domingo, 31 de maio de 2009

NOVA GERAÇÃO - AS ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS GERAÇÕES ANTERIORES

Vejam o excelente artigo de SIDNEI DE OLIVEIRA sobre o relacionamento das gerações anteriores e as atuais:

http://kantu.mkt9.com/ver_mensagem.php?id=H|652|19297|123455358390071800


Tenho compartilhado pensamentos e reflexões através de crônicas e artigos.


Agradeço cada mensagem de apoio e também cada convite para acrescentar mais amigos em minha lista de emails.


Muitos leitores tem me questionado sobre um tema que tenho estudado com muita profundidade, que apresento em minhas palestras e workshops e que será objeto de meu próximo livro - GERAÇÃO Y - A era das conexões - tempo de relacionamentos.


Assim, além de enviar minhas crônicas, estarei regularmente enviando também, artigos sobre o tema Geração Y, inaugurando assim um novo debate com meus leitores.

O primeiro artigo tem o título:

DÁ PARA ENTENDER A GERAÇÃO Y?
Não há como ficar impassível diante da nova geração, conhecida como geração Y (nascidos a partir de 1980 ).

Ansiedade, impaciência, arrogância, egoísmo...
São vários os adjetivos que, pais, professores e líderes experientes estão usando para classificar a nova geração de jovens que assumem cada dia mais, as posições de destaque na sociedade.

Porque eles são tão questionadores? Como eles conseguem manter o foco em tantas coisas simultaneamente? Como estimulá-los e guiá-los em seu futuro?

Muitas dúvidas e especulações tem desafiado pessoas das gerações que antecederam a Geração Y.

Líderes de empresas encontram dificuldades em atrair, reter e desenvolver os novos profissionais que estão chegando.
Pais vivem numa relação de constante tolerância e desaprovação nas escolhas de seus filhos.
Professores se sentem ameaçados por alunos que demonstram maior domínio de suas matérias ou mais habilidade em obter informações.

A energia e habilidades que eles apresentam estão assustando pais, professores e líderes, que acabam agindo de forma conservadora, adotando modelos de liderança ultrapassados e com isso, bloqueando toda criatividade e inovação.

Precisamos fazer algumas reflexões sobre a Geração Y e estabelecer uma relação histórica com as gerações anteriores.

Que características e que fatores históricos e culturais influenciaram o comportamento e a educação dos jovens em suas respectivas gerações?

Como surgiu a Geração Y ?
Modelos baseados nos comportamentos gerados pelas novas tecnologias no decorrer dos últimos 50 anos, provocaram profundos impactos nesta geração, principalmente agora que ela atingem o primeiro estágio da vida adulta.

É necessária uma nova abordagem para o entendimento da Geração Y, com modelos práticos de comportamentos de gestão e de educação. É muito importante estabelecer um novo papel para os lideres de gerações anteriores, diante da inequívoca força de transformação, que a nova geração está promovendo na sociedade.

Neste novo cenário AS PERGUNTAS MUDARAM, por isso as respostas que os pais, os professores e os lideres tem não servem mais.

O modelos de lideranças que eram certos e garantidos tem produzidos resultados equivocados e negativos, enquanto que práticas consideradas erradas até a pouco tempo, estão sendo reavaliadas diante de resultados positivos.

Precisamos fazer novas perguntas, uma delas é: COMO LIDERAR A GERAÇÃO Y?
______________________________________________________________________________________________
Sidnei Oliveira
www.sidneioliveira.com.br

Nenhum comentário: