupos.com.br e 6 Mais...
6 de Nov
Adultos são crianças obsoletas. Dr Seuss

NOVIDADES

Estudo revela potencial brasileiro para tecnologias assistivas
https://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2013/10/estudo-revela-potenci
al-brasileiro-para-tecnologias-assistivas

Por um novo símbolo de deficiente e idoso
http://blogs.estadao.com.br/marcelo-rubens-paiva/por-um-novo-simbolo-de-defi
ciente-e-idoso/

Especial - Vencedores do Prêmio ARede 2013
http://www.arede.inf.br/edicoes-anteriores/227-edicao-n-94-especial-novembro
-2013/6287-quem-faz-a-diferenca

Instituto da Criança lança site ABC da Saúde Infanto-Juvenil.  Com material
dirigido aos pais, serviço reúne profissionais de várias unidades da USP
http://agencia.fapesp.br/18151

Viagra pode ajudar a tratar complicação de anemia falciforme
http://agencia.fapesp.br/18136

Proteína de lagarta age contra vírus do sarampo e H1N1.
http://agencia.fapesp.br/18102

Projeto de Turismo Inclusivo concorre a prêmio
http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/59732/Turismo+Inclusivo+concorre+a+pr
emio+

China investe 11 bilhões de yuans na previdência para pessoas com
deficiência
http://portuguese.cri.cn/1721/2013/11/03/1s174621.htm

Aeroporto ganha plataforma para embarque de deficientes
http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=320977

EVENTOS

Defesa pública da Dissertação de Mestrado de Julia Borges Anacleto: "O papel
do Outro na aquisição da escrita pela criança: O construtivismo na
alfabetização e a psicanálise". Orientador: Leandro de Lajonquière. Data e
local: segunda-feira, 18 de novembro, às 10h, na FEUSP Cidade Universitária
São Paulo

Ciclo de Debates reflete sobre acessibilidade na arte, cultura, tecnologia,
arquitetura e no ensino - Universidade Federal do Ceará
http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2013/4317-ciclo-de-debates-reflete-so
bre-acessibilidade-na-arte-cultura-tecnologia-arquitetura-e-no-ensino

LEIS e JURISPRUDÊNCIA

Banco é multado em R$ 30 mil por negar conta a deficiente
http://economia.terra.com.br/terra-da-diversidade/banco-e-multado-em-r-30-mi
l-por-negar-conta-a-deficiente,6ea42e6489e12410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Ministério Público exige vagas para pessoas com deficiência no Concurso da
PM
http://www.portalodia.com/noticias/politica/ministerio-publico-exige-vagas-p
ara-pessoas-com-deficiencia-no-concurso-da-pm-185209.html

EM OUTRAS LÍNGUAS

Down syndrome live births reduced (Comentário: eugenia explícita e matança
indiscriminada)
http://www.taipeitimes.com/News/taiwan/archives/2013/11/06/2003576273

Using the Leap Motion to enhance software accessibility
https://sites.google.com/site/hardwaremonkey/leap-motion-disability

Minutes of the meeting of the Human Rights Council Task Force on
accessibility for persons with disabilities
https://docs.google.com/file/d/0B_YCSOlADuU_enB1QjNpbmtDLXM/edit?usp=sharing
&pli=1

Sleep and Down Syndrome
http://www.everydayhealth.com/columns/robert-rosenberg-sleep-answers/sleep-a
nd-down-syndrome/

Disability and Humor: Why the Michael J. Fox Show Works
http://poptimal.com/2013/11/04/disability-humor-michael-j-fox-show-works/

Colaboradores : Ana Cláudia Correa (RJ), Eugênia Maria (SP), Fábio Adiron
(SP), Marta Gil (SP),Rita Mendonça (AL),Sandra Tavares (CE), Valéria Llacer
(RJ).

Se você não está em nenhuma lista que recebe as Novidades do Dia e outras
notícias sobre Inclusão e Deficiência , inscreva-se através do site :
http://br.groups.yahoo.com/group/novidadesdodia/

O seu site é acessível ?
Cheque aqui : http://www.acessibilidadelegal.com

Em sua primeira participação nas Paralimpíadas Escolares, pernambucano leva ouro no salto em distância

Comitê Paralímpico Brasileiro


Marcelo Régua/CPB/MPIX
Josenílson posa com a bandeira de pernambuco e com a medalha de ouro conquistada no salto em distância, classe T42
http://www.cpb.org.br/

PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2013 - SÃO PAULO - CONFIRA OS RESULTADOS PARCIAIS DO TERCEIRO DIA



Atividade Física Pode Triplicar Chances de Se Envelhecer Bem

Atividade Física Pode Triplicar Chances de Se Envelhecer Bem





Cevnautas, alguém adota a tradução do resumo do artigo original do BJSM (que deu base para a nota abaixo) para pubicarmos(com crédito) na biblioteca do CEV ?
Atividade física pode triplicar chances de se envelhecer bem
Cientistas britânicos acompanharam durante oito anos um universo de 3.500 pessoas de 64 anos em média para chegar à conclusão
Carl Court/AFP

Idosa pratica atividade física: os cientistas levaram em conta outros fatores principais suscetíveis de influenciar o envelhecimento, como o cigarro, o álcool, o estado civil, ou os recursos financeiros
Paris - A atividade física regular pode triplicar as chances de se envelhecer bem e em forma, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira.

Depois de oito anos acompanhando um universo de 3.500 pessoas de 64 anos em média, cientistas britânicos mostraram que aqueles que tiveram uma atividade física regular moderada, ou vigorosa, têm sete vezes mais chances do que as pessoas sedentárias de envelhecer em forma.

Essas possibilidades continuam a se triplicar entre os 10% de ex-sedentários que retomaram os exercícios entre 2002 e 2010, de acordo com o estudo publicado no "British Journal of Sports Medicine", editado pelo mesmo grupo do "British Medical Journal" (BMJ).

Ao término do intervalo estudado, uma em cada cinco pessoas era considerada "bem de saúde, enquanto quatro em cada dez desenvolveram uma patologia crônica, uma em cada cinco sofria de depressão, ou déficit cognitivo e um terço de uma incapacidade pelo menos parcial".

Os cientistas dirigidos pelo doutor Mark Hamer, epidemiologista da University College de Londres, levaram em conta outros fatores principais suscetíveis de influenciar o envelhecimento, como o cigarro, o álcool, o estado civil, ou os recursos financeiros.

Embora não haja consenso sobre o tema, avaliou-se que o "envelhecimento em forma" pode ser definido como a ausência de doença crônica, de déficit cognitivo "importante", ou de "limitação importante" das capacidades físicas, assim como gozar de boa saúde mental.

"Esse estudo", concluem, "apoia as políticas de saúde pública tendentes a estimular os idosos a realizar uma atividade física, mesmo em uma idade avançada".
Fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/saude/noticias/atividade-fisica-pode-triplicar-chances-de-se-envelhecer-bem

Br J Sports Med doi:10.1136/bjsports-2013-092993
Original article
Taking up physical activity in later life and healthy ageing: the English longitudinal study of ageing

Mark Hamer1, Kim L Lavoie2,3, Simon L Bacon2,4,5
+ Author Affiliations

1Physical Activity Research Group, Department of Epidemiology and Public Health, University College London, London, UK
2Montreal Behavioural Medicine Centre, Hôpital du Sacré-Coeur de Montréal, A University of Montreal Affiliated Hospital, Montréal, Quebec, Canada
3Department of Psychology, University of Quebec at Montreal (UQAM), Montreal, Quebec, Canada
4Research Center, Montreal Heart Institute, Concordia University, Montreal, Quebec, Canada
5Department of Exercise Science, Concordia University, Montreal, Quebec, Canada
Correspondence to
Dr Mark Hamer, Department of Epidemiology and Public Health, 1-19 Torrington Place, University College London, London WC1E 6BT, UK; m.hamer@ucl.ac.uk
Received 15 August 2013; Revised 16 September 2013; Accepted 24 September 2013
Published Online First 25 November 2013
Abstract
Background Physical activity is associated with improved overall health in those people who survive to older ages, otherwise conceptualised as healthy ageing. Previous studies have examined the effects of mid-life physical activity on healthy ageing, but not the effects of taking up activity later in life. We examined the association between physical activity and healthy ageing over 8 years of follow-up.

Methods Participants were 3454 initially disease-free men and women (aged 63.7±8.9 years at baseline) from the English Longitudinal Study of Ageing, a prospective study of community dwelling older adults. Self-reported physical activity was assessed at baseline (2002–2003) and through follow-up. Healthy ageing, assessed at 8 years of follow-up (2010-2011), was defined as those participants who survived without developing major chronic disease, depressive symptoms, physical or cognitive impairment.

Results At follow-up, 19.3% of the sample was defined as healthy ageing. In comparison with inactive participants, moderate (OR, 2.67, 95% CI 1.95 to 3.64), or vigorous activity (3.53, 2.54 to 4.89) at least once a week was associated with healthy ageing, after adjustment for age, sex, smoking, alcohol, marital status and wealth. Becoming active (multivariate adjusted, 3.37, 1.67 to 6.78) or remaining active (7.68, 4.18 to 14.09) was associated with healthy ageing in comparison with remaining inactive over follow-up.

Conclusions Sustained physical activity in older age is associated with improved overall health. Significant health benefits were even seen among participants who became physically active relatively late in life.

FONTE: http://bjsm.bmj.com/content/early/2013/10/28/bjsports-2013-092993.abstract?sid=890dd6ad-0af6-4339-a9b5-253076d7d75d

Comentários

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.