sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mau controle glicêmico em diabéticos pode contribuir para declínio cognitivo em idosos, publicado pelo Archives of Neurology


Mau controle glicêmico em diabéticos pode contribuir para declínio cognitivo em idosos, publicado pelo Archives of Neurology

Mau controle glicêmico em diabéticos pode contribuir para declínio cognitivo em idosos, publicado pelo Archives of Neurology
Para determinar se os casos antigos e os casos novos de diabetes mellitus (DM) aumentam o risco de declínio cognitivo e se, em idosos com DM, o mau controle glicêmico está relacionado a um pior desempenho cognitivo, foi realizado um estudo de coorteprospectivo, com um total de 3.069 idosos (idade média de 74,2 anos; 42% negros e 52% do sexo feminino).
Os participantes completaram os testes conhecidos como Modified Mini-Mental State Examination (3MS) e Digit Symbol Substitution Test (DSST) no início do estudo e em intervalos selecionados durante dez anos. O diabetes mellitus foi determinado no início e durante visitas de acompanhamento. A hemoglobina glicosilada foi medida no primeiro, quarto, sexto e décimo anos de seguimento a partir do sangue total.
No início do estudo, 717 participantes (23,4%) tinham DM (casos prevalentes) e 2.352 (76,6%) estavam sem DM, 159 dos quais desenvolveram a doença durante o seguimento (casos incidentes). Os participantes com DM (casos prevalentes) apresentaram menores escores basais dos testes do que os participantes sem a doença. Entre os participantes com DM prevalente, o nível maior de hemoglobina glicosilada foi associado à menor média de escores, mesmo após ajuste multivariado.
Concluiu-se que, entre os participantes da pesquisa, o DM e o mau controle glicêmico entre aqueles com DM estão associados a uma função cognitiva  pior e ao maior declínio cognitivo. Isto sugere que a gravidade da doença pode contribuir para o envelhecimento cognitivo acelerado.


NEWS.MED.BR, 2012. Mau controle glicêmico em diabéticos pode contribuir para declínio cognitivo em idosos, publicado pelo Archives of Neurology. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2012.

Nenhum comentário: