terça-feira, 29 de março de 2011

Começando e terminando a atividade física.




Alguns cuidados simples no início e término de uma sessão de atividade física podem tornar o exercício mais saudável e com menor risco de complicações osteomusculares e cardiovasculares.
A sessão de exercícios deve começar com um alongamento dos principais grupos musculares que irá aumentar a extensibilidade e melhorar a função das articulações, seguida de uma fase inicial de cerca de 5 minutos de atividade aeróbia de baixa intensidade, com aumento progressivo. Este aquecimento pode ser, por exemplo, uma caminhada lenta para quem faz a caminhada rápida como exercício principal, uma caminhada rápida para quem trota lentamente ou um trote para quem corre mais rápido ou faz alguma atividade mais intensa. Esta fase de aquecimento permite que as adaptações cardiovasculares necessárias para o exercício ocorram progressivamente.
Ao final do treinamento, deve-se diminuir a intensidade da atividade lentamente. Isso evita uma queda rápida da pressão arterial responsável por tonturas pós-esforço físico e diminui o risco de arritmias e angina (dor torácica de origem cardíaca) em pessoas predispostas. Por último, a sessão de exercício pode ser finalizada com uma nova seqüência de alongamentos.



Dr. Alex Maia
Cardiologia geral e do esporte
Consultório: (11) 3285-3053 / 3253-2695


Nenhum comentário: