sábado, 4 de julho de 2009

Como deixar sua universidade acessível

http://www.livroacessivel.org/como-deixar-sua-universidade-acessivel.php

Uma Instituição de ensino acessível deve primar pelo conceito da acessibilidade. E quando falamos acessibilidade não estamos falando especificamente de pessoas com deficiência, mas também delas. Um campus acessível deve respeitar os princípios do desenho universal, o desenho para todos, sem maiores necessidades de adaptações, mesmo assim, o próprio conceito de desenho universal aponta que um bem, um produto ou um serviço em desenho universal deve atender ao maior número de pessoas possível, não significando que sejam obrigatoriamente todas as pessoas. No entanto, para que ele possa atender a todas, algumas adaptações podem ser necessárias e isso é plenamente compreensível e aceitável.

Se uma Universidade se preocupa em fornecer melhores condições de acessibilidade aos seus alunos e frequentadores com alguma deficiência significativa, (motora, sensorial, intelectual), certamente que as condições para todas as outras pessoas sem essas deficiências serão muitíssimo melhores.

Com o objetivo de contribuir com os administradores responsáveis por instituições de ensino como os reitores, diretores, gestores, coordenadores, professores, entre outros, sejam de qualquer nível, básico, médio ou superior, vamos trazer a participação de colegas com alguma deficiência significativa e que já passaram por problemas de falta de acessibilidade ou não nas instituições por onde passaram. Certamente a experiência adquirida por eles e compartilhada conosco será extremamente válida no sentido de fornecerem caminhos interessantes e criativos para outros que desejam ou precisam trilhá-los.

Assim sendo, observem o seleto menu abaixo e naveguem à vontade pelos relatos e informações valiosíssimas dos nossos consultores que fizeram questão de participar do site e estão superinteressados em poder ajudar na construção de instituições de ensino inclusivas em um número cada vez maior, até que possamos alcançar enfim uma sociedade realmente diversa e com igualdade de oportunidades para todos.

Relatos e informações de nossos consultores.
•Universidade e pessoas com deficiência física - Paralisia cerebral - Sueli Harumi Satow
•Universidade e pessoas com deficiência física - Paraplegia - Regina Cohen
•Universidade e pessoas com deficiência múltipla - Surdocegueira - Alex Garcia
•Universidade e pessoas com deficiência visual - Baixa Visão - Norman Percival Joseph Davis Júnior
•Universidade e pessoas com deficiência visual - Baixa visão - Paulo Tadeu
•Universidade e pessoas com deficiência visual - Cegueira - Cristiana Cerchiari
•Universidade e pessoas com deficiência visual - Cegueira - Liliane Vieira Moraes

Nenhum comentário: