domingo, 8 de março de 2015

Jogos Olímpicos X Jogos Paralímpicos


Jogos Olímpicos X Jogos Paralímpicos
Refletindo sobre as diferenças em suas origens.
Essa análise não tem como objetivo um julgamento de valor, tampouco conflitar com o esporte olímpico. O objetivo único é apresentar as diferenças históricas e trazer uma reflexão sobre o papel, a função, a missão e a visão de ambos. Enfim, buscar uma discussão sobre o tema "O ESPORTE PARALÍMPICO NÃO É O ESPORTE OLÍMPICO PRATICADO POR ATLETAS COM DEFICIÊNCIA".
Atenas, na Grécia, 1896, marca o início da história do esporte olímpico da era moderna.
Stoke Mandeville, UK, e Corona, USA, 1944, marcando o início da trajetória do esporte paralímpico.
Quem eram os atletas de Atenas em 1896?
Homens. Militares e filhos da burguesia pós revolução industrial. Elite econômica, cultural e social da época que tinha no esporte uma de suas formas de lazer. Ao proletariado, o trabalho 10, 12 horas diárias de trabalho, sete dias na semana. Na mesma época as pessoas com deficiência viviam asiladas e totalmente segregadas do restante da população. O esporte olímpico da era moderna, em 1896, começou como lazer da elite e treinamento militar.
Quem eram os atletas do início da história do esporte paralímpico 1944 - 1948?
Homens e mulheres. Na sua maioria pessoas com lesões medulares e amputados que buscavam a sua reabilitação, reinserção social e o retorno ao mercado de trabalho, no período pós II Grande Guerra Mundial. Todas as primeiras iniciativas de introdução do esporte para pessoas com deficiências motoras foram tomadas em hospitais militares como parte de seus programas de reabilitação. O esporte paralímpico começou com ferramenta de reabilitação de lesionados de guerra e melhoria de sua independência e qualidade de vida.

Nenhum comentário: