sexta-feira, 4 de março de 2011

A educação inclusiva e a contabilidade - Monografias.com

A educação inclusiva e a contabilidade - Monografias.com

A educação inclusiva e a contabilidade
  1. Resumo
  2. Introdução
  3. Inclusão
  4. Educação inclusiva
  5. Ano de 2004 - Ano Ibero-americano das pessoas com deficiência
  6. O papel da Contabilidade
  7. Conselho Regional de Contabilidade
  8. Conclusão

Resumo

A responsabilidade da inclusão de um estudante com necessidade especial é de toda a comunidade escolar e representa uma oportunidade, um objetivopara que a universidade não caminhe para um grupo de pessoas sozinhas. O estudante com necessidade especial, segundo Rodrigues (2005), é um catalisador de práticas e valores novos. Face à eloqüente e visível diferença das suas possibilidades, a presença deste estudante estimula a reflexãosobre os conteúdos, as metodologias, o sucesso do ensino e da aprendizagem feitos na universidade.

Esta reflexão pode beneficiar muitas outras pessoas: os docentes que podem diferenciar as suas práticas docentes, os alunos com dificuldades, mesmo sem deficiências identificadas, e os restantes alunos que poderão, com metodologias adequadas de individualização, progredir no ritmo e na dimensão das suas capacidades.

Neste contexto, a Contabilidade deve evidenciar as medidas adotadas e os resultados alcançados pela empresa no processo de responsabilidade social,já que ela é responsável pela comunicação entre a empresa e a sociedade. A Contabilidade, principal sistema de informação de uma empresa, não pode, nos dias atuais, desconhecer esta realidade, não pode ficar à margem destas preocupações. Partindo desta premissa é que este trabalho está enfocando a inclusão, a educação inclusiva e sua legislação nacional e internacional, o Ano Ibero-americano das Pessoas com Deficiência, o papel da Contabilidade e o Conselho Regional de Contabilidade.

Nenhum comentário: