domingo, 7 de junho de 2009

RÚGBI EM CADEIRA DE RODAS - CONHEÇA ESSA NOVA MODALIDADE PARA TETRAPLEGICOS NO SITE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA


HISTÓRIA DA ABRC

VEJAM MAIS EM :
http://www.rugbiabrc.org.br

Brasil participou apenas uma vez em um campeonato da modalidade, isso foi durante os Jogos Mundiais em Cadeira de Rodas, realizados na cidade do Rio de Janeiro em Setembro de 2005 pela ABRADECAR – Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas. Infelizmente o país não conseguiu um bom resultado, devido à falta de equipamento de jogo e de conhecimento em todas as áreas do desporto, principalmente na classificação funcional dos jogadores.

Com a extinção da entidade mãe, a ABRADECAR, a modalidade ficou sem fomento durante o período após os Jogos. Porém a semente que foi plantada e em 2005 criou frutos, nasceu o Centro de Referência Guerreiros da Inclusão, do Rio de Janeiro insistiu em desenvolver a modalidade. No fim de 2006 surge uma nova iniciativa, outro grupo começou praticar a modalidade no aterro de Flamengo e depois se mudou para uma quadra em Deodoro, RJ. Mais tarde o grupo ficou conhecido como o Rio Quad Rugby Clube.

Estes dois clubes pioneiros no Brasil ficaram isolados e sem incentivo e orientação. Ate que em 03 de março de 2008 a Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas – ABRC foi criada, e tem seu primeiro presidente o ex-atleta tetraplégico e ícone do paradesporto no Brasil, Luiz Claudio Alves Pereira.

Em seu primeiro ano de existência a Associação, em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro, participou do Torneio Pré-Paraolímpico Canadá Cup 2008 onde representou o Brasil na Assembléia Geral da IWRF, firmando a credibilidade do Brasil junto à entidade internacional. Foi no Canadá que o Brasil foi convidado para participar do primeiro torneio nas Américas, o Torneio Maximus na Colômbia, que será realizado em Novembro de 2008.

Neste mesmo ano a ABRC realizou dois jogos no Rio de Janeiro, formou equipes em Santa Catarina, em São Paulo e em Campinas. Também realizou uma clinica de classificação, que teve 25 participantes e uma clinica de arbitragem, que contou com treze formandos.

Nenhum comentário: