quarta-feira, 15 de junho de 2011

INCLUSÃO DIGITAL MUITO ESPECIAL


RELATÓRIO DO EVENTO DO DIA 10 DE JUNHO DE 2011

TEMA:
DATA: 10 DE JUNHO D 2011
LOCAL: AUDITÓRIO SUBSOLO PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

OBJETIVO: DAR CONTINUIDA A 2º ETAPA DO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL E
                     ASSINATURA DO TERMO DE PARCERIA ENTRE A PREFEITURA E O
                     INSTITUTO MUITO ESPECIAL.

INICIO:         10:00H    INICIO REAL: 11:05H   
TERMINO:    11:30H

BANCA PRESENTE:

1 – SUBSECRETÁRIA ASSIST.SOCIAL MARIA DE FATIMA, REPRESENTANDO O SECRETÁRIO RODRIGO BETLER

2 – COORDENADORA DA 4º CORREGEDORIA DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, SENHORA QUEZIA BETÂNIA.

3 – PRESIDENTE DO INSTITUTO MUITO ESPECIAL, SENHOR MARCIO SCARPA.

DETALHAMENTO DAS FALAS:

SENHOR MARCIO SCARPA:

o Instituto muito especial, promove a inclusão das pessoas com ou sem deficiência para que sejam integrados ao ambiente de trabalho e posso progredir em sua vida com todos os direitos de um cidadão.
Essa é a segunda etapa do projeto, que já fez sua primeira participação em são João de Meriti, com o apoio da prefeitura e abrangendo os municípios adjacentes como Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias.
No primeiro projeto foi efetuado o processo com 650 pessoas,totalmente gratuito com capacitação profissional, material didático e transporte para os que possuem dificuldade de locomoção. A equipe de trabalho compõem de psicólogos, professores capacitados na atuação de diversas deficiências, equipe de empregabilidade (empresas coligadas atuante na inclusão).
No segundo projeto será empregado 400 vagas, mas mesmo que sejam completas os cadastros serão contínuos e colocados em espera para breve enquadramento no processo.
3 workshops de formação e composição de empresas para que sejam cadastradas no sistema podendo assim oferecer vagas de trabalho para os formandos.
E cursos preparatórios para as empresas adequando assim o quadro funcional com as novas necessidades inclusiva.

SENHORA QUEZIA BETANIA.

É responsável por toda area de vigário geral, maré, alemão etc...na defesa dos direitos de acessibilidade e integração dos portadores de deficiência. Está responsável junto com a diretora Nilcéia do CRAS Bonsucesso que cedeu o local para que fosse efetuado o projeto.
Agradeceu a participação e colaboração da prefeitura e da subsecretária em aderir ao projeto e fornecer meios de efetivação.





SENHORA MARIA DE FATIMA.

Agradeceu as formalidades e os elogios recebidos, informou sua honra em poder efetivar tal
parceria e assinar o projeto e que de certa forma tal iniciativa trazia luz para uma vida melhor e um passo para a inclusão verdadeira das pessoas com necessidades especiais. ( prefere esse termo ao deficiente)
“ A inclusão é o ponto nº1 para a implantação do NIP com a qualificação especial a formação da parceria só vem a engrandecer a secretaria e promover o trabalho em conjunto com  a 4º corregedoria.
 SMAS – são para pessoas menos favorecidas e com referencia ao novo projeto da prefeitura o Cartão Familia Carioca que trará uma nova consciência estudantil para essa pessoas.
Esse benefício será distribuido para 98 mil famílias sendo a prioridade oferecer informação para que saiam do processo de pobreza extrema. Em parceria com o CRAS e o cartão família carioca, somente neste ano de 2011 serão atingidos 60 mil famílias e todas com visitas em suas residencias por profissionais qualificados levando informação e orientação psicológica e funcional para todos.
Espera-se que essas 60 mil famílias que serão oficializadas neste ano junto com a divulgação dos demais núcleos da secretaria se oficialize a passagem dessas famílias da faixa de pobreza extrema  para a inclusão na sociedade, e as famílias com algum parente com necessidades especiais que se encontram sem apoio e excluido da sociedade seja efetivado a inclusão, a dignidade e integração no ambiente de trabalho.”

Todos os cursos serão gratuitos.
Lançamento do projeto oficializado através da assinatura do termo de parceria, assinaram o Senhor Marcio Scarpa e a Senhora Maria de Fatima.
Encerramento.

OBS: vou averiguar se o sobrenome dele é Scarpa mesmo, pois estava um pouco distante e ouvi assim, mas não tenho a certeza 100%.

Será informado as datas referente ao inicio das inscrições e os cursos que serão ministrados pelo instituto.

O núcleo autista está incluso no projeto, dando todo apoio a inclusão e oferece cursos aos pais também enquanto o filho esta em classe ou orientação psicológica caso se faça necessário.

Conversei com a Coordenadora do projeto no RJ – Sra. Roberta Roedel.
Cel: 8623-4886

O projeto se inicia para o publico a  partir dos  15 anos, oferece cursos, material didático total,
transporte para cadeirantes.
Local de trabalho : Rua da Regeneração 654, Bonsucesso – RJ – Sede do CRAS Nelson Mandela.
Centro de Referencia em Assistencia Social.
Fica atrás do posto de gasolina Ipiranga. Saltar na passarela 9 da avenida Brasil.
Vai enviar o quadro curricular pelo e-mail.



Nenhum comentário: