sábado, 23 de fevereiro de 2013

Secretaria abre consulta pública para Programa Estadual de Atendimento a Pessoa com Deficiência Intelectual, até 24 de março


Secretaria abre consulta pública para Programa Estadual de Atendimento a Pessoa com Deficiência Intelectual, até 24 de março

A parceria entre nove Secretarias Estaduais visa igualdade e direitos para as pessoas com deficiência intelectual. A sociedade pode participar com propostas.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com outras oito Secretarias Estaduais, coloca em consulta pública os princípios e diretrizes que nortearão o Programa Estadual de Atendimento a Pessoa com Deficiência Intelectual.
O programa visa apresentar diretrizes para garantia de igualdade de direitos e de oportunidades para as pessoas com déficit cognitivo. Conta com a participação das seguintes Secretarias do Governo do Estado de São Paulo: Saúde; Educação; Desenvolvimento e Assistência Social; Emprego e Relações do Trabalho; Esporte, Lazer e Juventude; Cultura;  Justiça e Defesa da Cidadania; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Os princípios do programa são inúmeros e buscam o reconhecimento do indivíduo com deficiência como sujeito de direitos, além de garantia de igualdade e de oportunidade às pessoas com deficiência e articulação e integração de programas e serviços efetivos na busca da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual.
Para que o programa esteja ainda mais alinhado com as necessidades desse público, as Secretarias abrem espaço para que a sociedade encaminhe suas contribuições. O prazo para envio desse subsídio é até 24 de março, somente pelo e-mail consultapublica.pcdi@sp.gov.br .

Findo o prazo, as contribuições serão analisadas para que sejam incorporadas ao Programa.
A íntegra do documento que compõe o Programa está em http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/CONSULTA_PUBLICA_PEDPcDI.pdf
 
Atribuições de cada Secretaria
Cada Secretaria terá um papel importante e distinto neste programa. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência será a responsável por gerar e disseminar conhecimento sobre a deficiência intelectual, incentivar e promover a realização de Seminários, Encontros, entre outros, que fomente a troca de informações e amplie o conhecimento sobre o tema, além de monitorar a execução do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual, a ser implantado no Estado.
A área da Saúde ficará responsável por implantar programas e ações voltadas à prevenção desse tipo de deficiência, bem como estabelecer protocolos para seu diagnóstico e definir uma política de atendimento a esses pacientes.
A Secretaria de Educação ficará responsável pela capacitação de profissionais para detectar sinais de atraso no desenvolvimento cognitivo das crianças, bem como garantir estímulo adequado. Além disso, implantará uma Política de Avaliação do Desenvolvimento dos alunos com Deficiência Intelectual incluídos na rede regular de ensino e nas escolas especializadas.
O mapeamento e organização da rede de atenção à pessoa com deficiência intelectual ficarão por cargo da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Além disso, ela terá de definir política de atendimento para as pessoas com deficiência intelectual adulta ou idosa e fortalecer a rede de proteção à criança e adolescente com deficiência intelectual no Estado.
A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho incentivará a contratação de pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho e criará estratégias para o financiamento de Programas de Capacitação e Inclusão Profissional voltadas à pessoa com Deficiência Intelectual.
Na área do esporte, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude incentivará a inclusão da pessoa com deficiência intelectual nos jogos e atividades esportivas de seu calendário, além de fomentar e incentivar a participação dos alunos com deficiência intelectual nas Olimpíadas Escolares.
A Secretaria da Cultura se encarregará de promover a inclusão da pessoa com deficiência intelectual nos equipamentos de cultura do Estado, bem como incentivar a produção artística.
A Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania ficará responsável pela formação dos atores do Sistema de Justiça sobre a Deficiência Intelectual, direitos e paradigmas e pela articulação e mobilização da Rede de Defesa de Direitos, para que haja informações qualificadas sobre a deficiência intelectual.
A disseminação de boas práticas de inclusão e a realização de estudos e pesquisas em favor da prevenção, inclusão e melhora da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual ficarão por conta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

SERVIÇO

Consulta Pública para o Programa Estadual de Atendimento a Pessoa com Deficiência Intelectual
Prazo:
22 de fevereiro a 24 de março de 2013.
Programa: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/CONSULTA_PUBLICA_PEDPcDI.pdf
Propostas para:
consultapublica.pcdi@sp.gov.br
Participe!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SURDOS - LIST DE SITES E BLOGS INTERESSANTES


Software Luz do saber para educação infantil e Eja


Software Luz do saber para educação infantil e Eja


O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para aalfabetização infantil e de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.
O software já conta com a proposta de 19 aulas que possuem várias atividades cada. 
Ao todo, estas aulas contêm 213 atividades pedagógicas como padrão.


EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
 
Acesse o software clicando aqui


EDUCAÇÃO INFANTIL

Acesse o software clicando aqui


Como aprender Língua de Sinais?


Como aprender Língua de Sinais?

por Vanessa

Olá pessoal,

Preparei este post com o intuito de dar algumas dicas simples para aquelas pessoas que querem aprender Língua de Sinais e não sabem por onde começar. Desde o início do blog Vendo Vozes, em 2007, recebo e-mails de pessoas com esta vontade, e já fiz vários tópicos, mas aqui resolvi  concentrar todas as informações em uma só postagem.

Assim como nas demais línguas, você pode aprender Língua de Sinais formal ou informalmente. Formal significa se matricular em um curso e estudar a língua com um professor preparado para isso, com uma turma, ou em uma aula particular. Existem diversos materiais, vídeos, livros e apostilas que os professores (no caso, instrutores) usam. Aprender informalmente significa estar em contato direto com a comunidade surda, participar de associações, grupos, encontros, interagir com surdos e pessoas que utilizem a língua de sinais e aprender neste meio. O ideal seria aliar estas duas maneiras, e conseguir manter contato com a comunidade surda para continuar aprendendo as "novidades" da língua e não esquecer daquilo que você aprendeu.

Abaixo, organizei três dicas que podem ajudá-lo a aprender Língua de Sinais:

1 - Pesquise locais que ensinem  Língua de Sinais

Comece pesquisando associações de surdos em sua cidade e região. Você pode fazer essa pesquisa no Google, ou utilizar o site da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), que possui escritórios regionais por todo o Brasil.
Outra opção é pesquisar nas universidades e faculdades. Como todos os cursos de Licenciatura precisam oferecer curso de Libras, atualmente, muitas instituições utilizam essa estrutura (de materiais e profissionais) e oferecem cursos de Libras também para a comunidade (não precisando estar, necessariamente, matriculados na instituição) em forma de cursos de extensão. Procure nos sites das universidades, no setor de cursos de extensão, ou entre em contato com este setor para maiores informações.
No blog Vendo Vozes já divulgamos vários cursos de libras, você pode escrever o nome de sua cidade ou estado na caixa de pesquisa ou nos "tópicos" em "Cursos de Libras".

2 - Estude

É importante você conhecer um pouco sobre a estrutura das línguas de sinais, suas origens, história e comunidade surda. Por isso, pesquise sites, livros, vídeos e eventos sobre o tema para conhecer um pouco mais. Língua é Cultura, e só fará sentido aprender a Língua de Sinais se você conhecer e admirar a cultura surda.
Imagem de capa do livro Libras? Que língua
é essa?
a capa tem fundo branco, letras vermelhas e a
imagem de uma pintura carimbada de mão
com tintas coloridas
Uma bibliografia bem interessante para aqueles que estão começando a estudar Libras é a obra "Libras? Que língua é essa?", de Audrei Gesser, editado pela Parábola. O livro possui um preço acessível, é vendido em várias livrarias e sites, e trata de mitos e informações importantes sobre a Libras através de uma série de perguntas bastante comuns para quem está começando, como: "A língua de sinais é universal?; A língua dos surdos é mímica?". Aqui você pode espiar o sumário e o prefácio da obra.


3 - Qualquer pessoa pode aprender Língua de Sinais
Assim como as demais línguas, não existe um limite de idade para se aprender as Línguas de Sinais, nem é preciso ter nenhuma "habilidade especial". Bebês expostos às línguas de sinais são capazes de se comunicar desde muito cedo. Não tenha medo e nem vergonha, se você tem vontade de sinalizar, corra atrás e se esforce. Procure bons profissionais que possam te ajudar, pesquise materiais e procure conviver com a comunidade surda.

Espero que essas dicas simples possam encorajá-lo a conhecer mais da Libras, ou de outras línguas de sinais, dependendo de onde você viva. Grande abraço a todos!

APRENDENDO INGLÊS


APRENDENDO INGLÊS

 

"Viaje pelos países que falam a língua inglesa e conheça curiosidades sobre cada um deles. 
Ao final de sua viagem, você pode brincar com um quebra-cabeça.
Jogo educativo online com associação de desenhos e palavras em inglês.
 Dica para o educador
Um show de cultura sobre alguns países importantes, onde se fala a língua inglesa, junto a um jeito divertido de aprender a reconhecer os nomes, em inglês, de objetos e animais." Escola Games


rede social educativa Brainly.com.br


Desde novembro os alunos brasileiros e portugueses podem se juntar a uma rede social educativa Brainly.com.br – um portal que promove a compartilhação de conhecimento e ajuda mútua em estudos escolares
  
http://projetoinfo.blogspot.com.br/



Social learning, gamificação e apoio à educação - estes são os principais conceitos do Brainly que criando um ambiente de aprendizagem mútua e colaboração possibilita estudo fácil e rápido para os alunos de ensino fundamental e médio. Graças aos elementos de gamificação como rankings, níveis ou um sistema de atribuição de pontos, Brainly encoraja participação ativa na explicação de questões difíceis, porque os utilizadores – para serem ajudados – também têm de ajudar os outros. Os fundadores querem mostrar que a escola, trabalhos de casa e estudo podem dar prazer e satisfação pessoal.
Como o Brainly funciona?
Para cumprir as expectativas de ambos os mercados, o Brainly.com.br está disponível em português do Brasil e português europeu, enquanto o conteúdo é comum para que os alunos de Portugal e os do Brasil possam trabalhar e colaborar juntos. Cada usuário depois do cadastro recebe um certo número de pontos que precisa gastar cada vez que faz uma pergunta no portal. Para ganhar pontos os alunos devem ajudar as outras pessoas, não necessariamente na mesma matéria. Além disso, os melhores alunos recebem pontos adicionais por darem uma resposta clara, completa e com uma boa explicação. Da alta qualidade de todas as respostas cuidam os especialistas – os moderadores. O botão “Obrigado” possibilita agradecimento pessoal e pode ser um início de uma nova amizade que se pode desenvolver através de mensagens privadas ou bate-papoCom esta ideia de ajuda mútua com os estudos em um ambiente de colaboração e amizade os fundadores querem chegar às crianças de todos os países no mundo. 
 

Professores, valem a pena experimentar a Rede Social Educativa...
Para entrar na rede  clique aqui 





quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mais Uma Dica de Lazer: Festival Recreativo Aquático Inclusivo incentiva prática esportiva para pessoas com deficiência


Mais Uma Dica de Lazer: Festival Recreativo Aquático Inclusivo incentiva prática esportiva para pessoas com deficiência

Evento aconteceu no dia 10 de março no Clube Escola Lapa

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e o Clube Escola Lapa (Pelezão), o Festival Recreativo Aquático Inclusivo no dia 10 de março.
Aberto a todos os interessados com ou sem deficiência, o evento no Pelezão teve brincadeiras e jogos. O objetivo foi promover e apresentar a acessibilidade da piscina e sua rampa de acesso, como um equipamento de lazer que pode ser usado por toda a família e principalmente pelos munícipes com deficiência.
Piscina Adaptada
A piscina no formato “feijão” do Pelezão passou por adaptações para permitir o acesso a pessoas com deficiência em 2009, quando foi implantada uma plataforma reta e uma escada com inclinação. Da mesma forma, todos os vestiários ao redor do complexo aquático também receberam modificações.
O espaço passou pela apreciação da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão consultivo e deliberativo sobre normas e legislação referentes à acessibilidade na cidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Informações:
Clube Escola Lapa (Pelezão) – Rua Belmont, 957 – Alto da Lapa - Tel. 11 3834-0032

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Imprensa
Tel.: (011) 3913-4070 // 4071 // 4073 
smcardona@prefeitura.sp.gov.br / claudiajesus@prefeitura.sp.gov.br/ sogodoy@prefeitura.sp.gov.br

Consulta pública sobre a saúde para pessoas com autismo


Consulta pública sobre a saúde para pessoas com autismo


O Ministério da Saúde pede contribuições ao texto que trata da linha de cuidado do SUS para pessoas com autismo.

Imagem do post
O Ministério da Saúde pede contribuições ao texto que trata da linha de cuidado do SUS para pessoas com autismo. O texto em apreço encontra-se disponível no seguinte endereço eletrônico:http://www.saude.gov.br/consultapublica.

Eventuais sugestões poderão ser encaminhadas ao Ministério da Saúde até 30 (trinta) dias a contar desta publicação (01/02/2013), exclusivamente, para o endereço eletrônico: linhacuidado.autismo@saude.gov.br, especificando o número desta Consulta Pública e o nome do anexo no título da mensagem.

O Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas coordenará a avaliação das proposições apresentadas, elaborando a versão final consolidada da Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Autismo e suas Famílias no SUS para que, findo o prazo estabelecido, seja aprovada e publicada, passando a vigorar em todo o território nacional.
Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=142791

Inscrições abertas para seminário sobre educação inclusiva


Inscrições abertas para seminário sobre educação inclusiva


Na ocasião também será lançado o Guia Prático: o direito de todos à Educação
No próximo dia 1º de março, acontecerá o seminário Educação Inclusiva: Teoria, realizado pelo  Ministério Público de São Paulo, a partir das 9h.
As inscrições para o seminário estão abertas até 27 de fevereiro e podem ser feitas no site da Escola Superior do Ministério Público – ESMP. O público alvo do evento são membros do Ministério Público do Estado de São Paulo, magistrados, defensores públicos, advogados, dirigentes do sistema de educação municipais e estadual, representantes de entidades filantrópicas ligadas à educação inclusiva e público em geral.
Os expositores do evento serão: Carmem Leite Ribeiro Bueno, da organização não-governamental Sorri-Brasil, e a Dra. Maria Izabel do Amaral Sampaio Castro, promotora de Justiça da Infância e Juventude do Ipiranga.
Os debatedores serão: Dr. Julio Cesar Botelho, promotor de Justiça de Direitos Humanos na área da pessoa com deficiência, o Dr. Lauro Ribeiro, promotor de Justiça e assessor da Corregedoria Geral do Ministério Público de São Paulo, e a Dra. Ana Rita de Paula, doutora em Psicologia e consultora da Sorri-Brasil.
Na ocasião também será lançado a publicação “Guia Prático: o direito de todos à Educação”.

SERVIÇO
Seminário Educação Inclusiva: Teoria e Prática e Lançamento do Guia Prático: o direito de todos à Educação
Data:
 1º de março de 2013 
Horário: a partir das 9h
Local: Ministério Público do Estado de São Paulo – Auditório Queiroz Filho
Endereço: Rua Riachuelo, 115 – Centro – SP
Inscrições até 27 de fevereiro: http://www.esmp.sp.gov.br/
Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=1127

DIA INTERNACIONAL DA SINDROME DE DOWN


A Down Syndrome International tem o prazer de anunciar a Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down Conferência no dia 21 de Março de 2013, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos EUA.
O tema deste ano será: “Direito ao Trabalho”.
A Conferência vai abordar o artigo 27 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Trabalho e Emprego, que confere às pessoas com síndrome de Down o direito de trabalhar em ambientes abertos, inclusivos e acessíveis. O evento destacará a importância da estimulação precoce e da educação, atenção médica adequada, apoio à vida laboral independente e participação da comunidade para a realização deste direito.
Haverá apresentações de pessoas com síndrome de Down, organizações de pessoas com deficiência, empregadores, prestadores de serviços da África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Registre-se no link abaixo:
Acompanhe nesta página a lista de palestrantes!
Estamos ansiosos para conhecê-lo no Dia Internacional da Síndrome de Down!
Observação: As Nações Unidas, a Down Syndrome International e seus parceiros não podem fornecer cartas de convite individual para aqueles que desejarem participar do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU. Todos estão convidados a participar do evento, mas viagem, alojamento e visto são de exclusiva responsabilidade do participante.

Cearense Leandro é campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas | Esportes | O POVO Online

Cearense Leandro é campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas | Esportes | O POVO Online

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Autismo e Educação Fisica - Palestra: Rodrigo Brivio, em Manaus

Palestra: Rodrigo Brivio, em Manaus



O Professor de Educação Física do Rio de Janeiro, Rodrigo Brivio, que encantou os brasileiros com seu jeito especial de atender crianças autistas, com terapias através do esporte e teve repercursão nacional depois da reportagem do programa Esporte Espetacular, estará em Manaus no dia 08 de junho/2011 às 19h, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no bairro da Cachoeirinhaem uma  palestra gratuita sobre o trabalho que ele desenvolve e você e outros pais com crianças autistas deverão pegar seus convites no colégio Centro Educacional Lato Sensu, unidade Adrianópolis a partir do dia 27 de maio.
O evento é destinado a todas as pessoas que amam seus filhos ou querem trabalhar com crianças tão especiais quanto as nossas.
Maiores detalhes,  favor ligue  2123-9800, falar com D. Ivete a partir das 10h.
Renato Melo Peixoto França, pai de uma menina autista, e executivo da clínica SensuMed, que teve essa brilhante iniciativa.
Veja outras matérias publicadas neste blog sobre Rodrigo Brivio:

AUTISMO


Autismo

De que forma ele afeta a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação da criança?
Guilherme e CláudiaGuilherme e CláudiaGuilherme, de 4 anos, é autista. O transtorno começou a ser observado pela mãe, Cláudia Zirbes, quando o menino tinha um ano e três meses. Guilherme não falava e parecia não ouvir. Fez vários exames até se confirmar o diagnóstico de autismo. Atualmente, é atendido por uma psicóloga, que desenvolveu um programa baseado na Análise Aplicada do Comportamento (ABA). Guilherme também participa de uma pesquisa que associa informação auditiva mais informação visual numsistema alternativo de comunicação.
JúliaJúlia
Márcia Madalozzopercebeu que a filha era "diferente" quando ela tinha só dois meses. O desenvolvimento de Júlia era aparentemente normal, mas ela apresentou uma hipotonia leve e em seguida, começou a equilibrar tudo o que encontrava no dedo polegar. Aos 11 meses, começou a perder as poucas habilidades que tinha adquirido. Quando a filha completou um ano e três meses, Márcia já não tinha mais dúvidas de que ela era autista. Júlia faz tratamento biomédico, dietaSGSC, fono, e equoterapia. Frequenta a escola regular, gosta muito de animais, livros e seu sonho atual é ser a Rapunzel. Márcia participa de uma ONG que ajuda crianças autistas.
Tema do Ser Saudável desta semana, o Autismo não traz alteração física, mas comportamental. É uma disfunção neurológica de base orgânica que interfere na comunicação e relacionamentos afetivos. Não ocorre por bloqueios ou razões emocionais, mas pode ser agravado por estes. O transtorno nunca desaparece por completo. Porém, com os cuidados adequados, o indivíduo se torna cada vez mais adaptado socialmente.
Júlia e Camila FurtadoJúlia e Camila Furtado
Este episódio conta com a participação do neurologista e psiquiatra, presidente do Centro Pró-AutistaWanderley Manoel Domingues; da terapeuta ocupacional, supervisora do Centro Pro-AutistaHeloiza Maria Zanella Goodrich; da orientadora do Grupo TEIAS, que trabalha com tecnologia e educação, Liliana Passerino; do psicólogo e coordenador do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar da UFRGS Claudio Roberto Baptista.



Produção: Daniel Pedroso
Direção: Hique Montanari
Apresentação: Camila Furtado de Souza e Enrique Barros

NOVIDADES

NOVIDADES



Apenas 3,31% de crianças e jovens com deficiência estão na escola
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1225730

Exame de sangue que detecta síndrome de Down chega ao país
http://primeiraedicao.com.br/noticia/2013/01/23/exame-de-sangue-que-detecta-
sindrome-de-down-chega-ao-pais

Estudante é impedida de fazer matrícula em universidade por causa de
deficiência auditiva
http://www.midiamax.com/noticias/834653-estudante+impedida+fazer+matricula+u
niversidade+causa+deficiencia+auditiva.html

Teatro Novo - Atores com Síndrome de Down.
http://www.bengalalegal.com/lucia-e-fabio

Capoeira - Esporte Adaptado - Vida em Movimento.
http://www.bengalalegal.com/v-capoeira

Mapa tátil quer ampliar inserção de alunos com deficiência visual no AM
http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/01/mapa-tatil-quer-ampliar-inse
rcao-de-alunos-com-deficiencia-visual-no-am.html

Paralisia cerebral: Aplicação lusa facilita comunicação
http://boasnoticias.clix.pt/noticias_Paralisia-cerebral-Aplica%C3%A7%C3%A3o-
lusa-facilita-comunica%C3%A7%C3%A3o_14352.html

Angola pretende alcançar educação inclusiva
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2013/0/3/Angola-
pretende-alcancar-educacao-inclusiva,5446d1d8-75bc-4b03-99fc-3c9a8120311c.ht
ml

Cegos são entrevistados no museu do futebol
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/museu-do-futebol-adapta-
acervo-para-ajudar-pessoas-com-deficiencia-visual.html

Lei garante proteção dos direitos da pessoa com autismo e oferece ...
<http://www.youtube.com/watch?v=pvv6M6w1ecs>

Como castigo, professor amarra os pulsos de aluno autista de 10 anos
<http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Japao/Como-castigo-professor-amarra-o
s-pulsos-de-aluno-autista-de-10-anos_24012013>

Ler Cervantes é bom para o cérebro
<http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/01/21/995384/ler-cer
vantes-e-bom-cerebro.html>

Português descobriu o que acontece no cérebro antes de fazermos ...
<http://www.publico.pt/ciencia/noticia/o-cerebro-corre-dois-circuitos-difere
ntes-para-iniciar-um-movimento-1581831>

Cientistas transformam um tipo de neurônio em outro no cérebro
<http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=cerebro-mutacao-tipo-neuro
nio-transformado-outro&id=8512>

UMinho cria plataforma web para estimular o cérebro e prevenir ...
<http://www.rcmpharma.com/actualidade/id/24-01-13/uminho-cria-plataforma-web
-para-estimular-o-cerebro-e-prevenir-doencas-neuro>

EUA: novos casos de TDAH cresceram 24% em dez anos - Saúde ...
<http://veja.abril.com.br/noticia/saude/eua-novos-casos-de-tdah-cresceram-24
-em-dez-anos>

Tratamento para TDAH desacelera o crescimento na puberdade, diz ...
<http://veja.abril.com.br/noticia/saude/tratamento-para-tdah-desacelera-o-cr
escimento-na-puberdade-diz-estudo>

Esporte ajudou Belfort a lidar com o TDAH - Uol
<http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1217696-esporte-ajudou-belfort
-a-superar-o-tdah.shtml>

Chip de DNA fornece diagnóstico de déficit de atenç... » Isaúde
<http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/33282/geral/chip-de-dna-fornece-diagnos
tico-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade>

Tratamento para TDAH desacelera o crescimento na puberdade
<http://andremansur.com/blog/tratamento-para-tdah-desacelera-o-crescimento-n
a-puberdade/>

Tratamento de TDAH: a aprendizagem de novos comportamentos
<http://o.canbler.com/compreensao-adhd-infancia/tratamento-de-tdah-aprendiza
gem-de-novos-comportamentos>

EUA: novos casos de TDAH cresceram 24% em dez anos - Notícias ...
<http://www.enfermagemesaude.com.br/noticias/8636/eua-novos-casos-de-tdah-cr
esceram-24-em-dez-anos>

Idosos ou pessoas com doenças graves podem ter prioridade em julgamentos
http://bit.ly/WqYFRq 

Gel à base de células-tronco é esperança para joelhos artríticos
http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/gel-a-base-de-celulas-tronco
-e-esperanca-para-joelhos-artriticos,5e2af7e1bf68c310VgnVCM3000009acceb0aRCR
D.html …

Iniciativas que levam cultura e conhecimento para cegos
http://ow.ly/hf4jN 

Rede Municipal garante estudo bilíngue para pessoas com deficiência auditiva
http://nblo.gs/HHUqH 

Estudantes elaboram manual de acessibilidade para televisão
http://ow.ly/hfbGf

Doenças raras e o atendimento no SUS
http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/atendimento/doencas-

Descubra a cor com o seu iPhone
http://ow.ly/hfbQT 

Mãe de criança com autismo não consegue internar filho
http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/647295/?noticia=MAE+DE
+CRIANCA+COM+AUTISMO+NAO+CONSEGUE+INTERNAR+FILHO

Crianças e adolescentes com autismo ganham instituto especializado
http://www.d24am.com/noticias/saude/criancas-e-adolescentes-com-autismo-ganh
am-instituto-especializado/79349

EVENTOS

Inscrições abertas para o curso de extensão: "Audiodescrição e as
intersecções com a Educação
http://educadfaced.blogspot.com.br/2013/01/inscricoes-abertas-para-o-curso-d
e.html

IV Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación
Virtual 
Lisboa (Portugal), 17-19 de Abril de 2013 
http://www.esvial.org/cafvir2013 

Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural em 2013
http://ow.ly/h09nW

I JORNADA INTERNACIONAL SOBRE AUTISMO NA AMAZÔNIA
http://www.autismonoamazonas.com/2013/01/i-jornada-internacional-sobre-autis
mo.html

Curso de Extensão em Reabilitação Neuropsicológica na Infância
http://wp.me/pwB9e-2ie 

FORUM INR 2013 - Violência doméstica e abuso sexual de Pessoas com
Deficiência:
http://bit.ly/VGZap0 

LEIS e JURISPRUDÊNCIA

Concurso público é um direito de todos! Conheça o Decreto n. 3.298/1999
http://bit.ly/WWeyk8
http://ow.ly/i/1rl1K 

EM OUTRAS LÍNGUAS

Down’s Syndrome learners
http://www.theweek.co.om/disCon.aspx?Cval=6789

Película de peruano que trata sobre autismo arrasa en festival
<http://www.rpp.com.pe/2013-01-23-pelicula-de-peruano-que-trata-sobre-autism
o-arrasa-en-festival-noticia_560446.html>

Volviendo del autismo
<http://www.clarin.com/buena-vida/salud/Volviendo-autismo_0_852514950.html>

Un 5% de riesgo de autismo está relacionado con mutaciones ...
<http://www.europapress.es/salud/noticia-riesgo-autismo-relacionado-mutacion
es-heredadas-interrumpen-funciones-genes-20130124120411.html>

Dos aplicaciones para personas con autismo llegan a España
<http://es.finance.yahoo.com/noticias/aplicaciones-personas-autismo-llegan-e
spa%C3%B1a-132414624.html>

Reconozca las señales de la dislexia
<http://www.eldiariony.com/Reconozca-las-senales-de-la-dislexia>

Detecta los problemas de salud escolar
<http://www.la-razon.com/suplementos/mia/Detecta-problemas-salud-escolar_0_1
766223424.html>

Los diagnósticos de TDAH crecen en California
<http://vidayestilo.terra.com/salud/los-diagnosticos-de-tdah-crecen-en-calif
ornia,b7b802380786c310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html>

Diseñan un chip de ADN que detecta el trastorno por déficit de ...
<http://www.elreferente.es/actualidad/ciencia/disenan-un-chip-que-detecta-el
-tdah-23618>

ADHD diagnoses in kids increasing
<http://www.9news.com/moms/article/312789/499/ADHD-diagnoses-in-kids-increas
ing>

Emergency room visits for ADHD medications rise sharply, report says
<http://www.latimes.com/health/boostershots/la-heb-emergency-adhd-medication
s-20130124,0,1165852.story>

Psychologist questions long-term ADHD medication
<http://www.desmoinesregister.com/article/20130127/NEWS/301270050/-1/becker_
trial/Psychologist-questions-long-term-ADHD-medication>

ADHD on rise among minority, high-income families
<http://www.latimes.com/health/boostershots/la-heb-adhd-diagnoses-rise-20130
122,0,517496.story>

ADHD diagnoses rise 24 percent in a decade
<http://video.msnbc.msn.com/nightly-news/50567392/>

ER Visits Linked to ADHD Meds Up Sharply
<http://health.usnews.com/health-news/news/articles/2013/01/25/er-visits-lin
ked-to-adhd-meds-up-sharply>

Some kids with ADHD diagnosed, medicated more than others
<http://www.ksby.com/news/some-kids-with-adhd-diagnosed-medicated-more-than-
others/>

Sharp Rise in Emergency Department Visits Involving ADHD Medications
<http://www.newswise.com/articles/sharp-rise-in-emergency-department-visits-
involving-adhd-medications>

Psychology: Asperger's syndrome is sometimes misunderstood
<http://www.capitalgazette.com/lifestyle/columnists/psychology/psychology-as
perger-s-syndrome-is-sometimes-misunderstood/article_1bb49ba9-78d6-5265-8768
-8c02d65a1aec.html>

Understanding Asperger's
<http://www.miamiherald.com/2013/01/22/3193622/understanding-aspergers.html>

Questions circle Asperger's syndrome removal from diagnostic manual
<http://www.wvpubcast.org/newsarticle.aspx?id=28329>

Mother of child with Asperger's fears the worst could happen without
treatment
<http://www.wvpubcast.org/newsarticle.aspx?id=28317>

Psychiatric Comorbidities in Asperger Syndrome - Too Often Unrecognized?
<http://www.empr.com/psychiatric-comorbidities-in-asperger-syndrome--too-oft
en-unrecognized/article/276086/>

Mum of excluded Asperger's sufferer says school is failing her
<http://www.thisistotalessex.co.uk/Mum-excluded-Asperger-s-sufferer-says-sch
ool/story-17871330-detail/story.html>

Prenatal Inflammation Linked to Autism
<http://psychcentral.com/news/2013/01/26/prenatal-inflammation-linked-to-aut
ism/50830.html>

New York State regulations restrict autism insurance provision
<http://www.syracuse.com/news/index.ssf/2013/01/new_york_state_regulations_r
es.html>

Who Can Outgrow or Recover From Autism
<http://online.wsj.com/article/SB10001424127887323301104578255721887372386.h
tml>

Studies Provide Insights Into Inherited Causes of Autism
<http://www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130123133607.htm>

Temple Grandin's presentation on autism at University of Redlands packs
house
<http://www.whittierdailynews.com/news/ci_22429439/temple-grandins-presentat
ion-autism-at-university-redlands-packs>

Study looks at worm therapy to treat autism
<http://www.foxnews.com/health/2013/01/21/study-looks-at-worm-therapy-to-tre
at-autism/?test=latestnews>

Genetic link provides another clue in autism mystery
<http://news.medill.northwestern.edu/chicago/news.aspx?id=214441>

Parents Use Marijuana as Treatment for Son With Autism
<http://www.kcentv.com/story/20707433/parents-use-marijuana-as-treatment-for
-son-with-autism>

Marijuana Autism Miracle!
<http://guardianlv.com/2013/01/marijuana-autism-miracle/>

Families Deeply Impacted By Autism Aggression, Study Finds
<http://www.disabilityscoop.com/2013/01/23/families-autism-aggression/17157/
>

Vitamin D deficiency linked to depression
<http://www.thenews.com.pk/Todays-News-5-156466-Vitamin-D-deficiency-linked-
to-depression>

Yoga may help in depression, sleep and psychiatric problems
<http://economictimes.indiatimes.com/news/news-by-industry/et-cetera/yoga-ma
y-help-in-depression-sleep-and-psychiatric-problems/articleshow/18206504.cms
>

Yoga Helps Relieve Depression, Sleep Problems
<http://psychcentral.com/news/2013/01/27/yoga-helps-relieve-depression-sleep
-problems/50815.html>

Depression Is Still a Mystery - We Need a New Model
<http://www.sfgate.com/opinion/chopra/article/Depression-Is-Still-a-Mystery-
We-Need-a-New-4227187.php>

Astrocytes Identified as Target for New Depression Therapy: Starry Brain
Cells ...
<http://www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130123093725.htm>

Parental depression linked to TMD pain in young adults
<http://www.news-medical.net/news/20130121/Parental-depression-linked-to-TMD
-pain-in-young-adults.aspx>

A New Blood Test for Depression Proves It's Not All In Your Head
<http://www.takepart.com/article/2013/01/25/major-depression-can-be-diagnose
d-blood-test>

World Conference for Gifted Education to be Held in Louisville
<http://surfky.com/index.php/news/kentucky/25618-world-conference-for-gifted
-education-to-be-held-in-louisville>

'A newspaper for people with learning disabilities was a lightbulb moment'
<http://www.guardian.co.uk/society/2013/jan/23/easy-news-people-learning-dif
ficulties>

Dyslexia is no joke for a struggling child
<http://www.irishnews.com/features/dyslexia-is-no-joke-for-a-struggling-chil
d-1224402>

Early detection key to treating dyslexia
<http://www.nst.com.my/nation/general/early-detection-key-to-treating-dyslex
ia-1.204869>

The restaurants catering for those with learning disabilities
<http://www.bbc.co.uk/news/uk-northern-ireland-21121048>

Program helping students combat dyslexia
<http://www.wtva.com/news/local/story/Program-helping-students-combat-dyslex
ia/ORkzMF6ZZEy80BCgt1tzfg.cspx>

Colaboradores : Ana Cláudia Correa (RJ), Eugênia Maria (SP), Fábio Adiron
(SP), Marta Gil (SP),Rita Mendonça (AL),Sandra Tavares (CE), Valéria Llacer
(RJ).


A vida com diabetes, cegueira e transplantes.
http://www.bengalalegal.com/v-diabetes

Mãe de jovem com Down recorre ao MP e consegue matricular filha na BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/02/mae-de-jovem-com-sindrome-de-down-
consegue-matricular-filha.html 

O cursinho Anglo e a absurda exclusão dos alunos surdos
http://educacaobilingue.com/2013/02/02/angloexcluisurdos

Aplicativo brasileiro finalista em prêmio da ONU traduz português para
língua de sinais
http://blogs.estadao.com.br/radar-tecnologico/2013/01/31/finalista-do-wsa-mo
bile-aplicativo-brasileiro-hand-talk-traduz-portugues-para-libras/

Revista Autismo - Ajude em pesquisa sobre autistas adultos
http://www.revistaautismo.com.br/noticias/ajude-em-pesquisa-sobre-autistas-a
dultos-e-seus-familiares

Pessoas com deficiência devem apostar na formação académica e profissional
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2013/1/5/Pessoas
-com-deficiencia-devem-apostar-formacao-academica-profissional,67e81c64-784d
-419a-b440-e12b24d65de2.html

Mudar os hábitos é a melhor forma de combater a obesidade infantil
http://ow.ly/hp7Mf 

Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio suspende
atividades por falta de recursos
http://bit.ly/TEHVGH 

Mais da metade dos países estão despreparados para cuidados com o câncer,
diz relatório da OMS
http://glo.bo/14N3Izr 

Entenda (e experimente) como funciona a mente de um autista
http://abr.io/ErF9 

Ruídos intensos afetam a memória, segundo pesquisa
http://ow.ly/hpuuM 

Uso de droga antiepiléptica na gravidez eleva o risco de autismo ...
<http://veja.abril.com.br/noticia/saude/uso-de-droga-antiepileptica-na-gravi
dez-eleva-o-risco-de-autismo-nos-bebes>

Mãe de criança com autismo não consegue internar filho
<http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/647295/?noticia=MAE+D
E+CRIANCA+COM+AUTISMO+NAO+CONSEGUE+INTERNAR+FILHO>

Seduc vai investigar se aluno espancado sofreu bullying de professor
<http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2013/01/31/noticiafortaleza,2998428/s
educ-vai-investigar-se-aluno-espancado-sofreu-bullying-de-professor.shtml>

Calúnia pela internet também é bullying, segundo projeto de lei ...
<http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Japao/Calunia-pela-internet-tambem-e-
bullying-segundo-projeto-de-lei-apresentado-pelo-PLD_30012013>

Projeto Cérebro Humano criará cérebro virtual em supercomputador
<http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=projeto-cerebro-humano&id=
8540>

Projetos Grafeno e Cérebro Humano disputam prêmios bilionários
<http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/projetos-grafeno-e-cer
ebro-humano-disputam-premios-bilionarios-20130128.html>

Projeto sobre cérebro pode ser revolucionário para humanidade ...
<http://expresso.sapo.pt/projeto-sobre-cerebro-pode-ser-revolucionario-para-
humanidade-investigador-portugues=f782798>

Informático português desenvolve cérebro em 3D
<http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56888&op=all>

Como funciona o cérebro das crianças?
<http://activa.sapo.pt/criancas/2013/02/01/como-funciona-o-cerebro-das-crian
cas>

Cérebro idoso tem dificuldade em enfraquecer memórias antigas ...
<http://portuguese.ruvr.ru/2013_02_03/Cerebro-idoso-tem-dificuldade-em-enfra
quecer-memorias-antigas-para-criar-novas/>

Bom humor aumenta poder de cérebro de adultos mais velhos
<http://www.jptl.com.br/?pag=ver_noticia&id=55684>

Sono melhor pode reduzir deterioração da memória, diz estudo
<http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130129_sono_memoria_mv.sht
ml>

Alimentação saudável pode ajudar a prevenir ...
<http://www.noticiasdeipiau.com/2013/02/02/alimentacao-saudavel-pode-ajudar-
a-prevenir-depressao/>

Sintomas da TPM podem prever depressão pós-parto
<http://www.medicina.ufmg.br/noticias/?p=32136>

Psicoterapia é aliada no uso do rivotril para tratar a depressão
<http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/01/28/interna_gerais,346491/ps
icoterapia-e-aliada-no-uso-do-rivotril-para-tratar-a-depressao.shtml>

340 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão
<http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=105420:
-340-milhoes-de-pessoas-em-todo-o-mundo-sofrem-de-depressao&catid=47:cat-sau
de&Itemid=328>

Após cinco anos em reforma, Biblioteca Estadual reabre com projeto de
acessibilidade
http://usinadainclusao.com.br/blog/?p=1206

Infraestrutura é principal problema em escolas
http://tinyurl.com/a63b6of 

Supercomputador irá simular o cérebro humano
http://bit.ly/VLm8Mf 

Reinserção social de jovens em conflito com a lei receberá apoio acadêmico:

http://bit.ly/Wmhsw6

Maioria dos trabalhadores resgatados da escravidão em São Paulo estava na
capital
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-02-03/maioria-dos-trabalhadores
-resgatados-da-escravidao-em-sao-paulo-estava-na-capital …

Diabetes na escola: saiba como evitar hipoglicemia nas crianças
http://ow.ly/hlwys 

Ainda existem 1,2 milhão de crianças no Brasil trabalhando em situação de
exploração
http://migre.me/d4mYd 

MUSICAL COM AUDIODESCRIÇÃO E LIBRAS NO MEMORIAL DA INCLUSÃO 
http://www.vercompalavras.com.br/blog/?p=1214#.UQmGa7r1dJo.twitter …

Comunicação acessível para o desenvolvimento inclusivo
http://goo.gl/fb/B3BgX 

EVENTOS

"Memórias de uma incluída pela exclusão". de Suely Satow
Lançamento na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis das 18:30 até 22:30
horas do dia 13/03/2013.

Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural em 2013
http://ow.ly/h09nW

LEIS e JURISPRUDÊNCIA

No Rio de Janeiro, decisão pioneira do Tribunal de Justiça atende família de
autista
http://ow.ly/h6Cb8 

EM OUTRAS LÍNGUAS

Liberia: Disability People Recommend to UN High Level Panel
http://allafrica.com/stories/201302041728.html

Foro Internacional sobre Autismo sesionará en Cuba
<http://spanish.china.org.cn/international/txt/2013-02/02/content_27866389.h
tm>

Neurofeedback es 90% efectivo para niños y niñas con autismo en ...
<http://www.vtv.gob.ve/articulos/2013/01/29/neorofeedback-es-90-efectivo-par
a-ninos-y-ninas-con-autismo-en-venezuela-9178.html>

Avanza Veracruz en investigaciones sobre autismo
<http://www.oem.com.mx/elsoldemexico/notas/n2859963.htm>

Non-Drug ADHD Treatments Don't Pan Out in Study
<http://www.webmd.com/add-adhd/news/20130130/non-drug-adhd-treatments-dont-p
an-out-in-study>

Study yields evidence of genetic basis for ADHD
<http://www.philstar.com/opinion/2013/02/03/904224/study-yields-evidence-gen
etic-basis-adhd>

CBC explores ADHD in 'Distracted'
<http://www.tri-cityherald.com/2013/02/01/2257829/cbc-explores-adhd-in-distr
acted.html>

Movers, Dreamers, and Risk-Takers: Unlocking the Power of ADHD
<http://psychcentral.com/lib/2013/movers-dreamers-and-risk-takers-unlocking-
the-power-of-adhd/>

Kid Connection: Can Diet Changes Improve ADHD Symptoms?
<http://www2.wjbf.com/news/2013/jan/29/kid-connection-can-diet-changes-impro
ve-adhd-sympt-ar-5472192/>

Some Dietary Interventions Improve ADHD Symptoms
<http://www.empr.com/some-dietary-interventions-improve-adhd-symptoms/articl
e/278214/>

Living with Asperger's Syndrome
<http://www.12newsnow.com/story/20941816/living-with-aspergers-syndrome>

Carlisle man overcomes challenges of Asperger's to audition for 'American
Idol'
<http://cumberlink.com/news/local/carlisle-man-overcomes-challenges-of-asper
ger-s-to-audition-for/article_b4b0ea60-6cd1-11e2-ba9c-0019bb2963f4.html>

Heartless thieves steal two parrots from home of man with Asperger's
syndrome
<http://www.manchestereveningnews.co.uk/news/greater-manchester-news/heartle
ss-thieves-steal-two-parrots-1286782>

Can you really cure a child of autism? With parental devotion and a
pioneering ...
<http://www.dailymail.co.uk/health/article-2271608/Can-really-cure-child-aut
ism-With-parental-devotion-pioneering-treatment-Jamies-behaviour-transformed
-So-experts-sceptical.html?ito=feeds-newsxml>

Could Abnormal Gut Bacteria Be the Cause of Autism?
<http://www.medicaldaily.com/articles/14028/20130130/abnormal-gut-bacteria.h
tm>

Potential Therapeutic Target to Treat Autism, Schizophrenia, and Epilepsy
<http://www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130128133902.htm>

Autism speaks through gene expression
<http://www.eurekalert.org/pub_releases/2013-02/aiop-ast020113.php>

Prenatal Exposure to Antiepileptic Linked to Autism
<http://www.medscape.com/viewarticle/778665>

Researcher Uncovers Potential Cause, Biomarker for Autism and Proposes ...
<http://www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130131144452.htm>

Prenatal Inflammation May Increase Autism Risk
<http://www.medscape.com/viewarticle/778563>

Parents of autistic boy,11, give him medical marijuana to curb his self ...
<http://www.dailymail.co.uk/news/article-2272036/Portland-boy-Alex-Echols-11
-autism-gets-medical-marijuana-curb-self-destructive-rages.html>

Epilepsy Drug Linked To Increased Risk Of Autism
<http://www.medicalnewstoday.com/articles/255717.php>

Bullying demands our full attention
<http://www.tampabay.com/news/education/k12/bullying-demands-our-full-attent
ion/1273464>

Texas kids fight bullying with Brazilian jiu-jitsu
<http://www.kens5.com/news/Texas-kids-fight-bullying-with-Brazilian-jiu-jits
u-188502001.html>

7-year-old playing an imaginary game at school gets suspended for real
http://kdvr.com/2013/02/04/7-year-old-playing-an-imaginary-game-at-school-ge
ts-suspended-for-real/

Couple considers legal action to stop bullying of their son at school
<http://kdvr.com/2013/01/31/couple-considers-legal-action-to-stop-bullying-o
f-their-son-at-school/>

Jeremy Kyle faces calls to apologise for 'dyslexia jibe'
<http://www.mirror.co.uk/tv/tv-news/jeremy-kyle-faces-calls-to-apologise-156
1155>

Petition launched over Jeremy Kyle 'mocking dyslexia' broadcast
<http://www.wirralglobe.co.uk/news/10189057.Petition_launched_over_Jeremy_Ky
le__mocking_dyslexia__broadcast/>

'Cool' Kids in Middle School Bully More, Psychologists Report
<http://www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130124140729.htm>

Children bullied because of their wealthy backgrounds, study finds
<http://www.telegraph.co.uk/education/9843997/Children-bullied-because-of-th
eir-wealthy-backgrounds-study-finds.html>

Take teen depression symptoms seriously
<http://southtownstar.suntimes.com/lifestyles/17876850-423/take-teen-depress
ion-symptoms-seriously.html>

Screenings can identify depression in teens, but they are rarely used
<http://www.ctmirror.org/story/18975/screenings-can-identify-depression-teen
s-rarely-used>

Depression-era children's story connects with today's kids
<http://abclocal.go.com/wls/story?section=news/local&id=8978450>

Depression Drugs Found to Cause Irregular Heartbeat
<http://www.newsmaxhealth.com/Health-News/antidepressants-irregular-heartbea
t-SSRIs/2013/01/30/id/488014>

An expression of depression and anxiety through clay. Lee Gork
<http://news.medill.northwestern.edu/chicago/news.aspx?id=214943>

Comprehending giftedness as it really is
<http://www.odt.co.nz/opinion/your-say/244258/comprehending-giftedness-it-re
ally>

Officials seek details of Kasich plan for gifted
<http://www.dispatch.com/content/stories/local/2013/02/02/officials-seek-det
ails-of-kasich-plan-for-gifted.html>

Programs for gifted students expand to 4 new schools
<http://www.fairfaxtimes.com/article/20130130/NEWS/130139672/1117/programs-f
or-gifted-students-expand-to-4-new-schools&template=fairfaxTimes>

Perth Educational School Holiday Programs for Gifted Students Maximise ...
<http://www.webwire.com/ViewPressRel.asp?aId=169375>

Priyanka Chopra has direction dyslexia
<http://timesofindia.indiatimes.com/entertainment/bollywood/news-interviews/
Priyanka-Chopra-has-direction-dyslexia/articleshow/18318269.cms>

Customer service is the secret as dyslexia specialist notches £1m turnover
<http://www.thisisstaffordshire.co.uk/Customer-service-secret-dyslexia-speci
alist/story-18031312-detail/story.html>

My struggles with dyslexia by Anthea: Dancing on Ice contestant reveals it
...
<http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-2269904/My-struggles-dyslexia-
Anthea-Dancing-Ice-contestant-reveals-meant-mixed-left-right-routines.html?i
to=feeds-newsxml>

Northbrook library speaker successful despite disabilities
<http://northbrook.suntimes.com/news/17758522-418/northbrook-library-speaker
-successful-despite-disabilities.html>

College For Students With Learning Disabilities
<http://www.myveronanj.com/2013/01/30/college-for-students-with-learning-dis
abilities/>

Learning disabled 'owed care'
<http://www.bbc.co.uk/news/uk-northern-ireland-21281313>

New project will help parents with learning difficulties obtain better
support
<http://www.bristol.ac.uk/news/2013/9090.html>

Teens with learning difficulties wow crowd with dance show
<http://www.itv.com/news/central/update/2013-02-01/teens-with-learning-diffi
culties-began-their-two-day-milestone-performance-last-night/>