sexta-feira, 29 de junho de 2012

PARÁ AVANÇA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Seminário discute educação especial inclusiva


Seminário discute educação especial inclusiva

Advaldo Nobre/Ascom Seduc
A programação do seminário prossegue até a sexta-feira com mesa-redonda, oficinas sobre práticas pedagógicas e conferência sobre Gestão Compartilhada

    Da Redação
    Agência Pará de Notícias
    Atualizado em 28/06/2012 às 14:23

    A educação especial inclusiva para alunos com deficiência é o tema do 1º Seminário voltado para gestores, diretores e técnicos, que reúne cerca de 500 profissionais da Rede Estadual de Educação até a próxima sexta-feira, 29. no auditório do Hotel Gold Mar, em Belém. O evento foi aberto na manhã de hoje, 28. Atualmente, a Rede Estadual conta com aproximadamente 12 mil estudantes portadores das cinco deficiências previstas: auditiva, visual, intelectual, física, e múltipla.
    Desde 1994, a Política Nacional de Educação Especial prevê o acesso de alunos com deficiência ao ensino regular. Até então, crianças e adolescentes com deficiência recebiam escolarização em unidade de ensino específicas. Com as novas diretrizes nacionais e internacionais sobre o assunto, passou a ser exigido que estudantes com deficiência sejam incluídos e matriculados em escolas de ensino regular e, no contra-turno, matriculados em unidades de atendimento especializado ou em salas de recursos multifuncionais de suas escolas.
    Para o atendimento específico nas diversas deficiências, a Rede Estadual conta com oito unidades técnicas especializadas, três núcleos e dois centros de apoio. Além disso, mais de 500 escolas possuem Salas de Recursos Multifuncionais utilizadas no apoio ao estudante com deficiência no ensino regular. Outras 330 estão em fase de implantação e até o final de 2014 a expectativa é de que as cerca 1.100 escolas estaduais tenham o espaço em funcionamento.
    As Salas de Recursos Multifuncionais contam com materiais pedagógicos e de acessibilidade para que os estudantes com deficiência façam atividades no contra-turno. “É justamente a qualificação dos profissionais que atuam nessas salas o foco deste seminário, explicou a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), professora Heloísa Helena Brito, ao informar que a formaçãoo abre uma sequencia de atividades de para aqueles que atuam na educação especial.
    Na abertura do evento, o psicólogo e técnico da Coees, Edmilson Lima, apresentou a palestra “Políticas Públicas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. Para ele, a presença do aluno na escola e garantia do atendimento no contra-turno são fundamentais. “O Plano Nacional requer mudanças ligadas à concepção de escola para todos. Ainda é preciso derrubar mitos e adquirirmos novas práticas pedagógicas na divisão social do trabalho na escola”, afirmou.
    A programação do seminário segue até as 14h desta sexta-feira com a mesa-redonda sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE); oficinas sobre práticas pedagógicas; organização de grupos de trabalho para discutir a concepção, os princípios e o currículo, entre outros temas; além da conferência sobre Gestão Compartilhada da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que será apresentada pelo professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos do Nascimento Osório.

    Texto:
    Mari Chiba - Seduc
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