domingo, 18 de abril de 2010

O SIGNIFICADO DO TERMO "ALUNO" E " EX-ALUNO"



O Significado do Termo Aluno e Ex-Aluno
Blog do Stephen Kannitz

Acabo de pesquisar a etimologia da palavra Aluno, e encontrei uma interessante discussão. Minha conclusão é que Aluno, ou Alumno, vem de A- Lumno, o Não Iluminado. Como A-teu, aquele que não acredita em um deus.

Curiosamente há uma enorme discussão entre professores, que alegam que isto é uma mentira. Que a palavra aluno vem de Alere, que significa crescimento.

É a definição encontrada no Dicionário do Prof. Houaiss

lat. Alumnus, i "criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo", der. do verbo alére "fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc."; ver alt-; f.hist. 1572 aluno, 1572 alumno

Quem você acha que tem razão, Houaiss ou os A lumnos ?
Pelo pouco que estudei fico com a versão Não Iluminado. Primeiro porque Universidades foram parte de um movimento que começa no Iluminismo.

Segundo porque muitas Universidades eram Religiosas,

"Para os seus discípulos (alunos) o Senhor Jesus disse:

”Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5.16)"

Terceiro, o movimento anti-Igreja de alguns intelectuais, considera o termo Alumno, politicamente incorreto, uma ofensa, o que de fato é.

Mas não é por isto que precisamos mentir e dizer que Aluno vem de Alere.

Ex-aluno também é politicamente incorreto.

Significa alguém que é iluminado ou já cresceu. O correto seria a dupla Aluno - Luno, e não Aluno - Ex-Aluno.

Em todo caso, a minha mensagem continua. Não existe a dicotomia de Alunos e Iluminados. Nunca seremos iluminados, seremos sempre aprendizes.

O problema talvez é que muitos professores se acham iluminados.

A ciência não é tão linear e perfeita como a física e a mecânica do iIuminismo, o mundo é muito mais complexo do que se imagina e nunca será equacionado e entendido. Só vivenciado e curtido.

Curtam este fim de semana, estudem somente a partir de segunda feira.

Nenhum comentário: