Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
sábado, 31 de dezembro de 2011
Visão geral da acessibilidade - Guia de acessibilidade do Oracle Solaris 11 para o GNOME Desktop
Visão geral da acessibilidade
Os recursos de acessibilidade permitem que pessoas com necessidades especiais utilizem o software de maneira fácil e eficiente.
O Área de trabalho do Oracle Solaris é fácil de usar e dispõe de muitos recursos de acessibilidade. Todos os aplicativos e utilitários que possuem o suporte do Área de trabalho do Oracle Solaris foram desenvolvidos levando em consideração a acessibilidade e a usabilidade. Os usuários com necessidades físicas especiais, como visão debilitada ou habilidades motoras deficientes, podem usar todas as funcionalidades do Área de trabalho do Oracle Solaris graças às ferramentas de personalização disponíveis. Essas ferramentas permitem personalizar a aparência e o comportamento da área de trabalho.
A opção de personalizar o Área de trabalho do Oracle Solaris contribui muito com a acessibilidade da área de trabalho. Este guia descreve as várias opções de personalização disponíveis para a área de trabalho.
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
EXISTEM BANHEIROS PÚBLICOS ADAPTADOS PARA OSTOMIZA...
ADAPTADOR PARA VASO SANITÁRIO – UMA SUGESTÃO PARA ...
OSTOMIZADOS & CIA: PRÊMIO PIPA FAZ HOMENAGEM AOS OSTOMIZADOS E DEFICI...
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Além da Sala de Aula
Orientações aos Sistemas de Ensino sobre o Decreto...
Síndrome de Rett
Como a Escola pode se tornar Inclusiva
Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na Áre...
Professores para uma sociedade inclusiva.
A Inclusão Começa em Casa...
Síndrome de Asperger
Síndrome Alcoólica Fetal, SAF?
Você sabe bater palmas inclusivas?
A família e a criança com TGD
TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA - TRANSTOR...
Curso de TIC's pela UFRGS
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Procuram-se 15 milhões de brasileiros
Dados do Censo 2010 revelam que 23,9% da população brasileira – cerca de 45,6 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência. E desse total, quase 18 milhões apresentam as formas mais severas.Tanto o percentual quanto o número absoluto surpreenderam, pois o Censo anterior mostrava pouco mais de 14,5% da população com deficiência e as projeções de técnicos e entidades do setor estimavam encontrar perto de 30 milhões de pessoas nesta nova pesquisa.O espanto inicial foi logo substituído por uma pergunta: o que explicaria este aumento inesperado?As hipóteses são muitas. É fato que a violência urbana tem aumentado exponencialmente, seja em termos de ferimentos causados por armas de fogo ou computando-se as vítimas de acidentes, com destaque para os casos envolvendo motocicletas. Mas, ainda que seja um fenômeno comprovado, este não seria suficiente para causar um crescimento estatístico tão agudo.Outra possibilidade – esta bem mais positiva – é que estejamos diante de uma mudança comportamental, impulsionada por avanços no campo da inclusão ocorridos na última década, como a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a efetiva fiscalização do cumprimento da Lei de Cotas no trabalho e a criação Brasil afora de secretarias e outras instâncias políticas dedicadas à inclusão.Assim, o Censo 2010 pode estar apenas sinalizando que, no momento em que o cidadão percebe que seus direitos começam a ser respeitados, pode assumir com mais dignidade a sua condição. Talvez muitas pessoas que há dez ou vinte anos tenham deixado de declarar a deficiência, passaram agora a fazê-lo.A resposta a essas dúvidas ainda vai requerer estudos mais aprofundados, mas esses números trazem um alerta: será inevitável articular os poderes municipais, estaduais e a federação para adequar projetos e rever medidas, inclusive aquelas anunciadas no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que prevê investimentos de R$ 7,6 bilhões. Esta é uma tarefa sobre a qual toda a sociedade brasileira terá de se debruçar.Mas esta não é uma má notícia. Para quem participou ativamente da luta pelo reconhecimento dos direitos dessa parcela da população, é impossível não se emocionar pelo tanto que foi conquistado.Há 30 anos, guias rebaixadas, transporte adaptado e educação inclusiva eram reivindicações tidas como de uma minoria e não estavam na agenda dos governantes. Agora sabemos que não podem ser menosprezadas, pois interessam a um quarto das famílias brasileiras.Linamara Rizzo Battistella é médica fisiatra e secretária de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
:: C P S P - Clube dos Paraplégicos de São Paulo ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
domingo, 25 de dezembro de 2011
sábado, 24 de dezembro de 2011
DISLEXIA
AUTISMO
Pais e estudante gravam “bullying” de professores
FloreSer - Neurodiversidade: Teste do marshmallow: cientistas descobrem áreas d...
Neurodiversidade: FELIPE SANTOS EM MOVIMENTO DA VIDA
Autismo em Belo Horizonte: Nota da Associação Brasileira de Psicologia e Medi...
Jovem ensina música a autistas em Orquestra de Vio...
Blog do AXEL GRAEL: Comitê Paraolímpico seleciona projetos de esporte ...
Alex Basket # 15: Nunca Desista de Seus Sonhos!!!
Alex Basket # 15: BASQUETE EM CADEIRAS DE RODAS 2012
Alex Basket # 15: BASQUETE EM CADEIRAS DE RODAS 2012
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Revista - Salvador aprova “Lord Nelson” em todos os sentidos
O Grande Veleiro “Lord Nelson”, que visitou Lisboa, recebeu a visita da Associação Salvador (IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social) com o objectivo de conhecer as instalações criadas para receber pessoas portadoras de deficiências motoras. Salvador Mendes de Almeida, o fundador da Associação, atestou todas as especificidades de um veleiro desenhado propositadamente para facilitar o acesso a pessoas com limitações físicas.Destaque para o convés da embarcação que tem uma barra mais saliente para os deficientes visuais saberem onde estão e assim se poderem orientar. Toda a mastreação está também colocada a um nível mais baixo para os tripulantes de cadeira de rodas ter acesso a todo o equipamento.
Para uma maior segurança a bordo cada pessoa portadora de deficiência é acompanhada por outro velejador mais experiente.John Ethridge, Capitão do Lord Nelson, que conduziu a visita guiada, falou das características únicas do veleiro: “Podemos receber até oito pessoas em cadeira de rodas, para além de pessoas portadoras de outras deficiências, porque o veleiro é totalmente adaptado. Foi um grande desafio adaptar este veleiro de modo a satisfazer qualquer necessidade para qualquer pessoa. Até 1996 não havia nenhum veleiro para pessoas com deficiência. Foi muito desafiante conseguir adaptar todos os pormenores necessários. Colin Mudie, o designer do veleiro, teve que pensar em todos os pormenores. Temos que ter um sistema de evacuação adaptado para os vários tipos de deficiência que recebemos a bordo, por exemplo, quando o alarme dispara, algumas das camas também vibram, para o caso de termos pessoas surdas entre a tripulação.”
Mitología de la sexualidad especial: "Relaciones afectivas y sexualidad: Discapacidad, ...
Mitología de la sexualidad especial: Documental: "Blind Loves".
Mitología de la sexualidad especial: Documental: "Blind Loves".
Inclusão e Mediação Escolar -Creative Ideias
Dia: 11/02/2012
Horário: 08h às 17hLocal: SUESC - Praça República, 50 - Centro - Rio de Janeiro (Próximo a Central e Campo de Santana)E-mail: contato@creativeideias.com.brTelefone: (21) 2577 8691 3246 2904 8832 6047 8688 3654
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Workshop Desporto Adaptado 2011 da APD em video
Mensagem dos cidadãos com deficiência aos membros ...
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Na Nova Zelândia, grupo de pais busca frear o “genocídio” de pessoas com síndrome de Down | Inclusive
Bioética, deficiência e direitos reprodutivos: entrevista com a Dra. Janaína Penalva | Inclusive
Por Lucio Carvalho
No sentido de aproximar o debate sobre as questões envolvendo deficiência, direitos reprodutivos, bioética e a realidade brasileira, entrevistamos a Dra. Janaína Penalva, advogada e diretora-executiva da ANIS: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero . A entrevista foi concedida por e-mail e transcrita em sua literalidade.
A Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero é a primeira organização não-governamental, sem fins lucrativos, voltada para a pesquisa, assessoramento e capacitação em bioética na América Latina. Com sede em Brasília, a Anis desenvolve suas atividades desde 1999, contando com uma equipe multidisciplinar de profissionais com larga experiência em bioética. Desde 2002, a ANIS está cadastrada no diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa como instituição de pesquisa em bioética. A Anis é, também, ponto focal de bioética da Organização Pan-Americana de Saúde.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Amputado desde jovem transforma extremidade de ombro com tattoo 3D
Norueguês Heine Braeck, 33 anos, tatuou um golfinho no ombro direito. Ele perdeu o braço inteiro em acidente numa linha de trem.
Um norueguês que perdeu o braço direito em um acidente ainda na infância pensou em uma maneira criativa de modificar a extremidade do membro amputado. Heine Braeck, de 33 anos, odiava a aparência da ponta de seu ombro direito, única parte mantida após um acidente em uma linha de trem quando ele ainda era criança. Isso até perceber que ela se assemelhava à cabeça de um golfinho.
Ele pediu que um artista norueguês transformasse seu ombro em uma tatuagem 3D. O tatuador Valio Ska conseguiu um resultado surpreendente, segundo mostrou o tabloide britânico "The Sun". "Meus amigos acharam muito legal, e eu amei porque agora não preciso mais ficar olhando para este velho calombo", diz Heine. Fotos mostrando apenas o ombro de Heine já haviam circulado na internet, porém sem o nome do tatuado nem confirmações de sua veracidade.
O acidente
O norueguês conta que, quando tinha 13 anos, tentou pegar um atalho por cima de um trem parado, mas que começou a se mover enquanto ele estava no topo.
"Perdi o equilíbrio e só consegui segurar no fio elétrico que ligava o trem, e me 'fritei'", lembra. Levado ao hospital após o choque, ele acabou tendo amputado o braço que segurou o cabo durante a queda.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/
Novo decreto e PNE assustam defensores de educação inclusiva
Entidades temem mudança nas políticas que garantem a frequência de alunos deficientes em escolas regulares e protestam na internet.
Dispositivos e aplicativos ajudam o deficiente visual a usar o computador
Os leitores de tela leem todo o conteúdo escrito na página e os comandos são usados somente pelo teclado.
Sorocaba (SP) cria nova pasta para idosos e pessoas com deficiência
Projeto de Lei para criar secretaria para atender esse público será votado em 2012; 20% da população se encaixa nesse perfil.
UnP e CEI inscrevem interessados em Simpósio sobre Autismo 26 e 28 de janeiro de 2012 - NATAL - RGN
http://www.unp.br/
1º Simpósio de Inclusão: Dialogando Sobre Autismo
Discutindo Novas Estratégias
Dia 26/01 - 08h às 12h e das 14h às 18h
ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAÇÃO DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS
Profª. Drª. Simone Aparecida Lopes Herrera
Fonoaudióloga, Especialista em linguagem, Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da USP, uma das autoras do livro “Estimulação da Linguagem: aspectos teóricos e práticos, capítulo 4: princípios da intervenção com base comportamental em crianças sem linguagem oral”.
Dia 27/01 - 08h às 12h e das 14h às 18h
CARS E PEP-R: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO VALIDADOS NO BRASIL
Profª. Drª. Viviane Costa de Leon
Terapeuta Ocupacional, Psicopedagoga, formação na Metodologia TEACCH nos Estados Unidos e Bélgica, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma das autoras do livro “Desordens do espectro Autístico” (Capítulo sobre MÉTODO TEACCH).
Dia 28/01 - 08h às 13h
ADEQUAÇÕES CURRICULARES E ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES ADAPTADAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO
Msc. Maria Elisa Granchi Fonseca
Psicóloga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, formação em TEACCH pela Universidade da Carolina do Norte (USA), Coordenadora do CEDAP da APAE de Pirassununga-SP.
Meninos com autismo degenerativo tem cerebros maiores - RAC
Pesquisa analisou 180 indivíduos
(Foto: sxc.hu)
Os meninos que perdem, repentinamente, as habilidades de linguagem e socialização por sofrer de um tipo de autismo degenerativo, apresentam um crescimento anormal do cérebro a partir dos quatro meses de idade, revelou um estudo americano.
Os cérebros dos meninos que sofrem de autismo degenerativo são 6% maiores do que os cérebros dos saudáveis e dos que sofrem de outro tipo de autismo, cujos sintomas se apresentam na mais tenra idade.
O estudo, do qual participaram 180 indivíduos, e foi descrito como 'a maior pesquisa sobre o desenvolvimento do cérebro em meninos pré-escolares com autismo' feito até agora não revelou nenhum crescimento anormal no cérebro das meninas que sofrem de autismo.
O estudo traz mais dados 'à evidência crescente de que há tipos biológicos diferentes de autismo, (que apresentam) mecanismos neurobiológicos diferentes', assegurou David Amaral, co-autor do estudo e diretor do projeto do Instituto MIND, da Universidade da Califórnia (sudoeste).
OSTEOGENESIS IMPERFECTA - Osso de cristal
Portadores de doença rara que afeta ossos vivem sob risco de constantes fraturas. Eles lutam por melhor tratamento
Irmãs: Gabriela não anda, mas se diverte com Graziela (ao fundo), que também tem a enfermidade.
Como funciona o autismo
Introdução
autismo
Algumas crianças parecem que vivem em um mundo próprio. Elas parecem distantes e fechadas, evitam o contato com os olhos e fogem dos abraços dos pais. Podem ter comportamentos estranhos, como bater os braços ou organizar obsessivamente seus brinquedos. Elas estão entre aproximadamente 1,5 milhão de crianças nos Estados Unidos que têm autismo - uma doença que interfere na capacidade de uma criança em se comunicar e interagir socialmente.
Até hoje, o autismo tem sido bem difícil de decifrar. Os cientistas ainda não compreenderam completamente o mistério que está bem no fundo do cérebro das crianças com autismo. Embora os pesquisadores tenham descoberto dicas sobre o que causa essa condição, eles ainda não descobriram uma maneira de prevenir ou curar o autismo.
Brincar para Crescer - Atividades para ajudar sua criança com autismo
O livro Brincar para Crescer contém 201 exemplos de atividades projetadas para ajudar crianças especiais a desenvolver habilidades sociais fundamentais. As atividades estão divididas de acordo com os 5 estágios do desenvolvimento descritos no Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise®, e cada atividade foi projetada para trabalhar uma habilidade específica dentro de um determinado estágio. Brincar para Crescer é um ótimo companheiro para pais e profissionais ligados a crianças de todo o espectro do autismo. O livro auxilia pais e profissionais a promover o desenvolvimento de habilidades de suas crianças enquanto estas se divertem brincando em motivadoras atividades interativas.
Brincar para Crescer
206 páginas
Dimensões: 30cm x 22cm
Língua portuguesa
ISBN: 978-85-7782-079-5
Brincar para Crescer, disponível pela 1ª vez no Brasil, está sendo distribuído pelo valor de R$72,00, mais o frete do correio. Utilize a ferramenta do Pagseguro para calcular o valor do frete para a sua cidade (Opção PAC: 5-10 dias úteis após o envio; Opção SEDEX: 2-3 dias úteis após o envio).
Sua compra será enviada para o endereço que você fornecer nas próximas páginas durante o processo de compra. Por favor preencha todos os campos de endereço corretamente para que os Correios possam fazer a entrega. Após a postagem de seu produto nos Correios, você receberá um email com o número de rastreamento de seu produto e poderá acompanhar o andamento do envio.
Caso o endereço fornecido não conte com alguém sempre presente durante o horário comercial para que esta pessoa possa receber o produto trazido pelos Correios, solicitamos que, tendo em mãos o número de rastreamento, o comprador entre em contato com a agência dos Correios responsável por seu bairro para que a coleta do produto seja feita na própria agência.
Benefícios para Autistas
BENEFÍCIOS PARA AUTISMO
Por Michele Senra
Isenção de IPI/IOF para Portadores de Deficiência e Autistas
QUEM PODE REQUERER
As pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas poderão adquirir.
A condição de pessoa portadora de deficiência mental severa ou profunda, ou a condição de autista, será atestada conforme critérios e requisitos definidos pela Portaria Interministerial SEDII/MS nº 2, de 21 de novembro de 2003.
UTILIZAÇÃO DA ISENÇÃO DO IPI
O benefício poderá ser utilizado uma vez a cada 03 (três) anos, sem limites do número de aquisições.
A aquisição do veículo com o benefício fiscal por pessoa que não preencha as condições estabelecidas na Instrução Normativa SRF n° 375/03 assim como a utilização do veículo por pessoa que não seja o beneficiário portador de deficiência, salvo a pessoa por ele autorizada, sujeitará o adquirente ao pagamento do tributo dispensado, acrescido de juros e multa, nos termos da legislação vigente, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
A isenção do IPI para deficientes não se aplica às operações de arrendamento mercantil (leasing).
O IPI incidirá normalmente sobre quaisquer acessórios opcionais que não constituam equipamentos originais do veículo adquirido.
UTILIZAÇÃO DA ISENÇÃO DO IOF
São isentas do IOF as operações financeiras para aquisição de automóveis de passageiros de fabricação nacional de até 127 HP de potência bruta para deficientes físicos. Atestadas pelo Departamento de Trânsito onde residirem em caráter permanente, cujo laudo de perícia médica especifique o tipo defeito físico e a total incapacidade para o requerente dirigir veículos convencionais.
A Isenção do IOF poderá ser utilizado uma única vez
PRAZO DE UTILIZAÇÃO DO BENEFÍCIO
O benefício somente poderá ser utilizado uma vez a cada três anos, sem limite do número de aquisições.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
1) Requerimento ( Anexo I da IN 375/03 ), em três vias originais, dirigido ao Delegado da Delegacia da Receita Federal (DRF) ou ao Delegado da Delegacia da Receita Federal de Administração Tributária (Derat) da jurisdição do contribuinte;
2) Declaração de Disponibilidade Financeira ou Patrimonial do portador de deficiência ou autista, apresentada diretamente ou por intermédio de representante legal, na forma do Anexo II da IN 375/03, compatível com o valor do veículo a ser adquirido;
3) Laudo de Avaliação, na forma dos Anexos VII, VIII ou IX, emitido por serviço médico oficial da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou por unidade de saúde cadastrada pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
4) Para Isenção de IOF declaração sob as penas da lei de que nunca usufruiu do benefício;
5) Certificado de Regularidade Fiscal ou Certidão Negativa de Débitos expedida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS ou ainda declaração do próprio contribuinte de que é isento ou não é segurado obrigatório da Previdência Social;
6) Cópia da Carteira de Identidade do requerente e/ou do representante legal;
7) Cópia da Carteira Nacional de Habilitação do adquirente ou do condutor autorizado.
8) Certidão Negativa da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - PGFN.
OBS.: 1) Caso o portador de deficiência, beneficiário da isenção, não esteja capacitado para dirigir, o veículo deverá ser dirigido por condutor autorizado pelo requerente, conforme identificação constante do Anexo VI da IN 375/03, que deve ser apresentada com a documentação acima.
2) Para fins de comprovação da deficiência poderá ser aceito laudo de avaliação atestando a existência e o tipo de deficiência, obtido junto ao Departamento de Trânsito (Detran).
3) Na hipótese de emissão de laudo de avaliação por clínica credenciada pelo Detran ou por unidade de saúde cadastrada pelo SUS, deverá ser indicado no próprio laudo o ato de credenciamento junto ao Detran ou o número do cadastro no SUS.
Outras informações você encontra no site abaixo:
Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/GuiaContribuinte/IsenIpiDefiFisico.htm
=================================================================
Amparo assistencial do INSS para autistas
O QUE É
É UM BENEFÍCIO DE 01 (UM) SALÁRIO MÍNIMO MENSAL PAGO ÀS PESSOAS IDOSAS COM 65 (SESSENTA E CINCO) ANOS OU MAIS, CONFORME O ESTABELECIDO NO ART. 34 DA LEI Nº 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003 - O ESTATUTO DO IDOSO, E ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA INCAPACITADAS PARA A VIDA INDEPENDENTE E PARA O TRABALHO. ESTÁ PREVISTO NO ARTIGO 2º, INCISO IV, DA LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - LOAS (LEI Nº 8.742 DE 07 DE DEZEMBRO DE 1993) E REGULAMENTADO PELO DECRETO Nº 1.744, DE 08 DE DEZEMBRO DE 1995 E PELA LEI Nº 9.720, DE 20 DE NOVEMBRO DE 1998 E ESTÁ EM VIGOR DESDE 1º DE JANEIRO DE 1996. COMPETE AO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME (MDS) E AO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), A SUA OPERACIONALIZAÇÃO.
OBJETIVO
PÚBLICO-ALVO
IDOSOS COM 65 ANOS OU MAIS E PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA INCAPACITADAS PARA O TRABALHO E PARA A VIDA INDEPENDENTE. EM AMBOS OS CASOS, A RENDA FAMILIAR PER CAPITA DOS BENEFICIÁRIOS TEM DE SER INFERIOR A ¼ DO SALÁRIO MÍNIMO.
COMO FUNCIONA
1- SOLICITAR AO INSS, POR MEIO DE REQUERIMENTO PRÓPRIO, QUE DEVE SER PREENCHIDO E ASSINADO PELO REQUERENTE RESPONSÁVEL LEGAL;
2- DECLARAR, EM FORMULÁRIO PRÓPRIO, A COMPOSIÇÃO DO GRUPO FAMILIAR E COMPROVAR RENDA INFERIOR A 1/4 DO SALÁRIO MÍNIMO MENSAL POR PESSOA DA FAMÍLIA;
3- NO CASO DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA, TER A SUA CONDIÇÃO DE INCAPACITADA PARA A VIDA INDEPENDENTE E PARA O TRABALHO ATESTADA PELA PERÍCIA MÉDICA DO INSS;
4- OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA DEVERÃO AGUARDAR A CONVOCAÇÃO DO INSS PARA A REALIZAÇÃO DA PERÍCIA MÉDICA;
5- O REQUERIMENTO, ACOMPANHADO DA DOCUMENTAÇÃO, DEVERÁ SER ENTREGUE NOS POSTOS DO INSS OU NOS LOCAIS AUTORIZADOS;
6- PORTADORES DE DEFICIÊNCIA E IDOSOS DEVERÃO AGUARDAR A COMUNICAÇÃO PELO INSS, DA CONCESSÃO OU NÃO DO BENEFÍCIO.[
CONCEDIDO ATRAVÉS DO INSS OU A UMA SÉC DE ASSISTÊNCIA SOCIAL OU CONGÊNERE A PARTIR DISSO, PODE-SE SER FEITO O REQUERIMENTO POR FOMULÁRIO (INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO – PARA PODER REQUERER O BENEFÍCIO) ASS. SOCIAL FAZ UMA VISITA PARA VER SE ELE VAI CORRESPONDER AO BENEFÍCIO. O FORMULÁRIO ENVIADO AO INSS E COMEÇA A RECEBER O BENEFÍCIO APÓS O RECEBIMENTO DE UM CARTÃO.
PRÉ-REQUISITOS
A PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA DEVE COMPROVAR QUE:
- É PORTADORA DE DEFICIÊNCIA E ESTÁ INCAPACITADA PARA O TRABALHO E PARA A VIDA INDEPENDENTE;
- O TOTAL DE SUA RENDA MENSAL E DOS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA, DIVIDIDO PELOS INTEGRANTES, SEJA MENOR QUE UM QUARTO DO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE.
DOCUMENTOS
SÃO NECESSÁRIOS OS SEGUINTES DOCUMENTOS:
- IDENTIDADE DO REQUERENTE E DE SEUS FAMILIARES.
- COMPROVAÇÃO DE RENDA DA FAMÍLIA.
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.
NÃO É NECESSÁRIO QUE O SOLICITANTE JÁ TENHA CONTRIBUÍDO PARA A PREVIDÊNCIA SOCIAL, MAS ATENÇÃO:
- CONSIDERA-SE RENDA TODO E QUALQUER RECEBIMENTO, TAIS COMO: SALÁRIOS, RENDIMENTOS DE AUTÔNOMOS, PRESTAÇÃO OU VENDA DE BENS E SERVIÇOS, ALUGUÉIS, PENSÕES, BENEFÍCIOS E OUTRAS;
- ESPECIFICAMENTE NOS CASOS DE REQUERIMENTO DE BENEFÍCIOS PARA IDOSOS, AS RENDAS PROVENIENTES DE OUTROS BENEFÍCIOS JÁ CONCEDIDOS A IDOSOS NA MESMA FAMÍLIA NÃO SÃO CONSIDERADAS PARA EFEITOS DO CÁLCULO DA RENDA FAMILIAR PER CAPITA ;
- SÓ SÃO CONSIDERADOS INTEGRANTES DA MESMA FAMÍLIA:
A) O REQUERENTE, OS PAIS E OS IRMÃOS MENORES DE 21 ANOS OU INVÁLIDOS;
B) O REQUERENTE O MARIDO, ESPOSA E FILHOS MENORES DE 21 ANOS OU INVÁLIDOS QUE VIVAM SOB O MESMO TETO, E OS EQUIPARADOS A ESSAS CONDIÇÕES;
- SITUAÇÃO DE SEPARAÇÃO, DIVÓRCIO OU SIMILARES DEVERÃO SER COMPROVADAS COM DOCUMENTOS;
- REQUERIMENTOS POR PROCURAÇÃO, RESPONSÁVEIS POR MENORES OU SOB TUTELA E CURATELA DEVERÃO SER ACOMPANHADOS DA DOCUMENTAÇÃO LEGAL.
- NO CASO DE PORTADOR DE DEFICIÊNCIA, A CONDIÇÃO DE INCAPACIDADE PARA O TRABALHO E PARA A VIDA INDEPENDENTE DEVE SER ATESTADA PELA PERÍCIA MÉDICA DO INSS.
ONDE REQUERER O BENEFÍCIO
O PORTADOR DE DEFICIÊNCIA DEVE PROCURAR A AGÊNCIA DO INSS MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA E SOLICITAR O BENEFÍCIO.
MAIS INFORMAÇÕES NO SITE www.mds.gov.br
==========================================================
RioCard Especial: condução para autistas com acompanhantes
Veja, a seguir, os passos para a emissão do Passe Livre.
1º Passo:
Art.17 - Para os efeitos desta Lei, considera-se deficiente a pessoa portadora de pelo menos uma das seguintes condições:
- deficiência mental (no caso de autismo entra aqui) - funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:
a) comunicação;
b) cuidado pessoal;
c) habilidades sociais;
d) utilização da comunidade;
e) saúde e segurança;
f) habilidades acadêmicas;
g) lazer; e
h) trabalho.
2º Passo:
Caso esteja enquadrado em alguma das condições apresentadas acima, então, dirigir-se a um dos postos de cadastramento, conforme descrito abaixo, munido dos seguintes documentos:
o Documento de Identificação (Identidade, Certidão de Nascimento ou CPF);
Atestado médico fornecido por instituição Pública Municipal, Estadual,Federal ou rede credenciada do SUS (Sistema Único de Saúde) contendo CID-10 (código da Doença);
Comprovante de residência.
O Atestado para ser aceito deve: Ser original, ou cópia autenticada;
Ter o carimbo e assinatura do médico;
Ser legível e ter o CID-10;
Declarar, quando necessário, se faz tratamento continuado.
Relação dos Postos de Cadastramento do Passe Livre:
Coordenadoria Regional:
- Praça Marechal Hermes, 02 - Santo Cristo Tel: 2283-1591
- Rua São Salvador, 56 - Laranjeiras
Tel.: 2205-0247
- Rua Visconde de Santa Isabel, 34 - Vila Isabel
Tel.: 2576-2021
- Rua Vinte e Quatro de Maio, 931 - Méier
Tel.: 2501-0314
- Rua Professor Lacet, 57 - Ramos
Tel.: 2573-8640
- Rua Barão da Taquara, 09 - Praça Seca
Tel.: 2452-1722
- Praça José Eusébio, s/nº - Campo Grande
Tel.: 3394-4469
- Rua Lopes Moura, 46 - Santa Cruz
Tel.: 3395-4410
CEMASI's:
- Est. dos Maracajás, 973 - Ilha do Governador Tel: 3393-3058
- Rua Leopoldo Bulhões, 800 - R.6 QD 6 CASA 37 - Benfica
- Rua Taperoá, 308 - Bairro Caracol - Penha
Tel.: 3887-2109
- Avenida dos Magistérios, s/nº - Praia da Rosa
Tel.: 3393-9928
- Rua Capitão Aliatar Martins, 211 - Irajá
Tel.: 3013-1784
- Rua Nei Vidal, 43 - Guadalupe
Tel.: 2489-4299
- Rua Noruega, 21 - Costa Barros
- Rua Manoel Machado, s/nº - Vaz Lobo
Tel.: 2489-2143
- Rua da Jaqueira, 44 - Coelho Neto
Tel.: 2471-0571
- Rua Oliveira Braga, nº 211 - Realengo
Tel.: 2401-5507
- Rua Calixto, s/nº - Deodoro
Tel.: 2457-4193
- Travessa Santa Terezinha, s/nº 1 - Vila Vintém
Tel.: 3331-1367
- Rua Celso Gilberto de Oliveira, s/nº 1 - Praça Edson Costa - Senador Camará
Tel.: 2404-1231
FUNLAR:
- Rua Correia de Oliveira, 21 - Vila Isabel Tel.: 2576-2549
- Rua Carlos Boisson, s/nº - Campo Grande
Tel.: 2415-5864
3º Passo:
Após 30 dias da entrada do processo na Funlar, entrar em contato com a Central Rio Card 4003-3737, para verificar se o processo foi aprovado e agendar a foto para a emissão do Rio Card Especial.
OBS: O portador do RIOcard Especial pode entrar gratuitamente no Zoológico e no museu com acompanhante. É só mostrar o cartão na entrada. Não sei se em outros pontos turísticos dão esse direito, mas lá no Zoológico é certo.
Mais informações no site: http://www.rioonibus.com/gratuidades/index.asp
=================================================================
Gratuidade no Metrô
GRATUIDADE
Para receber o cartão de gratuidade, todos os requerentes devem comparecer diretamente no Posto de Cadastramento na Estação Central, que funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, de, 8h às 18h, e sábado de 8h às 12h (exceto feriados). Saiba quem tem direito ao benefício:
Alunos da rede pública de ensino fundamental e médio do Rio de Janeiro;
Maiores de 65 anos;
Pessoas com Deficiência e acompanhante legalmente autorizado;
Doentes crônicos e acompanhante legalmente autorizado.
CADASTRAMENTO
Todos os requerentes devem comparecer diretamente no Posto de Gratuidade na Estação Central.
De Pessoas com Deficiência e Doentes Crônicos
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
• Estar cadastrado junto à SETRANS (Secretaria de Transportes do Estado), e ter seu processo deferido e concedido para o modal metrô;
• Documento legal de identidade (original);
• Comprovante de residência de um dos últimos três meses
RETIRADA DE CARTÃO
Os cartões somente serão entregues ao usuário do Cartão Gratuidade, ou, caso este seja menor de idade, ao responsável legal, 30 dias após o cadastramento no Posto de Gratuidade na Estação Central.
Mais Informações no site: http://www.metrorio.com.br/gratuidade.htm
Para gratuidade em trens: http://www.supervia.com.br/site/gratuidade.php
Para gratuidades em Barcas: http://www.barcas-sa.com.br
Inspirados pelo Autismo traz para o Brasil uma abordagem altamente inovadora e dinámica ao tratamento do autismo
Workshop da Inspirados pelo Autismo - Nível 1
A Aprendizagem Social Através da Interação PrazerosaRegião Norte: Belém, PA28, 29 e 30 de outubro de 2011 (sexta, sábado e domingo)Inscrições Encerradas-->
São Paulo, SP23, 24 e 25 de março de 2012 (sexta, sábado e domingo)Valor promocional até 23 de dezembroInscrições abertas até o dia 16 de março de 2011 (sexta-feira)
Algumas crianças e adultos com autismo, quando abordados com inspiração, apreciação e entusiasmo, têm se desenvolvido muito além dos níveis ditados pelas abordagens convencionais do autismo. Sentir-se inspirado por uma pessoa com autismo é o primeiro passo para ajudá-la a desenvolver a motivação para aprender e para interagir socialmente.
A Inspirados pelo Autismo dedica-se a informar, inspirar e habilitar os pais e profissionais a ajudar crianças e adultos com autismo a superar suas dificuldades e alcançar novos patamares de desenvolvimento. Utilizamos uma abordagem educacional relacional e responsiva baseada no Programa Son-Rise® para pessoas diagnosticadas com autismo. O Programa Son-Rise apresenta uma abordagem altamente inovadora e dinâmica ao tratamento do autismo e outras dificuldades de desenvolvimento similares. Você pode conhecer mais sobre o método assistindo aos Vídeos do Programa Son-Rise Online.Inspirados pelo Autismo oferece Serviços Personalizados para ajudar os pais e profissionais a desenvolver um programa personalizado para cada família. Nossos Workshops oferecem aos pais e profissionais as informações e técnicas necessárias para começar a implantar um programa de desenvolvimento baseado no Programa Son-Rise em suas casas, escolas ou clínicas.
Veja também exemplos de Atividades Interativas que podem ser criadas dentro do quarto de brincar para auxiliar crianças e adultos com autismo a interagir e a desenvolver suas habilidades sociais, o Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise® , uma lista de Perguntas - enviadas por pais, familiares, e profissionais - respondidas por profissionais com formação no Programa Son-Rise, e Páginas Informativas sobre questões ligadas à abordagem. Inscreva-se no campo ao lado para receber nossa Newsletter com notícias, novidades, e dicas para auxiliar o desenvolvimento e bem-estar de pessoas com autismo e seus familiares.
AUTISMO - Escolas dos EUA colocam no currículo empilhamento de copos
A arte chamada de Sports Stacking era usada para desenvolver coordenação motora de autistas. Até que um professor de educação física conheceu a técnica e resolveu transformá-la em esporte. Já existe até campeonato de empilhamento e desempilhamento de copo em Dallas, nos Estados Unidos.
Tags:copo,empilhamento,habilidade,tina roma
Atleta com síndrome de Down Conquista o 10º Posto na Regional Metropolitana de Equitação Fundamental. | Bengala Legal Blog
Quem disse que o sexo perde o seu encanto na terceira idade? - Hospital Israelita Albert Einstein
Na terceira idade, a prática sexual tem lá suas diferenças, mas continua fazendo bem, oferecendo prazer e sensação de bem-estar. Cerca de 50% das pessoas acima de 60 anos – casadas ou que têm parceiros sexuais - relatam a prática de sexo a cada 15 dias mais ou menos.