a musica na linguagem dos portadores de necessidades especiais.pdf (objeto application/pdf)
Resumo: O presente trabalho visa reivindicar o que desde a Constituição de 1824 no período do Brasil Império, foi consagrado: o direito à educação para todos os brasileiros. Direito esse que se manteve em todas as Constituições (1934, 1937 e 1946), e na Declaração Universal dos Direitos do Homem aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, afirma o princípio da não discriminação e proclama o direito de toda pessoa à educação em 1948. Entre as décadas de 50 e 60, surge a discussão sobre o conceito de Normalização, que tem como princípio, fazer com que a pessoa com necessidade especial se assemelhe às condições normais de sociedade. A educação especial no Brasil começa a ter um cunho educacional, apesar de ainda manter características assistencialistas. A partir daí a Educação Especial passou por importantes mudanças. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n° 9.394/96 pela primeira vez tem-se um capítulo destinado à Educação Especial. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 vêm contribuindo ainda mais com a questão da forma de ensino na Educação Especial. Observemos, portanto a importância e urgência em aplicar esses textos legais, visto que na prática ainda falta muito para alcançarmos toda a teoria proposta no tocante à Educação Especial não só em leis, mas também na realidade bem como em livros e artigos. Estudos comprovam que por meio de um programa de educação musical bem estruturado e com objetivos bem definidos é possível promover o desenvolvimento físico, intelectual e afetivo da pessoa com necessidades especiais. É possível estimular a interação social por meio de atividades musicais e tirar um indivíduo portador de necessidades especiais do isolamento. Por meio de atividades que envolvam movimento associado à música desenvolve-se o tônus muscular e coordenação psicomotora. Nessa perspectiva, pretende-se com esse trabalho explorar mais a fundo este tema, bem como debater sobre a importância da formação de profissionais especializados para tão importante tarefa.
Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário