sexta-feira, 22 de junho de 2012

Deficiência auditiva é abordada nos quadrinhos


Deficiência auditiva é abordada nos quadrinhos




O uso de aparelhos auditivos pelas crianças pode ser algo difícil, já que os pequenos muitas vezes não entendem qual a utilidade e a importância deste dispositivo.
Nos Estados Unidos, para ajudar seu filho a compreender e convencê-lo a usar seu aparelho auditivo, Christina D’Alessandro, mãe do pequeno Anthony, pediu auxílio à editora Marvel para que criasse um super-herói com deficiência auditiva. O menino, de apenas quatro anos, se recusava a ir à escola com o dispositivo, pois alegava não existir nenhum personagem que o usasse. O editor Bill Rosemann respondeu prontamente ao pedido da mãe e criou o personagem Blue Ear.
Como os adultos, as crianças também podem apresentar problemas auditivos. Em alguns casos, a criança nasce com deficiência auditiva por intercorrências na gravidez da mãe, no parto, por herança genética e por consanguinidade. A perda auditiva também pode surgir durante o desenvolvimento do pequeno e ter sido provocada por infecções, como meningite, sarampo, caxumba e sífilis adquirida, por medicamentos tóxicos ao ouvido, pela exposição excessiva a sons fortes ou por traumatismo craniano.
“A questão nas crianças é mais complicada, pois elas não identificam suas dificuldades. É comum que, depois da descoberta da perda auditiva, a criança tenha resistência ao uso do aparelho já que seus colegas de escola não usam e não compreendem essa questão. Além da orientação e apoio junto aos pais e professores por profissionais da audição, aparelhos pequenos e com aspecto descontraído podem ajudar ou ser determinante no uso efetivo da prótese pelo pequeno”, comenta a fonoaudióloga do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.
Pensando no bem-estar, conforto e desenvolvimento da criança com perda auditiva, o Grupo trouxe recentemente ao Brasil o aparelho auditivo Moxi 3G, que mede apenas 2,3 centímetros. O produto possui diversas tecnologias, como a conectividade wireless, que possibilitam uma série de benefícios, entre eles escutar músicas de um tocador de MP3 e falar ao celular sem precisar estar com o telefone móvel próximo da orelha. A interação entre os aparelhos é possível porque o som que sai do equipamento portátil é enviado via Bluetooth para um acessório utilizado no pescoço do usuário (espécie de colar) e convertido para uma tecnologia que transmite as informações e pode ser usado por crianças maiores, principalmente para aquelas que gostam de ouvir música. Já o sistema SmartFocus™ reduz o ruído e melhora a compreensão na fala no ambiente social.
O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tecnologia para tratamento da gagueira. A companhia foi fundada em 1991 e oferece soluções de bem estar para pacientes com problemas auditivos.
Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Hearing. Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, aparelho para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que é adaptado a partir da necessidade individual de cada paciente.
Com a intenção de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira linha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais. [www.microsom.com.br].

Nenhum comentário: