sábado, 22 de outubro de 2011

TABLETS PARA CEGOS - TouchScreen Braille Writer

…desenvolvida por estudante americano.





Vídeo em inglês

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ABfCXJSjAq0



Os tablets são uma tendência e decerto uma moda que veio para ficar, uma vez que são bastante simples e dinâmicos, promovem a facilidade de execução de tarefas, e o seu aspecto convida a que cada vez mais se utilizem para todos os fins. Mas a verdade é que quando foram desenvolvidos, as empresas que criaram os tablets, não tiveram em atenção todos os utilizadores, nomeadamente aqueles com deficiências ao nível da visão. Mas felizmente podemos contar com o altruismo de pessoas que adaptam este género de tecnologia para que ela chegue e sirva também as pessoas com alguma limitação.



Conheça agora o TouchScreen Braille Writer.

Já aqui tinhamos falado n tecnologia para tablets, adaptada a pessoas com limitações visuais, designadamente no iSense, um conceito apensa para iPad. Mas esta nova tecnologia promete ser bastante mais desenvolvida.



Esta nova tecnologia foi criada e desenvolvida por um estudante americano, Adam Duran, que transformou o tablet comum num teclado touchscreen para os invisuais e esse mesmo teclado adapta-se aos diferentes tamanhos de dedos.



Adam desenvolveu o seu projecto durante o seu período de férias [Julho - Setembro] no Centro de Pesquisas de Computação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos e, em conjunto com os seus professores, decidiu promover a acessibilidade dos deficientes e pessoas com limitações visuais, tendo em conta os preços adaptados para essa população.



A tecnologia desenvolvida pelo estudante, e designada TouchScreen Braille Writer, compreende a criação de um teclado e menus a partir do local onde o utilizador do tablet posiciona as suas mãos, utilizando recurso ao áudio para ajudar no posicionamento das mesmas.



Ao tocar na tela com os dedos, o software identifica e posiciona automaticamente as oito teclas por debaixo dos dedos, ajustadas a tamanho e distância. Quando o utilizador digitar, a aplicação irá acompanhar as letras, palavras, falando e soletrando em voz alta.



Sempre que deseje aceder ao menu, basta que o utilizador abate o tabtet. Nas funções e submenus, o utilizador deve passar o dedo sobre a tela e esperar que a voz do software diga em que item este se encontra e depois retirar o dedo para que seleccione a opção desejada.



Para uma melhor compreensão do funcionamento do TouchScreen Braille Writer, veja a aplicação em funcionamento no seguinte vídeo:



Estas iniciativas são as mais louváveis no mundo da tecnologia, uma vez as empresas continuam a pensar apenas na maioria dos consumidores mas a verdadeira evolução será alcançada quando gadgets como tablets e smartphones estiverem adaptados às necessidades e limitações de cada um.

Nenhum comentário: