sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Litoral de São Paulo oferece Programa Praia Acessível com calendário diferenciado


Litoral de São Paulo oferece Programa Praia Acessível com calendário diferenciado

Pessoas com deficiência podem tomar banho de mar utilizando cadeiras anfíbias em dez municípios que compõem a região, em horários e datas diferenciadas
Tabela com informações adicionais.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, dez municípios do litoral paulista contam com o Programa Praia Acessível, com calendário diferenciado.
Lançado em 2010, por iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o programa tem parceria com as prefeituras dos municípios com o objetivo de oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança.
Os municípios que farão horários diferenciados durante esse mês serão: Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.
Até o Carnaval, dia 12 de fevereiro, o serviço fica disponível diariamente, das 10h às 17h. Bertioga disponibiliza as cadeiras na Praia do SESC e na Praia do Forte; Caraguatatuba, na Praia do Centro; Guarujá, na Praia de Pitangueiras; Ilhabela, nas praias do Guarapocaia, Perequê e Praia Grande; Itanhaém, na Praia do Sonho; Mongaguá, na Praia do Centro; Santos, no Canal 3 e na Ponta da Praia; São Sebastião, no Balneário do Trabalhador; São Vicente, na Praia de Itararé; e Ubatuba, na Praia Grande.
As praias de Bertioga, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba fornecerão o equipamento todos os dias. Caraguatatuba disponibilizará as cadeiras de terça a domingo. Guarujá, Itanhaém, Santos e São Vicente, de quinta a domingo e Mongaguá, aos finais de semana.
Após o Carnaval, o serviço ficará disponível apenas aos finais de semana em todos os municípios.

PROGRAMA PRAIA ACESSÍVEL
O Governo do Estado de São Paulo lançou, no verão de 2010, na Praia Grande, Baixada Santista, o Programa Praia Acessível. A iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência visa disponibilizar cadeiras de rodas anfíbias em cidades do litoral, garantindo o pleno acesso das pessoas com deficiência às praias paulistas.
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, destaca que as cadeiras utilizadas no Programa, são feitas com um pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. “A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade não perigosa do mar. Existe facilidade na transferência porque os braços são removíveis", explicou.
O país tem hoje 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o Censo do IBGE/2010. 
A cadeira de rodas anfíbia só pode ser utilizada por usuário de cadeira de rodas acompanhado de facilitador ou outra pessoa, independentemente de sua condição física, mediante apresentação de documentos de ambos e preenchimento de um Termo de Responsabilidade. 

Nenhum comentário: