sábado, 2 de abril de 2011

Clube Escolar Paraolímpico — CPB - Comitê Paraolímpico Brasileiro

Clube Escolar Paraolímpico — CPB - Comitê Paraolímpico Brasileiro

Confira a lista dos projetos aprovados para 2011
Clube Escolar Paraolímpico

O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) divulga, por intermédio do seu Departamento Técnico, os projetos aprovados para o Clube Escolar Paraolímpico 2011. O programa, que teve início em 2010, tem como objetivo promover o fomento e o desenvolvimento esportivo escolar dos futuros atletas paraolímpicos do país.


Confira aqui a lista dos projetos aprovados

A novidade este ano foi a aprovação de 21 projetos e a duplicação da meta de atendimento. Em 2010 foram 19 projetos aprovados, que atenderam 640 alunos. Em 2011, o CPB espera ampliar esse número para 1.300 alunos.

Serão nove unidades da federação atendidas: São Paulo, com sete projetos, Rio de Janeiro, com quatro, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná com dois cada e Distrito Federal, Rondônia, Rio Grande do Norte e Espírito Santo com um cada.

Além disso, os projetos que desenvolveram um bom trabalho em 2010 tiveram a oportunidade de continuar no Clube Escolar Paraolímpico em 2011. Desses, 12 foram aprovados pelo Departamento Técnico do CPB.

O processo de seleção
Os projetos aprovados para o programa Clube Escolar Paraolímpico são voltados para alunos com deficiência física, intelectual e/ou visual, matriculados e frequentes em escolas públicas ou particulares, de ensino fundamental, médio e especializadas, reconhecidas pelo MEC. Para ingresso no projeto o aluno deverá ter a idade mínima de 06 anos e idade máxima de 20 anos. O projeto pode ser direcionado para uma modalidade, deficiência e gênero ou aberto com composição de mais de uma modalidade, deficiência e gênero.

Outros pré-requisitos foram levados em conta: a entidade deve possuir no mínimo 01 (um) ano de funcionamento; registro de entidade sem fins lucrativos; filiada a Confederação ou Associação Nacional esportiva vinculada ao CPB; prevê no seu estatuto o desenvolvimento de esporte para pessoas com deficiência física, visual e/ou intelectual.

A seleção dos projetos foi realizada pela Comissão Interna, com base em critérios estabelecidos de relevância, amplitude da ação, contrapartida, viabilidade físico-financeira, continuidade do projeto, priorizando as ações desenvolvidas nas áreas de atuação do Clube Escolar Paraolímpico, disponibilizado no Planejamento Estratégico do Esporte Paraolímpico Brasileiro.

Verba
Serão destinados aos projetos do Clube Escolar Paraolímpico de 2011 R$ 1,2 milhão. Este valor será dividido pelos 21 projetos aprovados. Desta forma, Cada projeto será contemplado, no máximo, com R$ 60 mil, para atender a 10 (dez) meses de funcionamento do programa com início previsto em março de 2011 e o término em dezembro de 2011. A verba poderá ser utilizada para contratação de pessoal, transporte, aquisição de material esportivo e equipamento, estrutura e divulgação do projeto.

Entre as principais mudanças do programa para este ano é a padronização dos preços.

“Foi feita uma planilha de preços para evitar discrepâncias e facilitar a aquisição dos materiais necessários para o desenvolvimento dos projetos”, explica o Tubiba.

Nenhum comentário: