domingo, 25 de março de 2012

Emoção no lançamento do livro “Inclusão em Educação na Faetec”, em Duque de Caxias



Educação
Letícia Passowski
Muita emoção foi o que marcou o lançamento do mais novo livro da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), “Inclusão em Educação na Faetec”, na última quinta-feira (22/3), no pátio da Universidade Unigranrio, em Duque de Caxias.
Quem conferiu o evento, se emocionou com a força e a alegria dos portadores de necessidades especiais.

Letícia Passowski
O destaque foi para os deficientes físicos do “Corpo em Movimento”, grupo que faz parte da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef). Essa turma sacudiu a pista com suas manobras radicais, fazendo com as cadeiras de rodas verdadeiros malabarismos.
A solenidade contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que conhece de perto os desafios da inclusão.
– Temos que lutar para que a Baixada possa ser referência na inclusão, na Educação, na Saúde, no direito a vida. O Estado é fundamental para diminuir as diferenças entre quem tem dinheiro e quem não tem. Eu sou apaixonado pela Escola Favo de Mel, e o que mais me toca é o amor que os professores têm pelos alunos – disse o secretário, referindo-se à escola especial para portadores de necessidades intelectuais.  
Abordando com clareza o tema, uma das autoras, a diretora de Articulação Institucional da Rede, Bianca Fogli, lembrou que, desde 1996, a Faetec possui no seu corpo docente profissionais especializados na Educação Especial. A educadora também contou um pouco da história da obra.
– A produção desse livro só foi possível graças ao empenho de uma política pública institucional que propiciou a captação de recursos por meio da Faperj, órgão de fomento do Estado e que fez valer o grande desafio para nós docentes. Esse livro é fruto de todos os profissionais na área de Educação Especial que se aventuraram no desafio de pensar caminhos para a formação profissional da pessoa com deficiência – destacou a educadora.
O chefe de gabinete da Faetec, professor Ubirajara Cabral, fez um convite a todos para que conheçam a Escola Favo de Mel, que atualmente é integrada ao Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional (Caep). A unidade nasceu há 15 anos, e desde então vem enfrentando os desafios da Educação Especial. 

Fotos: Letícia Passowski

Nenhum comentário: