Esclarecimento: um estudo do NAtional Research Counsil (NRC, 2001) revelou que TODAS as abordagens especificas alcançam em torno de 50% das crianças com resultados muito positivos. Não é somente o ABA.
 

Essa observação que você fez provavelmente veio desse artigo aqui: 

Is ABA The Only Way? 

Ele levanta um monte de pontos muito importantes sobre ABA tradicional, clássica. Eu concordo com quase tudo que ele diz, aliás. Uma frase importante desse artigo acho que resume bem o que penso:

Práticas ABA contemporâneas são hoje em dia muito próximas, tanto na filosofia quanto na prática, de práticas não-ABA que são mais baseadas em desenvolvimento, e individualizadas para crianças e famílias (e.g. DIR-Floortime, Hanen, RDI, SCERTS, TEACCH e outras). 

Aliás, isso (ABA "misturado com outras coisas") foi justamente algo que o Argemiro comentou comigo, logo que tínhamos recebido o diagnóstico. 

Eu também descobri o livro original do NRC que é citado pelo artigo. Ele está aqui: 

Educating Children with Autism


Minha crítica é só com a frase "TODAS as abordagens específicas". Isso é um prato cheio para qualquer um dizer "meu método funciona tão bem quanto ABA, quem falou foi o NRC!". 

Então eu fui conferir exatamente com que outras abordagens ABA foi comparada. Isso pode ser encontrado no livro, na página 150, que reproduzo abaixo. 

Note que nessa comparação estão TEACCH, LEAP, programas de universidades famosas como Denver, UCLA, etc. São todos programas muito sérios, com muitas publicações, coordenados e desenvolvidos por profissionais capacitados. 

Essa comparação NÃO inclui, por exemplo, Son-Rise, justamente por ele ser praticado à parte da comunidade acadêmica, por leigos (que só recebem o treinamento dos próprios criadores do método) e não ter estudos científicos publicados (praticamente o material se restringe ao que é vendido pelos criadores). 


TABLE 12–1 Features of Comprehensive Programs
Program
Mean Age at Entry (range), in Months
Hours Per Week
Usual Settinga
Primary Teaching Procedure
Children’s Unit
40
(13 to 57)
27.5
School (S)
Discrete trial
Denver Community Based Approach
46
(24 to 60)
20
School (I), home, community
Playschool curriculum
Developmental Intervention Model
36
(22 to 48)
10–25
Home, clinic
Floor time therapy
Douglass
47
(32 to 74)
30–40
School (S and I), home
Discrete trial; naturalistic
Individualized Support Program
34
(29 to 44)
12
School (I), home, community
Positive behavior support
LEAP
43
(30 to 64)
25
School (I), home
Peer-mediated intervention; naturalistic
Pivotal Response Training
36
(24 to 47)
Varies
School (I), home, community, clinic
Pivotal response training
TEACCH
36
(24 and up)
25
School (S), clinic
Structured teaching
UCLA Young Autism Project
32
(30 to 46)
20–40
Home
Discrete-trial
Walden
30
(18 to 36)
36
School (I), home
Incidental teaching
a(S) segregated classroom; (I) inclusive classroom