sábado, 23 de fevereiro de 2013

Secretaria abre consulta pública para Programa Estadual de Atendimento a Pessoa com Deficiência Intelectual, até 24 de março


Secretaria abre consulta pública para Programa Estadual de Atendimento a Pessoa com Deficiência Intelectual, até 24 de março

A parceria entre nove Secretarias Estaduais visa igualdade e direitos para as pessoas com deficiência intelectual. A sociedade pode participar com propostas.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com outras oito Secretarias Estaduais, coloca em consulta pública os princípios e diretrizes que nortearão o Programa Estadual de Atendimento a Pessoa com Deficiência Intelectual.
O programa visa apresentar diretrizes para garantia de igualdade de direitos e de oportunidades para as pessoas com déficit cognitivo. Conta com a participação das seguintes Secretarias do Governo do Estado de São Paulo: Saúde; Educação; Desenvolvimento e Assistência Social; Emprego e Relações do Trabalho; Esporte, Lazer e Juventude; Cultura;  Justiça e Defesa da Cidadania; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Os princípios do programa são inúmeros e buscam o reconhecimento do indivíduo com deficiência como sujeito de direitos, além de garantia de igualdade e de oportunidade às pessoas com deficiência e articulação e integração de programas e serviços efetivos na busca da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual.
Para que o programa esteja ainda mais alinhado com as necessidades desse público, as Secretarias abrem espaço para que a sociedade encaminhe suas contribuições. O prazo para envio desse subsídio é até 24 de março, somente pelo e-mail consultapublica.pcdi@sp.gov.br .

Findo o prazo, as contribuições serão analisadas para que sejam incorporadas ao Programa.
A íntegra do documento que compõe o Programa está em http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/CONSULTA_PUBLICA_PEDPcDI.pdf
 
Atribuições de cada Secretaria
Cada Secretaria terá um papel importante e distinto neste programa. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência será a responsável por gerar e disseminar conhecimento sobre a deficiência intelectual, incentivar e promover a realização de Seminários, Encontros, entre outros, que fomente a troca de informações e amplie o conhecimento sobre o tema, além de monitorar a execução do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual, a ser implantado no Estado.
A área da Saúde ficará responsável por implantar programas e ações voltadas à prevenção desse tipo de deficiência, bem como estabelecer protocolos para seu diagnóstico e definir uma política de atendimento a esses pacientes.
A Secretaria de Educação ficará responsável pela capacitação de profissionais para detectar sinais de atraso no desenvolvimento cognitivo das crianças, bem como garantir estímulo adequado. Além disso, implantará uma Política de Avaliação do Desenvolvimento dos alunos com Deficiência Intelectual incluídos na rede regular de ensino e nas escolas especializadas.
O mapeamento e organização da rede de atenção à pessoa com deficiência intelectual ficarão por cargo da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Além disso, ela terá de definir política de atendimento para as pessoas com deficiência intelectual adulta ou idosa e fortalecer a rede de proteção à criança e adolescente com deficiência intelectual no Estado.
A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho incentivará a contratação de pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho e criará estratégias para o financiamento de Programas de Capacitação e Inclusão Profissional voltadas à pessoa com Deficiência Intelectual.
Na área do esporte, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude incentivará a inclusão da pessoa com deficiência intelectual nos jogos e atividades esportivas de seu calendário, além de fomentar e incentivar a participação dos alunos com deficiência intelectual nas Olimpíadas Escolares.
A Secretaria da Cultura se encarregará de promover a inclusão da pessoa com deficiência intelectual nos equipamentos de cultura do Estado, bem como incentivar a produção artística.
A Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania ficará responsável pela formação dos atores do Sistema de Justiça sobre a Deficiência Intelectual, direitos e paradigmas e pela articulação e mobilização da Rede de Defesa de Direitos, para que haja informações qualificadas sobre a deficiência intelectual.
A disseminação de boas práticas de inclusão e a realização de estudos e pesquisas em favor da prevenção, inclusão e melhora da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual ficarão por conta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

SERVIÇO

Consulta Pública para o Programa Estadual de Atendimento a Pessoa com Deficiência Intelectual
Prazo:
22 de fevereiro a 24 de março de 2013.
Programa: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/CONSULTA_PUBLICA_PEDPcDI.pdf
Propostas para:
consultapublica.pcdi@sp.gov.br
Participe!

Nenhum comentário: