sábado, 10 de março de 2012

AUTISTAS TAMBÉM TÊM CAPACIDADE DE JOGAR

* CAMINHOS DO AUTISMO *: AUTISTAS TAMBÉM TÊM CAPACIDADE DE JOGAR: Portuguesa é a primeira doutorada em Educação Especial por Alexandra Serodio Após seis anos de investigação, Ana Saldanha conseguiu cria...



Portuguesa é a primeira doutorada em Educação Especial

por Alexandra Serodio

Após seis anos de investigação, Ana Saldanha conseguiu criar um instrumento único que permite avaliar a capacidade de jogo das crianças com autismo. A descoberta valeu-lhe nota máxima com distinção e torna-a na única portuguesa doutorada em Educação Especial.
 



Aos 30 anos, a maioria dos quais agarrados a livros, Ana ostenta um sorriso rasgado e não esconde o orgulho do trabalho realizado. Ontem, segunda-feira, na Universidade da Extremadura, pólo de Badajoz, defendeu durante cinco horas a tese “O Jogo  em Crianças com Transtorno  do Espectro Autista (TEA): Desenvolvimento  de um  Instrumento  de Avaliação”.
“Este é o fruto de alguns anos de investigação na área do Autismo” assegura Ana, revelando que a tese “surge pela carência de métodos/provas de Avaliação do Jogo Simbólico em Crianças Autistas”. A investigadora acredita e provou que “as crianças com autismo têm capacidade de jogo” apesar de “alguns autores discordarem”.

Nenhum comentário: