Rib Down
Informações Úteis
Orientação para os pais
Mudanças de atitude e o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down
Informações médicas
Todas as crianças necessitam realizar visitas periódicas ao pediatra a fim de que seu desenvolvimento e estado geral de saúde possam ser monitorados. Pelas mesmas razões e por outros motivos, a criança com síndrome de Down (SD) não deve ser privada deste tipo de atendimento.
A suspeita clínica da SD pode ser feita, por um médico experiente, logo após o nascimento, pelos sinais característicos na criança.
A consulta com o médico geneticista confirma a suspeita clínica, esclarece e orienta os pais sobre a síndrome, porém faz-se necessário a realização do cariótipo. Este exame pode ser feito a qualquer momento durante o primeiro ano de vida, pois sua importância está especialmente ligada ao aconselhamento do casal quanto ao risco de recorrência para futuros filhos e praticamente nada vem a acrescentar para a criança, além de confirmar o diagnóstico, exceto em raríssimos casos (0,2%) de mosaicismo (menos do que 10% das células apresentando trissomia do cromossomo 21).
A seguir são descritos alguns procedimentos que devem ser realizados com a finalidade de detectar ou prevenir, quando possível, condições que podem comprometer a qualidade de vida desses indivíduos, lembrando que devem ser seguidas as orientações de seu médico.
Ao nascimento na suspeita clínica
Durante o primeiro ano
Depois do primeiro ano
Informações jurídicas/legislação
Direitos básicos das pessoas com deficiência
Direito de ir e vir (Acessibilidade)
O direito à educação
O direito à saúde
O direito ao trabalho
Outros direitos
Informações sobre Síndrome de Down
Informações Gerais
Incidência
Aspectos Clínicos
Aspectos Genéticos
Links interessantes
Dicas de sites e blogs interessantes
Artigos e textos diversos
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Escolas inclusivas: o projeto Roma (Miguel López Melero)
A Alegria de Ensinar (Rubem Alves)
Cartilha de acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular
Autonomia na Síndrome de Down: um caminho que começa em casa (Josiane Mayr Bibas)
IRMÃOS - Uma Relação Importante (Susan P. Levine - traduzido e adaptado por Josiane Mayr Bibas)
A deficiência intelectual em indivíduos com Síndrome de Down é conseqüência de privação cultural, não uma determinação genética (Gil Pena)
O que eu aprendi? Meu pensamento antes e depois do "Projeto Roma"(Miguel López Melero)
A educação física e as pessoas com deficiência: outro modo de culturização para a melhora da qualidade de vida (Miguel López Melero – Universidade de Málaga – Espanha)
A educação intercultural: a diferença como valor (Miguel López Melero – Universidade de Málaga – Espanha)
Aprendiendo a leer y a escribir para aprender a hablar (Miguel López Melero)
Implicações cognitivas, filosóficas e educativas do trabalho do patologista
Projeto Praticando Refletindo e Aprendendo: Uma experiência da lista [educadores], nos moldes do projeto Roma
Diversidade e Cultura: uma escola sem exclusões (Miguel Lopez Melero – Universidade de Málaga – Espanha)
Diversidade (Gil Pena)
Mediadores e Mediadoras do Projeto Roma: Como "fazer pontes" cognitivas entre os contextos?
O Projeto Málaga (Dr. G. Albertini)
Dúvidas mais frequentes
Quais os cuidados que se deve ter com uma criança que nasce com a síndrome de Down?
Qual a incidência da Síndrome de Down?
Existe a possibilidade de se detectar a síndrome de Down antes do nascimento da criança?
Quem corre risco maior de ter um bebê com Síndrome de Down?
A maioria das crianças com síndrome de Down nasce de mulheres mais velhas?
As pessoas com Síndrome de Down podem se casar e ter filhos?
O tempo de vida de um indivíduo com Síndrome de Down é menor que dos outros?
O que é inclusão?
Que benefícios a inclusão traz a alunos e professores?
Por que devemos promover uma "Educação Inclusiva" ?
A escola precisa se adaptar para a inclusão?
Estudantes com deficiência mental severa podem estudar em uma classe regular?
Filmes, livros e vídeos recomendados
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
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