quinta-feira, 15 de março de 2012

Zanardi garante vaga nas Paraolimpíadas de Londres

Zanardi garante vaga nas Paraolimpíadas de Londres

O ex-piloto da Fórmula 1 e bicampeão da CART, Alex Zanardi confirmou que irá participar das Paraolimpíadas de Londres.O italiano que passou os últimos anos competindo em maratonas e provas cronometradas será um dos 10 atletas da equipe de paraciclismo da Itália.
Há um longo tempo Zanardi já demonstrava a vontade de competir em Londres, mas não tinha certeza se seria selecionado ou não devido à grande concorrencia por lugares.
- Agora, tenho (certeza de que irei para Londres) - confirmou o competidor ao site autosport.
- Bem, tenho 99% de chances, vamos dizer. Porque tudo pode acontecer, mas já estou classificado. Eu realmente ajudei, com meus companheiros de time, a colocar a Itália como a nação número um no ranking de equipes, então vamos ser o time que está mais representado com um total de 10 lugares nos Jogos - disse Zanardi.
Na Fórmula 1, Zanardi correu por quatro equipes: Jordan, Minardi, Lotus e Williams. Entretanto foi na equipe Chip Ganassi, da CART, que o italiano conquistou o bicampeonato da categoria.
Em 2001, quando guiava a equipe MoNunn, Zanardi sofreu um gravíssimo acidente no circuito oval de EuroSpeedway Lausitz, na Alemanha, quando seu carro foi atingido na saída dos boxes pelo carro do canadense Alex Tagliani. Como consequencia, o italiano acabou tendo as duas pernas amputadas e correu sério risco de vida.
Após um longo tempo de recuperação, Zanardi voltou a disputar campeonatos de WTCC pela BMW e conquistou três vitórias entre os anos de 2005 e 2009. Assim que começou no paraciclismo, o italiano já venceu algumas maratonas, incluindo Roma, Florença e Nova York.
Mesmo com a vaga, o atleta garante que sua carreira olímpica inicia e termina nas paraolimpíadas de Londres.
- Eu gosto do que faço e não estou com pressa em completar esta grande aventura. Na verdade, eu acredito que quando os Jogos terminarem, será um pouco triste para mim porque este capítulo da minha vida irá acabar. Eu posso continuar competindo no mesmo esporte, mas não consigo imaginar estar em forma para outros quatro anos e participar da edição brasileira dos Jogos - explicou.
- Nunca diga nunca, mas agora é um como um copo com vinho. Estou gostando e tomando cada gole muito, muito lentamente, sem me apressar para terminá-lo - completou.

Nenhum comentário: