Gente, que menina linda que você tem ! Olhar sapeca e muito vívido, deve ser espoletinha, e vê-se que é muito querida. :)
Gostei do teor da reportagem, menos -sic!- a "chamada" de autistas estarem no meio dos dois mundos, quais fantasmas materializados. Que chavão chato que se firmou, gente ! Achei ótimo que a inclusão aí é das boas, ler isso deixa a gente muito feliz !
Abraços nela !
Priscilla Siomara Gonçalves, mãe do Leo, 19 anos.
Americana SP
-------Mensagem original-------
Data: 15/06/2011 08:29:56
Assunto: [autismo] Reportagem sobre autismo - jornal folha da ilha
http://www.imagemdailha.com.br/blog/post.php?id=464http://www.imagemdailha.com.br/noticias.php?cat=7 A matéria da contracapa da edição desta quinzena (nº 256) fala sobre um assunto sobre o qual os pais precisam estar atentos: o autismo, que geralmente se manifesta até os 3 anos de idade e afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento da criança. É um transtorno invasivo do desenvolvimento causado por uma disfunção neurológica e que é mais comum do que se imaginava. Na matéria do jornal impresso você confere histórias de crianças autistas e fica sabendo como seus pais perceberam que elas tinham o problema, além de ler informações sobre como o sistema de educação municipal e estadual atende as crianças especiais.
Aqui no blog você confere informações extras. Sugerimos sites que trazem informações complementares sobre autismo. São eles:
http://autismofloripa.blogspot.com www.autismo.com.br www.ama.org.br www.autismoinfantil.com.br
Compartilhamos a história da autista americana Temple Grandin, que é P.H.D, uma prova de que os autistas podem fazer coisas incríveis. Sua história inspirou até um filme.
A psicóloga Gisele Tridapalli, especializada em diagnóstico e tratamento de autismo, também lista alguns sinais aos quais os pais precisam prestar atenção, sinais que indicam que a criança está dentro de um padrão de desenvolvimento normal e esperado. São eles:
- Com 1 ano, 1 ano e 2 meses, a criança aponta para o que ela quer. - As crianças têm atenção compartilhada. Você aponta para um lugar falando “olha lá”, e ela olha. - As crianças normais gostam, de compartilhar algo que lhes dá prazer. Uma boneca, um desenho animado. Se seu filho não o chama para compartilhar algo, pode ser um sinal de que algo não vai bem. - Com 2 anos, as crianças já devem estar falando palavras simples. - Com 3 anos, devem estar falando frases mais estruturadas.
|
|
|
Andréa Fischer |
Nenhum comentário:
Postar um comentário