quarta-feira, 31 de julho de 2013

Oficina de contação de histórias é destinada a profissionais da educação especial em Foz do Iguaçu

Por   | Para: CBN Foz


A contação de histórias em sala de aula ajuda na concentração, socialização e integração das crianças, além de melhorar a atenção.
PROCESSODESAFIADOR
Este conjunto de aprendizado proporcionado por meio da apresentação de uma história será tema de uma oficina para os professores da área de educação especial. A oficina será na próxima sexta-feira (02), das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, no auditório do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que fica próximo ao Detran.
O curso vai reunir 65 professores que trabalham em salas de recurso, classes especiais e no Centro de Atendimento para Deficientes Visuais, que funciona na Escola Municipal Ponte da Amizade. No horário da manhã serão realizadas técnicas de relações interpessoais e a parte teórica da contação de histórias, com a professora Hérica Leão. No período da tarde, os participantes farão a parte prática construindo um avental para contar histórias aos seus alunos.
Cada professor criará o seu material, o qual terá como tema a “higiene bucal”. Seguindo um roteiro, que será dado pela professora Hérica, eles farão aplicações de diversos tipos de materiais  nos aventais, que ajudem as crianças a entenderem e participarem da história.
Há muito tempo, a contação de histórias vem sendo usada pelos professores na missão de educar. A intenção do curso é mostrar que esse pode ser um instrumento muito maior na atuação em sala de aula, tanto para quem ensina quanto para quem está aprendendo. A história funciona de forma produtiva, despertando a sensibilidade e o interesse dos alunos que ouvem. Para quem conta, a aula é mais produtiva e prazerosa.

Nenhum comentário: