sábado, 31 de janeiro de 2015

RJ receberá eventos-teste da Olimpíadas de 2016

RJ receberá eventos-teste da Olimpíadas de 2016
Competições permitem que atletas avaliem instalações
Evento-teste de tênis marcará a abertura do Parque Olímpico da Barra (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)
O Rio de Janeiro vai vivenciar a atmosfera dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos já neste ano, quando a cidade receberá uma série de eventos-teste dos Jogos Rio 2016. Depois da Regata Internacional de Vela, primeiro evento preparatório dos Jogos, realizada em agosto do ano passado, cerca de 20 esportes diferentes terão competições disputadas na cidade em 2015.
“Os eventos-teste são uma parte crucial da preparação para a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, permitindo que o Comitê Organizador e nossos parceiros, especialmente as Federações Internacionais de cada esporte e os parceiros governamentais, testem todos os aspectos referentes à operação das instalações”, explica Dephine Moulin, gerente-geral de Eventos-Teste do Comitê Rio 2016.
“A prioridade nestes eventos é testar as áreas de competição e os sistemas de resultados. Eles também são oportunidades para que os atletas possam experimentar as instalações e, em alguns casos, chances para o público acompanhar os melhores atletas do mundo competindo na cidade. E também nos permitem assegurar que os Jogos serão realizados nos mais altos padrões, já que alguns dos eventos-teste serão competições internacionais de alto nível”, explica.
No total, 45 eventos-teste serão realizados até maio de 2016, três meses antes do início dos Jogos. Os eventos são divididos em três blocos: o primeiro, que conta principalmente com esportes ao ar livre, acontece entre julho e outubro deste ano; o seguinte, focado em esportes em ambientes fechados, entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016; e o último, de março a maio de 2016, finalizando a preparação.
Alguns eventos serão realizados pelo Comitê Rio 2016, por meio da série de competições Aquece Rio, enquanto outros terão como organizadores as Federações Internacionais e as Confederações Brasileiras dos esportes. No segundo caso, o Comitê Rio 2016 realizará testes em operações específicas dos eventos.
Alguns dos destaques entre os eventos-teste programados para este ano são as competições de remo e hipismo, que acontecerão na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Centro Olímpico de Hipismo, respectivamente, na semana de comemoração do marco de um ano para os Jogos Olímpicos, em agosto, além do torneio de tênis, que marcará a abertura do Parque Olímpico da Barra, em dezembro.
Alguns eventos contarão com venda de ingressos e outros serão fechados aos público. Já algumas competições na região de Copacabana, como triatlo, vela, maratonas aquáticas e ciclismo de estrada, poderão ser assistidas sem a necessidade da compra de ingressos.
O calendário preliminar de eventos-teste pode ser encontrado aqui, e a versão final será divulgada em breve.
Fonte: Rio 2016

Nenhum comentário: