Subject: Re: diferença transtorno, síndrome e doença --> era Res: Re: [autismo] Re: Ah, as noticias sensação... Para Murilo
Transtorno é um desarranjo, uma desordem - é a tradução de "disorder", que é como se chamam os TGD em inglês (PDD - pervasive developmental disorder). Achei esta análise etimológica da palavra transtorno:
http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/transtorno.htm
Procurando em alguns dicionários online, vemos que transtorno tem o significado de alteração, perturbação ou mudança. No artigo citado no link acima, vemos que a expressão se consolidou em Psiquiatria no Século XIX, inicialmente como "alteração da personalidade" - mais simpático que "desordem da personalidade", não acham?
Síndrome é um conjunto de sintomas. Um termo usualmente empregado quando não se compreende a causa dos mesmos e nem mesmo se estão relacionados entre si; brinco que a reunião de temperatura corporal alta (febre) com dor de cabeça é uma síndrome e pode ter várias causas (etiologias).
Doença vem do latim dolente (padecimento) e designa um distúrbio das funções de um órgão, da psiquê ou do organismo, associada a sintomas específicos.
O artigo da wikipedia sobre doença tem uma análise curta, mas interessante, a respeito de o que assim se considera, incluindo os fatores biopsicossociais. Levando em consideração esses conceitos, dá para entender que definir algo como doença ou como condição tem implicações sociais que imputam ao indivíduo todo um conjunto de posturas das pessoas à sua volta.
O mesmo artigo da wikipedia salienta que certas situações consideradas doença em algumas culturas, em outras, não o foram. Por exemplo, a obesidade no Renascimento europeu era vista como bela e símbolo de status: "A identificação de uma condição como uma doença, ao invés de simplesmente como uma variação da estrutura ou funcionalidade humana, pode ter importantes implicações sociais ou econômicas".
Daí, concluo que continuarei brigando para que descrevam o autismo como uma condição com a qual se pode lidar, não como uma doença que incapacita o indivíduo para a vida. O atendimento à pessoa autista, nesta perspectiva que Mariene e eu defendemos, situa-se nos campos pedagógico e psicossocial, sai do campo médico e amplia a questão para além da pessoa autista, responsabilizando a sociedade para aceitá-la e acolhê-la.
Considerar a pessoa autista como doente reforça o estereótipo de que deve ser levada a um espaço especializado para ser tratada e "curada". Considerar a pessoa autista como uma pessoa com um funcionamento próprio reforça a expectativa de que seja incluída na sociedade e possa ter sua vida autônoma e independente.
Acho importante aprofundar essa questão, achei muito interessante e vejo que, há alguns anos, não tínhamos amadurecido tudo isso.
Argemiro
Em 30 de setembro de 2011 10:12, Murilo Saraiva de Queiroz
Outro exemplo é a AIDS: uma vez que se descobriu a etiologia (infecção pelo vírus HIV) ela deixou de ser síndrome e passou a ser doença, mas continuamos a usar o termo "errado" do mesmo jeito - mais um caso em que diferenciar síndrome de doença é só discutir o sexo dos anjos, tem pouca utilidade prática.
2011/9/29 priscilla4@gmail.com
Então, o que sobra é o seguinte : transtorno - ou síndrome, me perdoem a ignorância em separar os dois -é quando existem os sintomas, eles são persistentes por um período mínimo, e acontecem segundo uma ordem pré-estabelecida e já estudada em mais de uma pessoa; doença é quando se sabe a causa do transtorno (etiologia). Veja que uma síndrome/transtorno pode se tornar doença - veja a "síndrome" de down, ficou com o nome popular errado mas já se sabe a etiologia-.
--
Murilo Saraiva de Queiroz, MSc
Senior Software Engineer
http://www.tecnologiainteligente.com.br
http://www.igenesis.com.br
http://www.vettalabs.com
http://muriloq.com/blog
--
Geólogo Argemiro Garcia
Salvador, Bahia, Brasil
pai de Gabriel (18), Pedro (21), Leonardo (22) e Gabriela (31)
http://www.cronicaautista.blogspot.com
http://www.inbloglio.blogspot.com
http://www.sorrisogeologico.blogspot.com
http://twitter.com/argemirogarcia
http://twitter.com/AutismonoBrasil
Secretário da Afaga - Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista
Secretário da Abraça - Associação Brasileira para a AÇão por direitos das pessoas com Autismo
Presidente da ABG - Associação Baiana de Geólogos
Nenhum comentário:
Postar um comentário