quarta-feira, 14 de março de 2012

Exposição sobre o movimento das pessoas com deficiência na Usina

Campanha Viver sem Limite - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com DeficiênciaPágina Principal » Categoria de Filmes



Exposição sobre o movimento das pessoas com deficiência na Usina


Educação

Filmes com Audiodescrição

Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação

Pessoas com Deficiência

Relacionamento Interpessoal/Familiar/Social
 
Gustavo Trevisi Do Nascimento13 de Março de 2012 10:14




Eu vi a exposição e recomendo:



Exposição sobre o movimento das pessoas com deficiência na Usina



Com a proposta de apresentar para o público a história, de maneira acessível, inclusiva. Não apenas no seu conteúdo, mas na sua forma, que deve ser pautada pela interatividade para que a comunicação proposta seja ampla e democrática, permitindo que o visitante, seja qual for sua condição social, física ou intelectual interaja dentro deste espaço; foi inaugurada, na última sexta-...feira (09/03), na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, a exposição “Para Todos – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil”.



A abertura contou com a presença da ministra da Secretariaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, outras autoridades e representantes de entidades representativas do movimento das pessoas com deficiência. A mostra é promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e OEI (Organização dos Estados Ibero Americanos), com o apoio da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul).



Além de apresentar registros históricos, gráficos e iconográficos, tem como objetivo garantir a acessibilidade, considerando este um conceito que tem por premissa, não apenas permitir a participação ativa de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida, como também garantir que produtos, serviços e informação sejam de tal forma elaborados, produzidos e curiosidades, idéias e avanços foi o fio condutor desta ação.



O espaço da exposição está organizado de tal forma que contemple demandas de diferentes públicos. Sua base – painéis/objetos/ expostos em suporte acrílico foi projetada considerando a itinerância da mesma. Foi desenvolvida uma proposta arquitetônica específica que levou em consideração a necessidade de expor o conteúdo para pessoas com ou sem necessidades específicas (Pessoas com deficiência visual, física e mobilidade reduzida, surdas e com deficiência auditiva). Tem ainda o serviço de receptivo capacitado para atender os diferentes públicos esperados.



A curadoria está a cargo das jornalistas Vera Rotta e Maria José Coelho e o projeto cenográfico foi desenvolvido pelos arquitetos Tiago Balem (coordenação) e Luciano Topim. A mostra fica em Porto Alegre até o dia 8 de abril e vai visitar mais nove cidades nos próximos meses: São Paulo, Florianópolis, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Belém e Recife.



Link: http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/portal/index.php?id=noticias&cod=2352

Nenhum comentário: